Quando lançou o suve T40 em agosto do ano passado com câmbio manual de cinco marchas, a JAC já avisou que estava a caminho versão com câmbio automático CVT, para fevereiro, o que finalmente ocorreu ontem (16/4). A nova versão tem preço público sugerido de R$ 69.990.
A maior novidade fora o ambicionado câmbio automático — 83,4% dos suves são automáticos, segundo a JAC — é o aumento da cilindrada do motor, que passou de 1.499 para 1.590 cm³ com aumento do curso dos pistões de 84,8 para 90 mm. Com isso a potência passou para 138 cv a 6.000 rpm com torque de 17,1 m·kgf a 4.000 rpm (antes, flex, com álcool, eram 127 cv e 15,7 m·kgf, mesmas rotações). Esse motor 1,6-L é a gasolina somente e a taxa de compressão subiu ligeiramente, de 10:1 para 10,5:1. O câmbio CVT é produzido pela belga Punch Powertrain NV.
Outra mudança é o variador de fase estendido ao escapamento, o que contribui para tornar o motor ainda mais elástico. Por isso há o emblema DVVT (dual variable valve timing) no lado esquerdo da porta de carga, junto com o número 1.6.
O T40 manual continua em venda normal (com motor 1,5-L) e custa exatos R$ 10 mil menos. A JAC planeja vender 600 unidades por mês, divididas entre 150 manual e 450 CVT. Este chega às concessionárias no final do mês.
Outra mudança no T40 é o quadro de instrumentos, que adota o desenho “Wolfsburg”. Melhorou muito, apesar de o diâmetro dos dois instrumentos ser um tanto menor do que se está acostumado, mas isso não prejudique a leitura.
Outra adição ao T40 é o desliga-liga motor nas paradas (start-stop).
O câmbio é simples de operar. Alavanca seletora em D para uso normal, deve ser deslocada para a direita para o câmbio entrar em modo S para as trocas de “marchas” ocorrerem em rotações maiores e suprimir a parte mais longa do espectro de relações. Além disso, nesse modo S é possível subir e descer as marchas virtuais por toques na alavanca (reduz para trás). Trocas ascendentes, porém, ocorrem automaticamente a 6.000 rpm mesmo nesse modo.
Há ainda uma tecla com ideograma de floco de neve que serve quando se arranca em piso bem escorregadio, em que o câmbio estabelece uma relação mais longa.
Na rodovia, a 120 km/h, o motor segue a 3.000 rpm.
A disposição para acelerar é boa (0-100 km/h em 11,1 segundos. O veículo de desloca com facilidade (pesa 1.220 kg, apenas 65 kg mais que o anterior), e a assistência elétrica da direção foi recalibrada para mais firmeza em reta. A pouca invasão do ruído do motor ao interior agrada.
Um aspecto positivo desse CVT é não variar tanto a rotação do motor ao acelerar, não havendo tão facilmente o maior incômodo desse tipo de câmbio.
Mesmo com o maior curso dos pistões o motor se manteve suave. Não foi possível saber qual o comprimento de biela, mas em breve terei a informação. É líquido e certo que esteja maior, já que com o curso dos pistões anterior a relação r/l já era 0,312.
Ainda não há informação de consumo pelo Inmetro ou pela JAC, mas o computador de bordo sempre indicou acima de 12 km/l m médios na Castello Branco.
A impressão que passa é o T40 ser mesmo bem construído e acabado, um bom projeto. Arrisco dizer que ele marca o fim do preconceito contra os carros chineses. A JAC vendeu 4.000 veículos no passado e planejou dobrar esse número neste anos.
Quem precisa de um suve ou apenas quer passar para um pela primeira vez tem neste chinês uma boa oportunidade de ficar muito satisfeito. Vale a pena conferir a lista de equipamentos em seguida à ficha técnica para constar o alto nível de equipamentos do T40. A única falta é o encosto do banco traseiro ser inteiriço, compensado em parte pelo bom porta-malas de 450 litros.
Em breve faremos um teste ‘no uso’ do T40 automático com o indispensável vídeo.
Antes que o leitor se pergunte, veículo testado não tinha sacos de lixo — um (mau) hábito da JAC que espero que passe — numa deferência ao AE.
BS
FICHA TÉCNICA JAC T40 1,6 CVT DVVT 2018 | |
MOTOR | |
Nome | 1,6 DVVT Green Jet |
Tipo | Quatro cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador da fase na admissão e escapamento, 16V, gasolina |
Diâmetro x curso (mm) | 75 x 90 |
Cilindrada (cm³) | 1.590 |
Formação de mistura | Injeção no duto |
Potência (cv/rpm) | 138/6.000 |
Torque (m·kgf/rpm) | 17,1/4.000 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5: |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo automático CVT com 6 marchas virtuais, comando por alavanca, conexão com o motor por embreagem em banho de óleo, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | n.d |
Relação do diferencial (:1) | n.d |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora, e subchassi |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora integrada ao eixo |
DIREÇÃO | |
Tipo | Caixa de pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva | n.d. |
FREIOS | |
Dianteiros | Disco ventilado |
Traseiros | Disco |
Controle | ABS, EBD e auxílio à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 6Jx16 |
Pneus | 205/55R16VW, inclusive estepe |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.135 |
Largura sem espelhos | 1.750 / n.d. |
Altura | 1.568 |
Distância entre eixos | 2.490 |
Altura livre do solo | 180 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico | n.d |
Área frontal | 2,19 m² (calculada) |
PESO | |
Em ordem de marcha (kg) | 1.220 |
Carga útil | n.d |
CAPACIDADES | |
Tanque de combustível | 42 litros |
Porta-malas | 450 litros |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 mais favorável (km/h) | 40 (est) |
Menor rotação a 120 km/h (rpm) | 3.000 (observada) |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | 190 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 11,1 |
(Ficha técnica atualizada em 19/10/22 às 18h40, acréscimo de informação: conexão motor-câmbio por embreagem em banho de óleo)
EQUIPAMENTOS JAC T40 CVT |
Acionamento elétrico dos vidros dianteiros e traseiros |
Acionamento uma-varrida do limpador da para-brisa |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos |
Ajuste de altura do banco do motorista |
Ajuste do volante de direção em altura |
Ajuste elétrico do facho dos faróis |
Alarme antifurto |
Alças de teto (3) |
Apoio de cabeça (3) para no banco traseiro |
Ar-condicionado automático digital |
Assistente de partida em aclive |
Banco traseiro rebatível |
Bancos revestidos em couro |
Barras de teto longitudinais |
Câmera de ré |
Cintos de 3 pontos retráteis p/ os passageiros do banco traseiro |
Cintos dianteiros com pré-tensionador |
Comando interno mecânico do fecho da portinhola do tanque |
Computador de bordo com hodômetro parcial, consumo médio e marcha engatada |
Controle automático de velocidade com comando no volante |
Controle de estabilidade e tração, desligável |
Desembaçador traseiro |
Desliga-liga motor nas paradas (start-stop) |
Faróis de neblina e luz traseira de neblina |
Iluminação do porta-malas |
Lavador e limpador traseiro, com temporizador |
Luz de acompanhamento ao deixar o veículo |
Luz de rodagem diurna (DRL) por LEDs |
Luzes de leitura dianteiras |
Monitor de pressão dos pneus |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Porta-óculos |
Porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros |
Regulagem de altura do facho dos faróis de lâmpadas halógenas |
Repetidoras das setas nos espelhos |
Sensor de estacionamento traseiro |
Sistema multimídia Foxconn com conexão HDMI, Bluetooth, MP3, USB, SD card e função Mirror Link Android Auto e Apple Car Play em tela tátil de 8 pol. |
Sobretapetes |
Tomada 12 V, USB e AUX |
Travas elétricas com controle remoto, travamento a 15 km/h |
Vidro do para-brisa com faixa degradê |
Volante com comandos multifunção |
Volante revestido em couro |