Ainda como ano-modelo 2018, a Volkswagen aportou mudanças ao Golf fabricado no Paraná e à Golf Variant, importada do México.
A boa notícia é o aumento de potência do Golf Comfortline 1,0 200 TSI tricilindro, de 125 para 128 cv, igualando-se ao Polo 1,0 TSI, e do Golf GTI, cujo motor 2-litros passa a 230 cv, ganho de 10 cv. A má notícia é que acabou o câmbio manual de 6 marchas do Golf 1,0 TSI, entrando o epicíclico de mesmo número de marchas no lugar.
Golf e Golf Variant 1,4 TSI — Comfortline e Highline —mantêm o automático epicíclico 6-marchas , o mesmo acontecendo com o Golf GTI, que continua com o robotizado de 6 marchas de duas embreagens em banho de óleo.
No caso do Golf de motor pequeno, que com câmbio manual tinha preço público sugerido de R$ 78.780, a mudança elevou seu preço para R$ 91.790, ou R$ 13.010 mais. Em relação a maio, o Golf GTI foi de R$ 134.870 para R$ 143.790.
A Variant Comfortline saltou de R$ 97.020 para R$ 102.990 e a Highline, de R$ 107.980 para R$ 113.490.
As mudanças
Golf e Golf Variant estão ainda mais equipados.
Na versão Comfortline, Golf e Golf Variant passam a ser equipados com volante multifuncional revestido de couro e com borboletas para trocas de marcha; sensores de chuva e crepuscular e sistema de luz de aproximação e acompanhamento pelos faróis acesos por determinado tempo, programável pelo computador de bordo.
Também passam a trazer espelho interno eletrocrômico, controlador automático de velocidade de cruzeiro e câmera traseira. As rodas de liga de alumínio de 16 polegadas são novas, com desenho Venturi, e as lanternas traseiras são de LED.
Todos esses itens se somam às sete bolsas infláveis; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; bloqueio eletrônico do diferencial mais vetoração por torque; controle eletrônico de estabilidade e tração, e ar-condicionado automático de zona única.
Golf e Golf Variant Highline trazem os mesmos itens do Comfortline, acrescidos de sistema Kessy para abertura/travamento das portas e partida do motor sem uso direto da chave (chave presencial) e luz ambiente na cabine. Traz, ainda, ar-condicionado Climatronic bizona; start/stop (desliga/liga motor nas paradas), e bancos revestidos de couro, sendo os dianteiros com aquecimento na Variant.
A oferta de opcionais foi simplificada e a versão Comfortline do Golf 1,0 200 TSI tem como opcionais apenas teto solar (R$ 4.800) e rodas de liga de alumínio de 17 polegadas com desenho “Madrid” (R$ 2.450).
Já para o Golf Highline 250 TSI (1,4), além dos itens opcionais acima é oferecido o Pacote Premium por R$ 9.900, que inclui controle de cruzeiro e distância adaptativo, ajuste elétrico do banco do motorista, detector de fadiga, ajuste automático do facho dos faróis (a LED), luz de rodagem diurna a LED, sistema da estacionamento automático, sistema de proteção dos passageiros e multimídia Discover Media com tela tátil de 8″ e navegador.
O Golf GTI agora vem de série equipado com o Painel Digital Programável (Active Info Display); sistema de infotenimento Discover Media com navegação integrada; lanternas traseiras em LED 3D; câmera traseira para estacionamento e sistema Kessy para abertura/travamento das portas e partida do motor sem uso direto da chave (chave presencial). Além dos bancos esportivos com exclusivo revestimento de tecido xadrez.
Seus opcionais são o teto solar (R$ 4.800), o Pacote Sport por R$ 5.900, que consiste de rodas de liga de alumínio de 18″ “Milton Keynes”, ajuste elétrico do banco do motorista e bancos em couro, e também o Pacote Premium (R$ 9.200), que inclui detector de fadiga, controle de cruzeiro e distância adaptativo, ajuste automático do facho dos faróis, sistema da estacionamento automático e sistema de proteção dos passageiros.
Eletrônica de segurança
Entre os itens de segurança e comodidade do Golf e da Golf Variant, estão:
Sistema de frenagem automática pós-colisão. Golf e Golf Variant são equipados com o sistema de frenagem automática pós-colisão, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores das bolsas infláveis.
O motorista sempre pode se sobrepor ao sistema. Se os sensores perceberem que o motorista está acelerando, por exemplo, o sistema é desligado. O recurso automático também é desativado se o motorista começar a frear energicamente, num grau de desaceleração mais elevado.
Bloqueio eletrônico do diferencial. O bloqueio eletrônico do diferencial é uma função integrada ao controle eletrônico de estabilidade para melhorar o comportamento dinâmico do veículo. O sistema inclui a função vetoração por torque, que aprimora o apontar para as curvas por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos.
Controle de velocidade e distância adaptativo. O sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do veículo. O controle mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito.
Monitoramento frontal. O sistema de monitoramento frontal funciona como o controle de velocidade e distância adaptativo com o sensor de radar integrado à frente do veículo, que monitora permanentemente a distância do tráfego à frente. Mesmo com aquele controle desligado, o monitoramento frontal ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais visual ou sonoro quando for necessária uma reação. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão. Se ela for inevitável, a velocidade terá diminuído para que as consequências do impacto sejam minimizadas. O sistema também auxilia o motorista emitindo um sinal caso o carro se aproxime demais do veículo à frente.
Frenagem urbana de emergência. Essa função é uma extensão do sistema de monitoramento frontal que, por meio de um sensor de radar, varre a área à frente do carro. Se houver perigo de colisão com um veículo trafegando ou parado à frente e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o monitoramento frontal.
Se for necessário, a função inicia a aplicação total dos freios para diminuir a gravidade do impacto. Além disso, se o motorista deixar de pressionar o pedal do freio o suficiente, o sistema irá ajudar gerando o máximo de força de frenagem, como no sistema de assistência à frenagem já existente.
Detector de fadiga. Esse sistema detecta a perda de concentração do motorista e o alerta por meio de um sinal sonoro durante cinco segundos. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando uma parada para descanso. Se o motorista não parar dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.
Logo no início de cada viagem, o sistema analisa vários fatores, inclusive o comportamento individual do motorista ao volante. Durante a viagem, o sistema de detecção de fadiga avalia continuamente vários sinais, como o ângulo de esterço do volante. Se os dados do monitoramento indicarem um desvio do comportamento registrado no início da viagem, são acionados os sinais sonoro e visual.
Assistente de luz para farol alto. Sistema opera ativando ou desativando automaticamente o facho alto do farol. Ele analisa o tráfego à frente do Golf ou em sentido contrário por meio de uma câmera instalada no para-brisa e automaticamente controla a ativação do farol alto. O sistema opera a partir da velocidade de 60 km/h.
Park assist 2.0. Esse sistema de assistência ao estacionamento, de última geração, facilita parar não apenas em vagas paralelas à via, mas também parar de ré em vagas perpendiculares. Adicionalmente, o Park Assist 2.0 também é equipado com função de frenagem e saída da vaga de estacionamento.
O sistema pode ser ativado a até 40 km/h pelo botão no console central. Utilizando o indicador de direção (seta), o motorista seleciona de que lado quer estacionar o carro. Se o Park Assist detectar uma vaga com tamanho suficiente, usando sensores de ultrassom (40 cm de espaço para manobra à frente e atrás do carro são suficientes), o estacionamento assistido pode ter início: tudo o que o motorista precisa fazer é engatar a marcha a ré e acelerador e frear. O esterçamento é automático.
Sete bolsas infláveis e freios a disco. Todos as versões do Golf e da Golf Variant são equipadas com sete bolsas infláveis (as duas frontais obrigatórias com desativação possível da do lado do passageiro, duas laterais, duas do tipo cortina e um de joelho para o motorista).
Os freios são a disco nas quatro rodas, com ABS, assistência à frenagem e distribuição eletrônica das forças de frenagem.
Como o AE havia testado, em setembro de 2015, a Golf Variant 1,4 TSI Highline, com motor de 140 cv e câmbio robotizado dupla-embreagem de sete marchas, e agora o motor é de 150 cv e o câmbio, epicíclico de seis marchas, requisitei-a para teste e já estou com ela. As primeiras impressões são as melhores. Na sequência teremos o Gol GTI e o Golf 1,0 200 TSI de 128 cv e câmbio automático.
Encerro com a saudação #savethewagons!
BS
(Atualizado em 16/06/18 às 19h00, correção de dado referente ao câmbio do GTI, e às 19h30, correção de dados da direção)
MINIFICHA TÉCNICA
Modelo | Golf 1,0 200 TSI | Golf/Variant 1,4 250 TSI | Golf GTI |
Cindradada (cm³) | 999 | 1.395 | 1.984 |
Potência (cv/rpm, G/A) | 116/128/5.500 | 150/4.500-5.500 | 230/4.700-6.200 |
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 20,4/2.000-3500 | 25,5/1.500-4.000 | 35,7/1.500-4.600 |
Combustível | gasolina e/ou álcool | gasolina e/ou álcool | Gasolina |
Peso (kg) | 1.259 | 1.293/1.312 | 1.371 |
Acel. 0-100 km/h (s, G/A) | 10,8/10,3 | 9,2/9,1 | 7 |
Vel. máxima (km/h, G/A) | 187/192 | 206/207 | 238 |
Câmbio | Automático 6-marchas | Automático 6-marchas | Rob. 2-emb 6 marchas |
DIREÇÃO | |||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassitida indexada à velocidade | ||
Relação direção média (:1) | 13,6 | 13,6 | 13,6 |
Voltas entre batentes | 2,8 | 2,8 | 2,8 |
Freios (D/T) | Disco ventilado/disco | Disco ventilado/disco | Disco ventilado/disco |