A Volkswagen anunciou hoje (18) disponibilidade imediata na rede de concessionárias da opção de câmbio automático de 6 marchas para Polo e Virtus 1,6 MSI, até então dotados exclusivamente de câmbio manual de cinco marchas.
O câmbio é o Aisin AQ-160-6F, semelhante construtivamente ao AQ-250-6F das versões 200 TSI do Polo e do Virtus. A diferença de especificação está na capacidade do câmbio em suportar o torque do motor, maior no tricilindro 1-litro turbo (20,4 m·kgf) do que no 1,6 de aspiração atmosférica EA211 4-cilindros (15,8/16,5 m·kgf). As relações das marcha e do diferencial são diferentes e adequadas a cada motor.
O câmbio automático é epicíclico e há controle de neutro pelo conversor de torque nas paradas enquanto o pedal de freio estiver firmemente pressionado. Há modo S e manual sequencial pela alavanca seletora ou borboletas atrás do volante. Há bloqueio do conversor da terceira marcha em diante.
Como era de esperar, o câmbio automático deixou os modelos mais lentos (números com gasolina não foram informados):
DESEMPENHO (álcool) | 0-100 km/h, s | Vel. máxima, km/h |
Polo MSI 1,6 manual | 9,8 | 195 |
Polo MSI 1,6 automático | 10,5 | 188 |
Virtus MSI 1,6 manual | 9,6 | 193 |
Virtus MSI 1,6 automático | 10,8 | 190 |
Não foram informados os preços das versões com câmbio automático.
BS
(Atualizado com inclusão de tabela de desempenho comparando os dois câmbios em 18/07/18 às 20h30)