Nos Testes de 30 dias o hodômetro é meu inimigo quando os números não crescem, os quilômetros percorridos são poucos e, bestamente, acho que isso é um desperdício de oportunidade. Imagino que se rodasse mais, saberia mais, e escreveria algo melhor para vocês.
Aí entra em cena o relógio, esse meu amigo, que me conforta indicando que rodar 250 km até pode parecer pouco, mas que ficar quase 16 horas dentro de um carro em (lento) movimento, não é. Você vai demorar, sim e não, dez minutinhos para ler este texto sobre o Toyota Yaris, mas absorverá (espero) 960 minutos – 16 horas! – de conhecimento.
Pronto, me consolei com a mixaria de 250 quilômetros que rodei esta semana (culpa de viagem de trabalho, de avião, sorry) mas, circulando por São Paulo durante os três dias que me sobraram (à estonteante média de 15,6 km/h) tive tempo de prestar bastante atenção no Yaris nesse eternamente travado no trânsito paulistano.
Confortável ele é, e muito. Direção desmultiplicada um pouco demais, raio de giro pequeno, comandos macios, respostas adequadas ao acelerador e freio, aceleração zero-15 km/h (!!!) perfeita, câmbio suave (praticamente ausente). E silencioso! Parece pensado para congestionamentos, lembrando que em termos de insonorização — há uma bela manta na face inferior do capô — o Yaris certamente bate seus rivais.
Nas pirambeiras da área onde circulo o assistente de partida em subida é um maná dos céus mesmo eu sendo adepto do uso do pé esquerdo no freio. Outra bênção é o controle de tração, especialmente porque rodei bastante em dias chuvosos e assim pude conferir que dentro de um Yaris como o de nosso teste, ninguém vai fazer feio em um ladeirão ensaboado.
Neste contexto de uso úmido, os pneus Bridgestone Ecopia 150 deram uma ligeira marcha a ré no meu conceito. Havia gostado deles na estrada, piso seco, mesmo sem abusar (muito). São razoavelmente silenciosos e precisos na trajetória em curvas longas, aquelas em que normalmente não é preciso mover o volante, (e nas quais movendo percebe-se a precisão de resposta). Porém, no molhado e na cidade de piso variadíssimo eles não são tão bons quanto imaginei. Por conta do desenho todo cheio de recortes, esperava mais aderência em pista úmida. Não são ruins, mas nem bons quanto o são no seco. Ah, e é macio: durante esse 1.248 km rodados até agora verifiquei a pressão mais do que o usual, induzido a isso pela citada maciez.
E assim, de congestionamento em congestionamento, e já tendo citado o que gostei, comecei a reparar melhor na cabine do Yaris, olhos à caça de problemas, olhos de quem gastou 80 mil reais. Aí comecei a me irritar: por qual razão aquela forração no teto não é absolutamente linda? Deveria ser, não? Lisinha, e não com aparência de cotovelo de manga de malha velha esfregada demais na vida. E o revestimento do volante? Compreendo plástico imitar couro mas… e couro imitando plástico, inclusive e principalmente no tato? Bizarro. E que dizer do carpete, ou das laterais dos assentos do banco dianteiro, cuja aparência é econômica demais para um — suposto — topo de linha?
Esteticamente o interior é correto, nem belo, nem feio. Anônimo. Me perturba um pouco a modinha preto piano, que faz com que a poeira seja imediatamente percebida a metros da mais meticulosa limpeza do interior.
Ponto positivo no dia a dia urbano? Os retrovisores externos rebatíveis por meio de uma teclinha de fácil acesso, junto do comando elétrico da regulagem dos mesmos. Boa também é a visibilidade assim como prático demais no entra e sai do uso citadino a chave presencial, que permite acessar o interior do Yaris apenas tocando o botãozinho minúsculo na maçaneta da porta da motorista — e só ela. Nas restantes, nada acontece.
Irritante, e muito, é a impossibilidade da abrir o porta-malas com o carro ligado: sob uma chuvinha chata levei um amigo até uma estação do metrô, que tinha uma mala no compartimento e… foi obrigatório desligar o carro para que a tampa destravasse. Puxa, Toyota, pelo menos colocando o câmbio em Parking a trava deveria ser liberada, não?
Encerro saldo das minhas 16 horas a bordo falando do consumo, que com álcool no tanque ofereceu a nada elogiável marca de 5,5 km/l. Devo, como sempre faço, alertar que rodo na São Paulo “alpina”, a Zona Oeste, o que certamente não ajuda nada mas… esperava melhor, mesmo por que rodei a maior parte do tempo sem usar o ar-condicionado e com pé leve, de olho na luzinha ECO que só fica acesa se a tocada é amiga do bolso.
Para a semana derradeira virá o de sempre, a visita ao master das suspensões, freios e e tudo mais, Alberto Trivellato, que enfiará seu nariz de connoisseur nas entranhas do Toyota Yaris. O que ele dirá?
RA
Leia os relatórios anteriores: 1ª semana 2ª semana
Toyota Yaris 1,5 XLS sedã
Dias: 21
Quilometragem total: 1.248 km
Distância na cidade: 638 km (39%)
Distância na estrada: 610 km (61%)
Consumo médio: 7,5 km/l (66% álcool/34% gasolina)
Melhor média (gasolina): 23,2 km/l (rodovia)/10,0 km/l (cidade)
Melhor média (álcool): 13,4 km/l (rodovia)/8,5 km/l (cidade)
Pior média (gasolina): 7,1 km/l (cidade)
Pior média (álcool): 5,3 km/l (cidade)
Velocidade média: 24 km/h
Tempo ao volante: 51h17min
FICHA TÉCNICA YARIS SEDÃ XLS | ||||||||||
MOTORIZAÇÃO | ||||||||||
Motor | 1,5L Dual VVT-I | |||||||||
Designação do motor | 2NR-FBE | |||||||||
Tipo | 4 cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote com variador de fase em ambos, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavancas-dedo roletadas com fulcrum hidráulico para compensação da folga de válvulas, bloco e cabeçote de alumínio; instalação transversal, flex | |||||||||
Diâmetro e curso (mm) | 72,5 x 90,6 | |||||||||
Cilindrada (cm³) | 1.496 | |||||||||
Taxa de compressão (:1) | 13 +/- 0,3 | |||||||||
Potência (cv/rpm, G/A) | 105/110/5.600 | |||||||||
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 14,3/14,9/4.000 | |||||||||
Rotação de corte (rpm) | 5.800 | |||||||||
Formação de mistura | Injeção no duto | |||||||||
TRANSMISSÃO | ||||||||||
Tipo | Transeixo automático CVT Multidrive de 7 marchas virtuais + ré, tração dianteira | |||||||||
Ligação motor-câmbio | conversor de torque | |||||||||
Relações das marchas (:1) | 2,386 a 0,426 | |||||||||
Espectro (:1) | 5,600 | |||||||||
Relação de diferencial (:1) | 5,833 | |||||||||
SUSPENSÃO | ||||||||||
Dianteira | Independente McPherson, mola helicoidal, braço triangular, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | |||||||||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora integrada ao eixo | |||||||||
DIREÇÃO | ||||||||||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade | |||||||||
Relação de direção (:1) | 18,6 | |||||||||
Número de voltas entre batentes | 3,8 | |||||||||
Diâmetro mínimo de giro (m) | 9,8 | |||||||||
FREIOS | ||||||||||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. | |||||||||
Traseiros (Ø mm) | Tambor/n.d | |||||||||
Circuito hidráulico/assistência | Duplo em diagonal/a vácuo | |||||||||
Controle | ABS (obrigatório), EBD e assistência à frenagem | |||||||||
RODAS E PNEUS | ||||||||||
Rodas | Liga de alumínio, 5J x 15 (estepe: aço) | |||||||||
Pneus | 185/60R15H (estepe temporário 175/65R14T, 80 km/h)) | |||||||||
CONSTRUÇÃO | Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | |||||||||
DIMENSÕES (mm) | ||||||||||
Comprimento | 4.425 | |||||||||
Largura sem espelhos | 1.730 | |||||||||
Altura | 1.490 | |||||||||
Distância entre eixos | 2.550 | |||||||||
Bitola dianteira/traseira | 1.470/1.460 | |||||||||
Distância mínima do solo | 150 | |||||||||
PESOS E CAPACIDADES | ||||||||||
Peso em ordem de marcha (kg) | 1150 | |||||||||
Peso bruto total (kg) | 1550 | |||||||||
Carga útil (kg) | 400 | |||||||||
Capacidade máxima de tração (kg) | 1.550 | |||||||||
Porta-malas (L) | 473 | |||||||||
Tanque de combustível (L) | 45 | |||||||||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE | ||||||||||
Cidade (km/l, G/A) | 12/8,3 | |||||||||
Estrada (km/l, G/A) | 14,6/10,1 | |||||||||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||||||||||
v/1000 em 7ª/CVT | 44,5 | |||||||||
rpm a 120 km/h em 7ª/CVT (km/h) | 2.700 |
EQUIPAMENTOS YARIS 1,5 SEDÃ XLS |
ESTILO |
Acabamento externo preto na coluna central |
Controle de áudio e computador de bordo no volante |
Descansa-braços dianteiros |
Difusores de ar com acabamento na cor prata |
Espelhos externos de acionamento elétrico na cor do veículo e repetidoras de setas integradas |
Grade inferior tipo reta |
Maçanetas externas cromadas |
Maçanetas internas cromadas |
Para-choques na cor do veículo |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura elétrica do porta-malas |
Abertura interna do tanque combustível |
Acelerador elétrico com comando eletrônico |
Ajuste de altura do banco do motorista |
Ajuste de altura do volante de direção |
Ajuste elétrico de altura do facho faróis |
Ar-condicionado automático com filtro antipólen e ar quente |
Bancos parcialmente em couro |
Chave presencial (Smart key) |
Computador de bordo com visão multifunção (tela 4,2″ TFT de alta resolução com 16 funções: hodômetro total e parcial, autonomia, velocidade média, relógio, termômetro ar externo, marcha em uso, nível de combustível, velocímetro digital, Eco/Walllet e luz de condução econômica e ranking de eficiência com histórico de consumo) |
Condução ECO indicada no quadro de instrumentos |
Console central com dois porta-copos iluminados |
Controle de velocidade de cruzeiro |
Descansa-braço traseiro com porta-copos |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Encosto do banco traseiro dividido 60:40 |
Espelho interno eletrocrômico |
Faróis com acendimento automático e luz de acompanhamento |
Faróis halógenos projetores com máscara negra e linha guia em LED |
Lanternas traseira em LED |
Luzes de leitura dianteiras |
Painel de instrumentos com tecnologia Optitron |
Para-sóis com iluminação |
Partida por botão |
Porta-garrafas nas quatro portas |
Porta-moedas localizadas no painel |
Porta-objetos com tampa no console central |
Porta-revistas no dorso dos bancos dianteiros |
Sensor de chuva |
Smart entry, destravamento de porta sem chave |
Teto solar elétrico |
Tomada 12 V no console central |
Vidros elétricos um-toque subida/descida com antiesmagamento |
SEGURANÇA |
Alarme perimétrico e volumétrico |
Apoios de cabeça (5) com regulagem de altura |
Assistente de partida em aclive |
Aviso de cintos dianteiros não atados |
Aviso sonoro de faróis ligados (carro estacionado, porta-malas aberto com carro em movimento |
Bolsa inflável de joelhos para o motorista |
Bolsas infláveis de cortina |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias) |
Bolsas infláveis laterais |
Câmera de ré |
Cintos dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de força |
Cintos de três pontos (5) |
Controle de estabilidade e tração |
Desembaçador do vidro traseiro |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior |
Faróis e luz traseira de neblina |
Imobilizador de motor |
Jogo de tapetes dianteiros em carpete |
Limpador de para-brisa intermitente |
Travamento automático de portas a 20 km/h |
ÁUDIO |
Antena-short pole |
Quatro alto-falantes e dois tweeters |
Sistema de áudio central multimídia com tecnologia Harman, tela tátil de 7″, AM/FM, MP3, tomada USB no console central, Bluetooth e conexão para smartphones e tablets através de espelhamento SDL |