• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

TRATADO DE EMPURROTERAPIA

identicon por Boris Feldman
21/10/2018
em BF, Opinião de Boris Feldman






As críticas são recebidas com incentivos. Às vezes com pedrada…

 

A reação de certos mecânicos — classe profissional que respeito e admiro — às críticas de empurroterapia são as mais diversas. Alguns incentivam e ressaltam a importância de se acusar as maracutaias. Outros vestem a carapuça e jogam pedra…

Quando o carro é levado à oficina com sinais de fumaça mais colorida pelo escapamento (foto de abertura), tem mecânico que logo sugere o motor seja desmontado e enviado para a retífica. Tem o mais competente (e honesto) que, antes, verifica não se tratar de um mero retentor de válvula danificado.

Se chega fazendo fumaça pelo capô, tem o que vai direto na válvula termostática e a arremessa teatralmente para a lata de lixo. E, a seguir, o discurso de sempre: “Essa válvula só é necessária em países europeus que vivem congelados e com temperaturas abaixo de zero grau. No Brasil, país tropical, ela só serve para fazer a água ferver”. E diz ao atônito dono do carro que ele pode ir embora, sem nada cobrar pelo “serviço”. Admirado com a “competência” do mecânico, nem imagina que a água não vai mais ferver, porém o motor vai trabalhar em temperatura abaixo da ideal, aumentando consumo e emissões. Ou será que a fábrica mantém o custo de um componente desnecessário?

O dono do carro com motor a gasolina reclama que seu custo sobe sem parar no posto e pensa em trocá-lo por um flex para abastecer com álcool — ou etanol, como a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) resolveu há quase dez anos renomeá-lo. O mecânico tem pronta na gaveta uma opção muito mais em conta: um chip que “converte” o motor para álcool. Minutos depois o carro sai para abastecer com o produto oriundo da cana-de-açúcar. E o motor funciona sem problemas, pois o chip “engana” a central eletrônica. Mas não engana o sistema de alimentação, que vai se corroer e enferrujar, pois não foi projetado para receber água contida no álcool hidratado, muito menos o agressivo combustível. E o motor terá baixa eficiência energética, pois a taxa de compressão não foi alterada para aproveitar a elevada resistência do álcool à detonação.

Fiz há tempos uma pesquisa sobre o comportamento de oficinas especializadas em alinhamento de rodas. Um carro apesar de novo (frota de fábrica), foi levado a uma concessionária para conferir os ângulos das rodas, que estavam corretos. E correu, então, dez oficinas, escolhidas aleatoriamente, para orçar um eventual serviço. Três delas não orçaram, pois “o alinhamento estava correto”. Outras seis emitiram orçamento, pois julgaram necessário o procedimento. Entre estas, a matriz de uma rede de oficinas. O carro foi levado também a uma de suas filiais que orçou um valor quase o triplo da matriz, alegando “eixo traseiro empenado”…

A troca da correia dentada revela quem é quem, pois muitos mecânicos defendem a troca simultânea do seu tensionador, que tem um rolamento. Esta troca não é prevista em nenhum manual de fábrica, à exceção dos Renault que têm esse sistema de acionamento do comando de válvulas (motores SCe de 1 e 1,6-L são por corrente). Exceto se o rolamento apresentar um envelhecimento precoce, fácil de ser diagnosticado por um mecânico competente e honesto. Ou se o “especialista” for adepto da empurroterapia…

Só que se esse e muitos “especialistas” desconsideram o fato de os incontáveis rolamentos dos carros durarem incomparavelmente mais que os dos tensionadores e que os motores Ford tricilindro são isentos de manutenção da correia dentada, que é encapsulada e em banho de óleo, por toda a vida do motor.

Por falar em empurroterapia, este é um capítulo recheado tantas as práticas discutíveis nas oficinas. Entre as mais cotadas no ranking, a limpeza de bicos, sonda lambda e até o tanque de combustível. Ou a lubrificação da suspensão e (acreditem…) das maçanetas e dobradiças das portas. Descarbonização do motor que não está carbonizado é outra bem posicionada no ranking. E várias outras, de acordo com a criatividade e “esperteza” do brasileiro. Uma inacreditável: concessionária cobrou pela troca do fluido da direção hidráulica de um carro… com direção eletroassistida!

Faturar desnecessariamente é um mal que aflige indistintamente diversos setores da economia. A ética nem sempre impera.

Mas, ainda pior é a oficina que cobra pelo serviço não executado. São inúmeras as possibilidades, mas algumas podem ser classificadas como criminosas. Já vi anúncio de reparação de airbag deflagrado, absolutamente impossível de se fazer. O mecânico simplesmente cobre o espaço (vazio) dele com a tampa original. E inventa um sisteminha elétrico para fazer a luz de alerta do airbag no painel se acender e apagar para enganar o motorista. Pode?

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Mais Boris? autopapo.com.br





Anterior

TOYOTA YARIS 1,5 XLS SEDÃ – 3ª SEMANA

Próximo

MOTOR DO CORVETTE ZR-1 PODE SER COMPRADO AVULSO

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

MOTOR DO CORVETTE ZR-1 PODE SER COMPRADO AVULSO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação

RENAULT 5 GANHA ESTILIZAÇÃO CHARMOSA AOS 50 ANOS

06/07/2022

KAWASAKI: TRÊS NOVIDADES NA LINHA

06/07/2022
Fotos: divulgação

TOYOTA URBAN CRUISER HYRYDER, NOVO SUVE PARA A ÍNDIA

06/07/2022
Kathryn Richards: a craque do túnel de vento (Foto: Formula Careers)

MULHERES E AUTOMOBILISMO: OUTROS DESTAQUES

06/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação

RENAULT 5 GANHA ESTILIZAÇÃO CHARMOSA AOS 50 ANOS

06/07/2022

KAWASAKI: TRÊS NOVIDADES NA LINHA

06/07/2022
Fotos: divulgação

TOYOTA URBAN CRUISER HYRYDER, NOVO SUVE PARA A ÍNDIA

06/07/2022
Kathryn Richards: a craque do túnel de vento (Foto: Formula Careers)

MULHERES E AUTOMOBILISMO: OUTROS DESTAQUES

06/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In