Agora ao final de 2018, comemorando o título de campeões do piloto Sébastian Ogier e do seu copiloto Julien Ingrrassia, ambos franceses, com um Fiesta no WRC (Campeonato Mundial de Rali), a Ford Performance divulgou um vídeo sobre o meio século do Ford Escort, onde mostra a participação do carro em corridas de pista, estrada e ralis.
Por ser curto, deixa o entusiasta desse modelo extremamente ávido por mais. Para quem gosta de ralis é mais um ponto de partida para passar horas à frente do YouTube, procurando mais e mais sobre o carro.
Apresentado em janeiro de 1968 em Bruxelas, Bélgica, o carro nasceu com tração traseira, imediatamente gerando modificações por parte de equipes que o colocaram para correr no asfalto e fora dele. Sua dinâmica é ainda hoje considerada excepcional, pela facilidade de ser conduzido, e sendo motivo de um grande mercado de peças tanto para manter carros originais quanto para as muitas unidades ainda usadas em provas de antigos.
Foram dezenas de vitórias desde o início de sua participação em provas. Por exemplo, entre 1975 e 1981 foram 20 vitórias no Mundial de Rali, com o incrível título mundial do finlandês Ari Vatanen em 1981, quando o carro que mudou tudo, o Audi Quattro, já havia estreado nesse campeonato.
Apenas na terceira geração, ou Mark III, o Escort passou a ter tração dianteira, no projeto chamado Erika, destinado a ser o primeiro carro mundial, que teoricamente seria igual em qualquer lugar onde fosse fabricado. Com diferenças entre mercados e legislações sempre presentes, isso foi apenas uma parte da realidade, tanto para a Ford como para outras marcas que seguiram por esse caminho.
O vídeo se concentra apenas nos Mk I e II de tração traseira, os mais valiosos e idolatrados entre os entusiastas do modelo e das corridas, mostrando alguns personagens importantes nessa história de muitas vitórias.
No vídeo, num dado momento (2:50) dá para ver o Paralelogramo de Watt no eixo traseiro rígido com feixes de molas semielípticas, para sua localização mais precisa.
JJ
Foto: Divulgação Ford