Zell am See é a capital administrativa do distrito de Zell am See, no estado austríaco de Salzburgo, e se localiza a 85 km ao sul da cidade de Salzburgo.
Ainda durante a II Guerra Mundial, em 1941, Ferdinand Porsche comprou uma propriedade centenária na cidade de Zell am See. Trata-se da fazenda chamada de Schüttgut. As famílias Porsche e Piëch enviaram suas crianças para lá durante a guerra para que ficassem protegidas. Esta propriedade continua sendo da família Porsche, e próximo à sede da fazenda tinha sido construída uma capela onde estão as urnas mortuárias do próprio Ferdinand Porsche e de vários outros membros da família.
As corridas do passado em Zell am See
Todos os anos, entre 1937 e 1974, o lago congelado e o aeródromo alpino de Zell am See foram palco de uma corrida de tirar o fôlego que provou que a temporada de automobilismo não terminou com a primeira queda de neve. Acima de tudo, o skijoring tradicional, durante o qual os esquiadores audaciosos foram arrastados pelo gelo em carros de corrida como o Porsche 550 Spyder, fez da Corrida no Gelo um dos mais extraordinários eventos de automobilismo da Europa. Abaixo algumas fotos históricas das primeiras corridas no gelo em Zell am See:
Skijoring é um esporte de inverno, cuja origem vem da Escandinávia, em que uma pessoa em esquis é puxada por um cavalo, um cão (ou cães) ou um veículo a motor.
Por exemplo, o skijoring despontou nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1928 no lago congelado e nevado de St. Moritz, na Suíça, como uma categoria em demonstração. Naquela época, os esquiadores eram puxados por cavalos sem cavaleiros. O skijoring, de alguma forma, se tornou cult e se apoderou do automobilismo também. Dez anos mais tarde, equipes de skijoring motorizadas correram no gelo em Zell am See. Logo depois, realizaram-se as primeiras corridas no gelo para motos e carros.
Na década de 1930, os primeiros audazes (daredevils) de Zell am See deslizavam velozmente com seus pés atrelados a esquis sendo puxados pelo gelo por motociclistas, conforme o estilo nórdico skijoring. Não antes da década de 1950, carros começaram a fazer drifting na corrida no gelo, que logo levou o nome do grande engenheiro Ferdinand Porsche.
Abaixo exemplos genéricos de skijoring, sem esquecer da imagem de abertura com um Fusca split-window puxando um esquiador nos primórdios das corridas no gelo de Zell am See:
Mas para dar uma noção real de como eram as corridas dos primeiros tempos em Zell am See, com a participação de muitos Fuscas e Porsches, nada melhor que um vídeo de época (0:59):
As corridas no gelo voltam a Zell am See 45 anos depois
Nos dias 19 e 20 de janeiro de 2019 a lendária corrida no gelo foi revivida pela primeira vez em quase meio século. Ferdinand Porsche — aliás Ferdinand Rudolf Wolfgang Porsche, o bisneto do patriarca homônimo, e Vinzenz Greger, foram os organizadores do primeiro “GP Ice Race” (Grande Prêmio da corrida no gelo), que foi um festival gelado de velocidade que cativou mais de 8.000 visitantes bem-humorados e inúmeros seguidores pela internet em todo o mundo, provando que esta boa e velha diversão automobilística gelada continua firme e forte.
A programação do primeiro GP Ice Race em Zell am See ofereceu competições de skijoring e ação de automobilismo em quatro categorias de corrida. Bugues de roda aberta, carros de turismo (rali e pista, com categorias de tração em duas ou quatro rodas) e carros antigos/clássicos. Sem esquecer dos karts.
O antigo aeroporto foi novamente transformado numa pista de corrida no gelo, onde os mais variados veículos correram desde relíquias antigas, karts e veículos contemporâneos. Corridas de carros e provas de skijoring se revezaram.
O Fetzenflieger
Um carro que participou do antes e do depois e que tem uma história muito especial o “Fetzenflieger” do austríaco Otto Mathé (*31/07/1907 em Zillertal; † 29/11/1995 em Innsbruck), uma construção caseira que participou dos eventos da década de 1950, voltando a participar em 2019 graças à liberação do museu “Prototyp” de Hamburgo, Alemanha, onde ele fica o resto do tempo.
O austríaco Mathé, depois de um acidente de moto durante uma corrida em setembro de 1934, ficou com o seu braço direito paralisado abaixo do cotovelo. Não que isso o impedisse de continuar participando ativamente do esporte motorizado — muito pelo contrário. Mathé adotou uma abordagem “tudo ou nada” e mudou para as quatro rodas.
Com a alavanca de câmbio instalada à esquerda — o lado de sua mão que restou funcional, ele se apoiava no volante com o peito para mudar de marcha: uma postura que tornou este austríaco mundialmente famoso. Apesar de sua deficiência física, Mathè regularmente superava a competição, competindo principalmente em pista de areia e corridas no gelo. Em uma ocasião, em Zell am See, Otto estabeleceu um novo recorde ao completar o percurso de quatro quilômetros em apenas 2m37s.
Este carro de corrida de fabricação caseira feita pelo Otto Mathé, com carroceria moldada artesanalmente em chapa fina de alumínio, que acomodava um motor de corrida Porsche de fábrica de 1,5 litro (Spyder) e mais tarde um motor Fuhrmann do 356 A Carrera GT, é certamente um dos carros de corrida com motor Porsche dos mais incomuns já vistos. O chassi era uma construção artesanal que aproveitou peças de um Fusca, incrementado com componentes de competição. Seu centro de gravidade extremamente baixo, distância entre eixos reduzida e motor instalado na frente do eixo traseiro resultam em características de comportamento em curva extraordinárias, enquanto que um peso de apenas 395 kg e 130 cv permite uma forte aceleração chegar a mais de 200 km/h. Mas não é apenas por essas qualidades que o apelido bizarro de “Fetzenflieger” — ou “Espalha farrapos” — foi cunhado para o carro.
Mathé deixava os painéis laterais abertos (sem uma cobertura de alumínio), a fim de facilitar a mudança mais rápida das velas do motor quando necessário. Tudo o que protegia os carburadores da entrada de sujeira eram os dois painéis de tecido presos à carroceria, que também funcionam como filtros de ar. Ocasionalmente refluxos de chama nos carburadores faziam inflamar o tecido, e o veículo, em alta velocidade, ia liberando fragmentos flamejantes de tecido na pista — daí o seu apelido. Quando isto ocorria o público delirava! Abaixo um vídeo (1:36 – em inglês) sobre o Fetzenflieger conduzido pelo Mathé
Fotos do evento de 2019
Seguem fotos de alguns dos carros com muita história que participaram em 2019:
Galeria
Alguns dos carros contemporâneos que derreteram a neve em Zell am See 2019:
Agora chegou a vez das fotos do pessoal esquiando atrelados a carros fazendo skijoring (o detalhe é a pessoa que está sendo puxada pelo Porsche verde e amarelo de número 33 — a última foto desta série, ela só tem uma perna!):
Para complementar alguns vídeos
Dia 1 – Sábado, dia 19 de janeiro de 2019 (01:00):
Dia 2 – Domingo, dia 20 de janeiro de 2019 (01:01):
E para quem quiser entrar mais nos detalhes um vídeo mais longo (22:10):
Em Zell am See, um território marcado pela presença da Família Porsche e no “GP Ice Race 2019”, nome oficial deste evento, foi a ocasião adequada para lançar o novo Porsche 911 que fez sua estreia dinâmica andando na neve. O carro foi trazido de helicóptero na noite de sexta-feira. Em sua apresentação o novo 911, em sua oitava geração, dividiu a pista com seu antepassado, um 356, para várias voltas pela pista temporária:
Foto memorável para o álbum da Família Porsche
De todas as memórias duradouras do primeiro “GP Ice Race”, certamente ninguém que lá esteve esquecerá a visão do Dr. Wolfgang Porsche, neto do Dr. Ing. h.c. Ferdinand Porsche, usando um gorro estiloso, compartilhando o cockpit do Porsche 550 Spyder de sua família com seu alegre filho Ferdinand:
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Decidi apresentar esta matéria para mostrar atividades esportivas que não têm como serem realizada por aqui, mas que mesmo assim são interessantes. De outro lado, temos nossos bugues andando nas dunas, coisas que eles lá não têm, estamos num “empate técnico”.
Como fã de Ferdinand Porsche eu achei muito bacana que a presença de sua família está se perpetuando com destaque naquela região da Áustria. E, além deste evento, há outras atividades de membros da Família Porsche como museu de carros, museu de brinquedos com um ferrorama gigantesco, que vamos tratar oportunamente; estes certamente poderão fazer parte de seu itinerário numa visita àquela região.
AG
Para esta matéria foram feitas pesquisas em vários sites, em especial os sites da Classic Driver, do GP Ice Race e da Porsche. Muitas da fotos são creditadas a Stefan Bogner . Outros créditos de fotos são para: GP Ice Race / Porsche / Curves. Vídeos do YouTube.
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