A Volkswagen está chegando perto da Toyota como líder mundial de vendas, com rápida expansão na China — o maior mercado do mundo — enquanto a fabricante japonesa controla o crescimento ao se concentrar em qualidade. A Toyota, que reina no primeiro posto da indústria há dois anos consecutivos, anunciou crescimento de vendas globais relativamente forte de 3,8% nos primeiros seis meses do ano, chegando a 5,097 milhões de veículos nesta 4ª feira, recorde de vendas na primeira metade do ano.
Mas a Volkswagen está crescendo mais rapidamente e seu total do primeiro semestre pode se igualar ou mesmo superar a Toyota. O grupo Volkswagen vendeu 4,097 milhões de unidades no período, 5,9% mais que no ano passado, excluindo os números dos fabricantes de caminhões Scania e MAN, que só serão divulgados amanhã.
A consultoria IHS Automotive prevê vendas totais da Volkswagen no 1º semestre de 5,07 milhões de veículos, incluindo caminhões. O resultado da Toyota, o qual a fabricante diz refletir as fortes vendas nos EUA, China e Europa, foram maiores que os 4,83 milhões previstos pela IHS.
A General Motors, ultrapassada pela Toyota dois anos atrás, informou ter vendido 4,92 milhões de veículos de janeiro a junho. (Automotive News Europe/Bloomberg)