Os motores BMW turbo escreveram uma história de 50 anos sucesso no automobilismo desde quando o austríaco Dieter Quester conquistou o título do Campeonato Alemão de Carros de Turismo, o DTM, com o BMW 2002 TI. O motor do carro era o primeiro motor BMW turbo em corridas, o M121. Cinquenta anos e muitos motores turbo depois, o novo motor BMW P48, desenvolvido dentro do regulamento Classe 1, estreará no BMW M4 DTM quando a temporada deste ano do DTM — agora Copa Alemã de Carros de Turismo (Deutsche Tourenwagen Masters) tiver início em Hockenheim neste fim de semana. Na foto de abertura, o motor M121 está na esquerda.
Os tempos mudaram, mas as excepcionais características do motor permanecem as mesmas. Apesar de 50 anos entre eles, os dois motores de alto desempenho guardam várias semelhanças. Ambos são de quatro cilindros em linha com turbocompressor. Tanto no M121 quanto no P48 os sensíveis componentes têm que ser protegidos por defletores do calor emitido pelo turbocompressor; ambos são alimentados de combustível por bomba mecânica.
É mais que o dobro da potência com consumo bem menor e vida útil incomparavelmente mais longa. A pressão com a qual ar é fornecido ao motor dificilmente pode ser comparada. Com 0,8 bar de pressão, a primeira geração desenvolvia aproximadamente 280 cv a 6.500 rpm. O turbo podia chegar teoricamente à pressão de 1,76 bar, mas a pressão nos cilindros seria tão alta que o cabeçote seria arrancado. Hoje, pressões de superalimentação de até 2,5 bar são possíveis para potência de até 600 cv. O bloco e o cabeçote eram fabricados por fundição em moldes de areia na fundição da BMW em Landshut, na Baviera, Alemanha.
Com o tempo, componentes como distribuidor de ignição, ventilador, cárter úmido e válvula de alívio foram sendo eliminados. Não há mais tubo de admissão direto fornecendo ao motor ar comprimido sem nenhum resfriamento. Em vez disso, o P48 conta com sofisticado sistema de lubrificação por cárter seco. O óleo é captado sempre, sem perdas causadas por movimentação do óleo quando o cárter é úmido. Faz parte do sistema o tanque de óleo integrado ao motor. Arrefecimento eficiente do ar de admissão é fundamental para desempenho e eficiência do motor.
Órgãos auxiliares como motor de partida e alternador não fazem mais parte do motor, pois ficam no câmbio. A câmara plenum não é mais de alumínio fundido e soldado, mas de compósito de fibra de carbono. A borboleta de aceleração é elétrica, não mais mecânica por cabos e hastes. Em vez de fios elétricos expostos, ficam todos alojados numa caixa de carbono.
O P48 é um dos mais eficientes motores de todos os tempos. Um dos seus aspectos-chave é o consumo bem baixo. Como o regulamento limita o fluxo de combustível, cada gota poupada significa melhor desempenho, e isso foi adotada ao extremo. Comparado com o motor V-8 de 4 litros antecessor, que já era eficiente nesse ponto, o atual é quase 10% mais econômico. Em relação ao M121 de 1969, 50% mais. Isso foi conseguido com injeção direta de alta pressão, a usada nos motores de produção, bem como com formação de mistura e combustão — desenvolvidos em muitos testes e simulações — o que permite que o motor funcione no chamado “modo de queima pobre”.
Consistente minimização de perdas por atrito, como o citado sistema de lubrificação, e o uso de componentes resistentes a altas temperaturas que dispensam arrefecimento pelo combustível, tornam o P48 um dos motores de competição BMW mais eficientes hoje.
Motores turbo BMW asseguram esportividade máxima
A despeito disso tudo, o turbo original de 1968 não precisa se envergonhar no que diz respeito desempenho. Como os engenheiros do BMW 2002 TI não puderam aumentar a cilindrada, o desempenho teve de ser obtido de outra maneira., Em vez de o motor aspirar a mistura, ela passou a ser forçada por um turbocompressor. Isso fez do 2002 TI um verdadeiro carro esporte, com velocidade máxima de 240 km/h. Dele resultou, em 1973, o primeiro carro alemão de produção com motor turboalimentado, o BMW 2002 Turbo.
O próximo capítulo da história do BMW Turbo em competições está pronto para ser escrito na DTM. Mais importante, o regulamento da Classe 1 levou a uma nova era técnica. Os motores V-8 de antes foram substituídos por motores de quatro cilindros turbo que são mais potentes. O som dos novos turbos é surpreendente, nada menos que impressionante. Todavia, sua propriedade mais brilhante é eficiência. Seus 85 kg representam pouco mais da metade do antecessor. Seus números impressionam na comparação com os motores usados na DTM até então: com metade da cilindrada tem mais potência com menor consumo.
Dados técnicos do novo motor BMW P48
Tipo P48, motor turbo de 4 cilindros em linha com injeção direta
Cilindrada: 1.999 cm³
Peso: 85 kg (peso básico de acordo com o regulamento)
Diâmetro dos cilindros: entre 86 mm and 90 mm
Rotação máxima. 9.500 rpm
Potência: superior a 600 cv
Vida útil: superior a 6,000 km (por temporada)
Restritor de massa de combustível: 95 kg/h mandatório, 100 kg/h para ultrapassagem
Bloco e cabeçote de alumínio fundido na fundição BMW em Landshut
Virabrequim de aço
Quatro válvulas por cilindro atuadas por alavancas-dedo
Comandos de válvulas acionados por engrenagens
Injeção direta de alta pressão, 350 bar, como nos motores BMW de produção
Cárter seco
Fatos sobre motor BMW P48
Apesar do significativo aumento de potência de cerca de 100 cv, o motor foi projetado para ser confiável e durável., e dura aproximadamente 6.000 quilômetros; 1,5 motor pode ser usado por carro durante a temporada. O sistema de potência adicional, novidade em 2019, consiste de 5 kg/h de combustível durante cinco segundos, resultando em cerca de 30 cv mais.
O turbocompressor do P48 fornece 400 litros de ar por Segundo ao motor — 3.500 vezes mais que a respiração do ser humano. Os pistões aceleram de 0 a 100 km/h em menos de um milionésimo de segundo — 1.200 vezes mais rápido do que um foguete lunar. A bomba d’água produz vazão de cerca de 18.000 litros por hora, o suficiente para encher uma banheira em aproximadamente 20 segundos. Mil e cinco desenhos foram feitos para a montagem final do motor, a qual consiste de cerca de 2.000 peças. Colocadas lado a lado no chão, representariam a área de um apartamento de 250 m².
Um nova era nas corridas de carros de turismo está chegando com o BMW P48 e o regulamento Classe 1 — como ocorreu com o avô do motor em 1969. O turbo está pronto para dar a partida — hoje, como 50 anos atrás.
BS