A confraternização entre os pilotos (e as histórias de box…) já começou no sábado e teve o seu ápice neste domingo (5/5), com as feras assumindo o comando dos Opalas da Old Stock Race, que a convite da Vicar, promotora da Stock Car, realizou uma prova de demonstração antes da prova principal da categoria, Mais significativo, representar o que foi o início de tudo, em 23 de abril de 1979, no Autódromo de Tarumã, no município de Viamão, região metropolitana de Porto Alegre. O primeiro vencedor da Opala Stock Car foi Affonso Giaffone Jr. Quarenta anos atrás.
Pois a categoria Old Stock Race nasceu com este intuito, trazer de volta a emoção e as características dos carros do início da Stock Car. O que pode ser considerado um sucesso, já que a categoria entrou em seu quarto campeonato e já conta com mais de 50 carros prontos, havendo um grid médio de 25 carros por prova. Nada mau para uma categoria em que os patrocinadores ainda não enxergaram o potencial de público e mídia;. Por isso as equipes têm que andar com orçamento “do bolso”.
Os Opalas saíram para duas voltas competitivas nas mãos dos veteranos que, ao final, pararam em suas posições iniciais do grid, desceram do carro e, juntos, abraçados, cruzaram a linha de chegada para receber a bandeira quadriculada do não menos lendário diretor de provas Carlos Montagner. Um momento tocante.
Enquanto isto acontecia, os pilotos da Old Stock Race assumiram seus lugares e logo após aceleraram por 12 voltas na pista de Mogi-Guaçu, trazendo muita emoção ao público.
Adalberto Jardim, Affonso Giaffone Jr, Affonso Giaffone Neto, Ângelo Giombelli,Arthur Bragantini, Camillo Christófaro Júnior, Chico Serra, Fábio Sotto Mayor, George “Gregão” Lemonias, Ingo Hoffmann, Joannis Lykouroupolos, José “Zeca” Giaffone, Leonardo de Almeida, Luiz “Lucho” Osório, Ney Faustini, Paulo “Paulão” Gomes, Paulo de Tarso, Paulo Valiengo, Reinaldo Campello, Roberto “Coruja” Amaral, Valmir “Hisgué” Benevides e Walter Travaglini, ex-pilotos pilotos da Stock Car, foram homenageados pelo também ex-piloto e hoje presidente executivo da Vicar, Carlos Col.
Quem esteve lá pôde curtir os Opalas da Old Stock Race e conversar com os pilotos veteranos durante a visitação aos boxes da Stock Car, que como sempre também exibiu seus belos protótipos V-8 que andam muito perto um do outro, e seus pilotos interagiram com o público que lotou os boxes do circuito.
Foi um final de semana histórico e memorável. Após a visitação aos boxes, os pilotos veteranos foram acomodados na saída para a pista e foi feita uma foto comemorativa, e logo após todos foram homenageados com uma placa feita para cada um. Na sequência, uma foto dos pilotos da Old Stock Race para ficar na história.
Decerto que faltaram nomes ao evento, alguns por não poderem comparecer, alguns por não terem sido contatados a tempo, mas todos devem se sentir homenageados por terem feito parte desta história. Foram muitos comentários e histórias entre os presentes sobre os que não estavam.
Aqui cabe uma lembrança a mais, uma lembrança daqueles que não estiveram presentes na Stock Car, mas que ajudaram a dar vida a ela muito antes, sendo os pioneiros no uso do Opala nas pistas, e entre eles, um nome, nada mais, nada menos que… Chico Landi!
Poderia citar inúmeros outros, como Pedro Victor Delamare (tricampeão), Dado Andrade, Edson e Miguel Yoshikuma, que não estiveram presentes.. Mas todos foram lembrados de seus feitos e amizades por quem esteve lá.
Foi um dia inesquecível que ficará na memória de quem testemunhou este encontro de títulos e histórias do nosso automobilismo.
AE/BS
Texto baseado no release da C&R Competições, assinado por Rodrigo Telles, sócio da equipe.