O Pajero 2020 é bem mais que um traseiro bonitinho. Aliás, a traseira é sua novidade mais polêmica. O Pajero Sport quer provar que enfrenta cada vez melhor terrenos difíceis e para isso mudou quase tudo, de carroceria aos recursos eletrônicos para controle na terra e trilhas complicadas.
Este novo SUV chega importado da Tailândia para manter a tradição da Mitsubishi de fazer veículos que surpreendem no fora-de-estrada. Há décadas que os japoneses são competentes em veículos todo-terreno.
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E o Pajero, com seu primeiro modelo lançado em 1982, continua com muitos admiradores até hoje e formou uma verdadeira família de modelos. Sempre foi um suve completo, confortável e eficiente no asfalto, mas muito eficiente nos caminhos e trilhas de terra ou lama, um território proibido para os “suves de shopping”, hoje a maioria neste mercado que continua crescendo.
O novo Pajero Sport é totalmente novo e seu visual também mudou bastante. Sua frente segue os traços básicos da nova face family dos suves da Mitsubishi, que estreou com o Eclipse Cross, chamada de Dynamic Shield. Uma frente destemida, um pouco “Jaspion”, cheia de traços marcantes que, segundo o fabricante, têm também função aerodinâmica no sentido de reduzir um pouco o arrasto da grande área frontal.
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Mas é na traseira que mora a discórdia: longas lanternas verticais, lembrando o Toyota Prius, além de metade do estepe ficar exposto (está alojado sob o assoalho do porta-malas). O conjunto traseiro é, no mínimo, polêmico, encontrando pouquíssimos admiradores.
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Mesmo assim, a versão Sport, já ano-modelo 2020, traz dezenas de aperfeiçoamentos, com eletrônica de ultima geração, mudando bastante para substituir o modelo anterior, o Dakar. O novo Sport virá em versão única, HPE, topo de linha com sete lugares. Traz ajustes personalizados para o Brasil, principalmente de suspensão e dirigibilidade. Dependendo das vendas, existe chance de ser montado na fábrica de Catalão (GO). Custando R$ 265.990, será o Mitsubishi mais caro da linha comercializada no Brasil.
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Continua sendo um suve “raiz”, com carroceria apoiada em chassi com reforçadas longarinas, o que aumenta sua resistência estrutural, diminui torções em condições críticas, melhorando suas boas habilidades fora-de-estrada. Claro, todos estes recursos pesam e o novo Sport passou de duas toneladas (2.095 kg), distribuídos nos seus 4.785 mm de comprimento.
Mesmo pesado e grande, o novo Pajero é muito agradável de dirigir, rápido no asfalto e surpreendente em trilhas de terra, principalmente pelo conforto e tração na buraqueira. Mesmo com apenas uma roda tendo tração, o Pajero consegue sair de atoleiros.
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Boa parte dessa performance vem do motor turbodiesel 2,4, de quatro cilindros, todo em alumínio, de 190 cv. Melhor ainda é o torque, 43,9 m·kgf, que permite tanto boas acelerações no asfalto quanto força para enfrentar estradas de terra ou cascalho, ou mesmo trilhas no meio do mato, graças à boa potência já em baixas rotações.
Com quase quatro décadas de vida no mercado mundial, o Sport precisava de uma boa renovação de design para marcar sua quarta geração. Internamente, a nova carroceria garante conforto, com bancos de couro, e ótimo espaço para os passageiros, inclusive no banco traseiro. Fica particularmente refinado com revestimento em couro creme. Existe acabamento em preto para quem acha que cores claras “sujam”.
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Claro, os dois bancos da terceira fileira são limitados. Mas, há um espaçoso porta-malas, para 971 litros, com os dois bancos extras recolhidos. Quando se usa os sete lugares o espaço para bagagens reduz-se bastante.
Como combustível para o Pajero Sport, nada como o diesel, um combustível para “pesados”. Por isso usa o mesmo motor turbodiesel da picape L200, com ajustes para este suve, que se mostrou bastante econômico em viagens por estradas asfaltadas. Rodando a 110~120 km/h, a média ficou nos 12 km/l de diesel. Com boa retomada de velocidade, sua aceleração de 0 a 100 km/h fica pouco abaixo de 12 segundos. A máxima seria de 180 km/h, mas a Mitsubishi não confirma nenhum desses dados. O isolamento acústico também foi aperfeiçoado e só se percebe que o motor é diesel praticamente na marcha-lenta.
O câmbio automático de oito marchas está bem escalonado e com ótimo gerenciamento eletrônico, com as quatro primeiras marchas mais curtas para estradas ruins, e a seguintes bastante alongadas para cruzar em boas rodovias. Sétima e oitava marchas são overdrive, para economia de combustível. A 120 km/h em oitava o motor vira a menos de 2.400 rpm.
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Sua direção é bastante leve e precisa e, provavelmente pelas exigências do fora-de-estrada, tem assistência hidráulica e não elétrica. E no asfalto também aparecem alguns dos novos recursos eletrônicos. Com uma câmera e sensores atrás do logotipo na grade dianteira, a Pajero conta até com frenagem automática em emergências, quando percebe que o motorista não está reagindo rapidamente. O mesmo recurso permite programar velocidade de cruzeiro e o Sport controla esta velocidade também pelo carro que vai à frente. Com estrada livre, acelera automaticamente até a máxima programada.
Mas os recursos para enfrentar terra, pedra, areia e trilhas foram os que mais ganharam com a eletrônica. Além da “sopa de letras” que garante segurança, estabilidade, tração e frenagens em qualquer terreno, a transmissão foi maximizada. Conta com quatro seleções por um botão no console que muda a tração normal (4×2, só nas rodas traseiras) para outras três posições de 4×4. A primeira posição de tração nas quatro rodas pode ser inclusive usada no asfalto, para ter maior dirigibilidade sob chuva, por exemplo, e pode ser usada permanentemente se desejado. A terceira posição é de uso temporário e distribui a tração até 60%/40% entre os eixos traseiro e dianteiro. A quarta posição, também de uso temporário, bloqueia os dois diferenciais, o central e o do eixo traseiro, e engata a reduzida, permitindo sair de atoleiros mesmo que apenas uma roda tenha tração, ou superar fortes rampas..
Para realçar as qualidades em estradas ruins, o percurso oferecido à imprensa para teste, entre Mogi-Guaçu, SP e Poços de Caldas, MG foi de cerca de 300 quilômetros. Moleza, não? Nem um pouco, mais da metade desta distância foi por estradas de terra e trilhas em serras.
Cheio de recursos atuais — como faróis de LEDs, conectividade e adaptação eletrônica ao tipo de terreno — o novo Pajero Sport concorre com o Chevrolet Trailblazer, pela sua faixa de preço. Seu melhor argumento certamente será o de unir todo o luxo eletrônico de um suve atual para rodar no asfalto com a ótima capacidade de enfrentar obstáculos fora-de-estrada.
JS
FICHA TÉCNICA MITSUBISHI PAJERO SPORT HPE DIESEL 2020 | ||
MOTOR | ||
Designação | MiVEC Diesel 2,4 L | |
Descrição | 4 cil. em linha, longitudinal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, variador na admissão e escapamento, corrente, 4 válvulas por cilindro, injeção direta em galeria única, turbocompressor de geometria variável com interresfriador, diesel | |
Diâmetro e curso (mm) | 86 x 105,1 | |
Cilindrada (cm³) | 2.442 | |
Taxa de compressão (:1) | 15,5 | |
Potência (cv/rpm) | 190/3.500 | |
Torque (m·kgf/rpm | 43,9/2.500 | |
TRANSMISSÃO | ||
Tipo | Câmbio automático epicíclico de 8 marchas com conversor de torque, borboletas para trocas manuais sequenciais | |
Tração | Super Select II: 4×2 traseira; 4×4 tempo integral; 4×4 temporária com diferencial central bloqueado; 4×4 temporáriacom diferencial central e do eixo traseiro bloqueados mais reduzida | |
Relações de transmissão (:1) | n.d. | |
Relação dos diferenciais (:1) | n.d. | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, braços triangulares superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |
Traseira | Eixo rígido, dois braços longitudinais, barra transversal Panhard, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica | |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,2 | |
FREIOS | ||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/330 | |
Traseiros (Ø mm) | Disco/330 | |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem, assistente a frenagens de emergência | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Liga de alumínio 7,5J x 18 | |
Pneus | 265/60R18 | |
PESOS (kg) | ||
Em ordem de marcha | 2.095 | |
Carga útil | 615 | |
Peso bruto total | 2.710 | |
Capacidade de reboque sem freio | 580 | |
Capacidade de reboque com freio | n.d. | |
CARROCERIA | ||
Tipo | Carroceria de aço sobre chassi, suve, 4 portas, 7 lugares | |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | ||
Comprimento | 4.785 | |
Largura sem espelhos | 1.815 | |
Altura | 1.805 | |
Distância entre eixos | 2.800 | |
Bitola dianteira e traseira | 1.520/1.515. | |
Distância mínima do solo | 218 | |
DADOS PARA OFF-ROAD | ||
Ângulo de entrada (º) | 30 | |
Ângulo de saída (º) | 24,2 | |
Ângulo de transposição de rampa (º) | 23,1 | |
Profundidade de vau (mm) | 700 | |
Inclinação lateral máxima (º) | 45 | |
CAPACIDADES (L) | ||
Porta-malas | 971 (com os bancos da terceira fileira escamoteados), 1.197 com os encostos dos bancos da 2ª fileira rebatidos) | |
Tanque de combustível | 68 | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h (s) | 10,8 (estimado) | |
Velocidade máxima (km/h) | 180 (estimado) | |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | ||
Cidade (km/l) | n.d. | |
Estrada (km/l) | n.d, |
EQUIPAMENTOS DO MITSUBISHI PAJERO SPORT HPE DIESEL 2020 |
APARÊNCIA EXTERNA |
Acabamento inferior central do para-choque dianteiro tipo chapa de entrada |
Ajuste automático de altura do facho dos faróis |
Conjunto de lanternas traseiras e 3ª luz de freio em LED |
Defletor traseiro na cor do veículo |
Espelhos externos de acionamento elétrico e rebatíveis com carcaças cromadas |
Estribos laterais integrados à carroceria |
Faróis e luz traseira de neblina |
Faróis totalmente em LED com lavador |
Grade do radiador cromada |
Maçanetas cromadas |
Moldura de acabamento cromado no contorno dos vidros das portas |
Para-choque dianteiro na cor do veículo e com detalhes cromados |
Rack (estrado) de teto preto |
Repetidoras de setas nos espelhos |
Teto solar |
CONFORTO |
Abertura interna da portinhola do boca de abastecimento de combustível |
Acabamento interno predominante na cor preta ou bege (em função da cor do veículo) |
Acabamento lateral das portas com porta-garrafas e detalhes em prata tipo cromada |
Ajuste de altura e distância do volante de direção |
Ar-condicionado com saídas para a 2ª e 3ª fileira de bancos |
Ar-condicionado digital automático bizona |
Banco do motorista com ajuste elétrico |
Banco traseiro deslizante por 200 mm |
Bancos com desenho esportivo e revestimento de couro |
Bancos traseiros com ajuste de inclinação do encosto e com apoio de cabeça |
Borboletas para trocas de marcha |
Caixa organizadora no porta-malas |
Cobertura do porta-malas de enrolar |
Comandos de áudio, controle de cruzeiro, voz, telefone e computador de bordo no volante |
Computador de bordo |
Console central com descansa-braço em couro e porta-copos |
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo |
Descansa-braço central no banco traseiro com porta-copos integrado |
Entrada USB console dianteiro para transferência de dados |
Entradas USB (duas) no console central somente para carga |
Iluminação no porta-malas |
Limpador e lavador do para-brisa intermitente |
Luz de afastamento do veículo |
Luz de leitura |
Painel de instrumentos de alto contraste com mostrador multi-informação em cores |
Painel dianteiro e console central com detalhes de acabamento em prata |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros |
Retrovisor interno eletrocrômico |
Sensor crepuscular para comando do acendimento automático dos faróis |
Sensor de chuva para acionamento automático do limpador do para-brisa |
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro |
Tomada de 12 V no console dianteiro e no porta-malas |
Tomada de 120 V no console central |
Volante e manopla da alavanca seletora de câmbio em couro |
SEGURANÇA |
Alarme |
Alerta de ponto cego |
Assistente para trailer |
Assistente à frenagem |
Assistente de partida em aclives |
Bloqueio do diferencial traseiro |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais, de cortina para a 2ª e 3ª fileira de bancos e de joelhos para o motorista |
Câmera de ré |
Controle de descida |
Controle de estabilidade e tração |
Freio de estacionamento eletromecânico |
Imobilizador de motor |
Limitador de velocidade |
Luz de rodagem diurna (DLR) integrada ao farol |
Maçanetas internas cromadas |
Mitigação de colisão frontal |
Sistema de entrada sem chave |
Sistema de prioridade do freio sobre o acelerador |
Sistema ultrassônico de mitigação de desaceleração |
ÁUDIO |
Sistema multimídia com tela tátil de 7″, compatibilidade Apple CarPlay e Android Auto, Waze, Spotfy. GPS/NAVI (off line),Wi-Fi, comando de voz, rádio AM (12 memórias)/FM (18 memórias), MP3, WMA, videoplayer MP4, RMVB, Bluetooth com áudio streaming, entrada USB, Aux-IN/iPod, SD Card (2), conexão para subwoofer (1 canal) |