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Home JS

NOVO PAJERO SPORT, MAIS LAMA, MENOS SHOPPING

identicon por Josias Silveira
07/05/2019
em JS, Lançamentos
Foto: Tom Papp/Mitsubishi

Foto: Tom Papp/Mitsubishi







O Pajero 2020 é bem mais que um traseiro bonitinho. Aliás, a traseira é sua novidade mais polêmica. O Pajero Sport quer provar que enfrenta cada vez melhor terrenos difíceis e para isso mudou quase tudo, de carroceria aos recursos eletrônicos para controle na terra e trilhas complicadas.

Este novo SUV chega importado da Tailândia para manter a tradição da Mitsubishi de fazer veículos que surpreendem no fora-de-estrada. Há décadas que os japoneses são competentes em veículos todo-terreno.

O novo Pajero Sport gosta de obstáculos e atravessa até 700 mm de alagamento. Tem três tipos de tração 4×4 (Foto: Tom Papp/Mitsibishi)

E o Pajero, com seu primeiro modelo lançado em 1982, continua com muitos admiradores até hoje e formou uma verdadeira família de modelos. Sempre foi um suve completo, confortável e eficiente no asfalto, mas muito eficiente nos caminhos e trilhas de terra ou lama, um território proibido para os “suves de shopping”, hoje a maioria neste mercado que continua crescendo.

O novo Pajero Sport é totalmente novo e seu visual também mudou bastante. Sua frente segue os traços básicos da nova face family dos suves da Mitsubishi, que estreou com o Eclipse Cross, chamada de Dynamic Shield. Uma frente destemida, um pouco “Jaspion”, cheia de traços marcantes que, segundo o fabricante, têm também função aerodinâmica no sentido de reduzir um pouco o arrasto da grande área frontal.

O novo visual foi bastante atualizado, seguindo a novo design da marca, mas a traseiro é muito polêmica (Foto: Tom Papp/Mitsubishi)

Mas é na traseira que mora a discórdia: longas lanternas verticais, lembrando o Toyota Prius, além de metade do estepe ficar exposto (está alojado sob o assoalho do porta-malas). O conjunto traseiro é, no mínimo, polêmico, encontrando pouquíssimos admiradores.

A contrário dos “suves de shopping”, o Pajero tem chassi reforçado e gosta de confusão fora-de-estrada (Foto: Cadu Rolim/Mitsubishi)

Mesmo assim, a versão Sport, já ano-modelo 2020, traz dezenas de aperfeiçoamentos, com eletrônica de ultima geração, mudando bastante para substituir o modelo anterior, o Dakar. O novo Sport virá em versão única, HPE, topo de linha com sete lugares. Traz ajustes personalizados para o Brasil, principalmente de suspensão e dirigibilidade. Dependendo das vendas, existe chance de ser montado na fábrica de Catalão (GO). Custando R$ 265.990, será o Mitsubishi mais caro da linha comercializada no Brasil.

O interior em couro ganha muita sofisticação na cor creme; ao contrário do preto, que aquece mais (Fot: Tom Papp/Mitsubishi

Continua sendo um suve “raiz”, com carroceria apoiada em chassi com reforçadas longarinas, o que aumenta sua resistência estrutural, diminui torções em condições críticas, melhorando suas boas habilidades fora-de-estrada. Claro, todos estes recursos pesam e o novo Sport passou de duas toneladas (2.095 kg), distribuídos nos seus 4.785 mm de comprimento.

Mesmo pesado e grande, o novo Pajero é muito agradável de dirigir, rápido no asfalto e surpreendente em trilhas de terra, principalmente pelo conforto e tração na buraqueira. Mesmo com apenas uma roda tendo tração, o Pajero consegue sair de atoleiros.

O motor MiVEC turbodiesel 2,4 é todo em alumínio e entrega 190 cv e 43,9 m·kgf (Foto: divulgação)

Boa parte dessa performance vem do motor turbodiesel 2,4, de quatro cilindros, todo em alumínio, de 190 cv. Melhor ainda é o torque, 43,9 m·kgf, que permite tanto boas acelerações no asfalto quanto força para enfrentar estradas de terra ou cascalho, ou mesmo trilhas no meio do mato, graças à boa potência já em baixas rotações.

Com quase quatro décadas de vida no mercado mundial, o Sport precisava de uma boa renovação de design para marcar sua quarta geração. Internamente, a nova carroceria garante conforto, com bancos de couro, e ótimo espaço para os passageiros, inclusive no banco traseiro. Fica particularmente refinado com revestimento em couro creme. Existe acabamento em preto para quem acha que cores claras “sujam”.

O porta-malas é bastante generoso quando não se usa a ultima fileira de bancos, que completam os sete lugares (Foto: Sergio Chvaicer/Mitsubishi)

Claro, os dois bancos da terceira fileira são limitados. Mas, há um espaçoso porta-malas, para 971 litros, com os dois bancos extras recolhidos. Quando se usa os sete lugares o espaço para bagagens reduz-se bastante.

Como combustível para o Pajero Sport, nada como o diesel, um combustível para “pesados”. Por isso usa o mesmo motor turbodiesel da picape L200, com ajustes para este suve, que se mostrou bastante econômico em viagens por estradas asfaltadas. Rodando a 110~120 km/h, a média ficou nos 12 km/l de diesel. Com boa retomada de velocidade, sua aceleração de 0 a 100 km/h fica pouco abaixo de 12 segundos. A máxima seria de 180 km/h, mas a Mitsubishi não confirma nenhum desses dados. O isolamento acústico também foi aperfeiçoado e só se percebe que o motor é diesel praticamente na marcha-lenta.

O câmbio automático de oito marchas está bem escalonado e com ótimo gerenciamento eletrônico, com as quatro primeiras marchas mais curtas para estradas ruins, e a seguintes bastante alongadas para cruzar em boas rodovias. Sétima e oitava marchas são overdrive, para economia de combustível. A 120 km/h em oitava o motor vira a menos de 2.400 rpm.

Bastante eletrônica e conectividade a bordo; a seleção de tração pode ser usada rodando a até 100 km/h (Foto: Tom Papp/Mitsubishi)

Sua direção é bastante leve e precisa e, provavelmente pelas exigências do fora-de-estrada, tem assistência hidráulica e não elétrica. E no asfalto também aparecem alguns dos novos recursos eletrônicos. Com uma câmera e sensores atrás do logotipo na grade dianteira, a Pajero conta até com frenagem automática em emergências, quando percebe que o motorista não está reagindo rapidamente. O mesmo recurso permite programar velocidade de cruzeiro e o Sport controla esta velocidade também pelo carro que vai à frente. Com estrada livre, acelera automaticamente até a máxima programada.

Mas os recursos para enfrentar terra, pedra, areia e trilhas foram os que mais ganharam com a eletrônica. Além da “sopa de letras” que garante segurança, estabilidade, tração e frenagens em qualquer terreno, a transmissão foi maximizada. Conta com quatro seleções por um botão no console que muda a tração normal (4×2, só nas rodas traseiras) para outras três posições de 4×4. A primeira posição de tração nas quatro rodas pode ser inclusive usada no asfalto, para ter maior dirigibilidade sob chuva, por exemplo, e pode ser usada permanentemente se desejado. A terceira posição é de uso temporário e distribui a tração até 60%/40% entre os eixos traseiro e dianteiro. A quarta posição, também de uso temporário, bloqueia os dois diferenciais, o central e o do eixo traseiro, e engata a reduzida, permitindo sair de atoleiros mesmo que apenas uma roda tenha tração, ou superar fortes rampas..

Para realçar as qualidades em estradas ruins, o percurso oferecido à imprensa para teste, entre Mogi-Guaçu, SP e Poços de Caldas, MG foi de cerca de 300 quilômetros. Moleza, não? Nem um pouco, mais da metade desta distância foi por estradas de terra e trilhas em serras.

Cheio de recursos atuais — como faróis de LEDs, conectividade e adaptação eletrônica ao tipo de terreno — o novo Pajero Sport concorre com o Chevrolet Trailblazer, pela sua faixa de preço. Seu melhor argumento certamente será o de unir todo o luxo eletrônico de um suve atual para rodar no asfalto com a ótima capacidade de enfrentar obstáculos fora-de-estrada.

JS

 

FICHA TÉCNICA MITSUBISHI PAJERO SPORT HPE DIESEL 2020
MOTOR
Designação MiVEC Diesel 2,4 L
Descrição 4 cil. em linha, longitudinal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, variador na admissão e escapamento, corrente, 4 válvulas por cilindro, injeção direta em galeria única, turbocompressor de geometria variável com interresfriador, diesel
Diâmetro e curso (mm) 86 x 105,1
Cilindrada (cm³) 2.442
Taxa de compressão (:1) 15,5
Potência (cv/rpm) 190/3.500
Torque (m·kgf/rpm 43,9/2.500
TRANSMISSÃO
Tipo Câmbio automático epicíclico de 8 marchas com conversor de torque, borboletas para trocas manuais sequenciais
Tração Super Select II: 4×2 traseira; 4×4 tempo integral; 4×4 temporária com diferencial central bloqueado; 4×4 temporáriacom diferencial central e do eixo traseiro bloqueados mais reduzida
Relações de transmissão (:1) n.d.
Relação dos diferenciais (:1) n.d.
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, braços triangulares superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo rígido, dois braços longitudinais, barra transversal Panhard, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica
Diâmetro mínimo de curva (m) 11,2
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/330
Traseiros (Ø mm) Disco/330
Controle ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem, assistente a frenagens de emergência
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 7,5J x 18
Pneus 265/60R18
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 2.095
Carga útil 615
Peso bruto total 2.710
Capacidade de reboque sem freio 580
Capacidade de reboque com freio n.d.
CARROCERIA
Tipo Carroceria de aço sobre chassi, suve, 4 portas, 7 lugares
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.785
Largura sem espelhos 1.815
Altura 1.805
Distância entre eixos 2.800
Bitola dianteira e traseira 1.520/1.515.
Distância mínima do solo 218
DADOS PARA OFF-ROAD
Ângulo de entrada (º) 30
Ângulo de saída (º) 24,2
Ângulo de transposição de rampa (º) 23,1
Profundidade de vau (mm) 700
Inclinação lateral máxima (º) 45
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 971 (com os bancos da terceira fileira escamoteados), 1.197 com os encostos dos bancos da 2ª fileira  rebatidos)
Tanque de combustível 68
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 10,8 (estimado)
Velocidade máxima (km/h) 180 (estimado)
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) n.d.
Estrada (km/l) n.d,
EQUIPAMENTOS DO MITSUBISHI PAJERO SPORT HPE DIESEL 2020
APARÊNCIA EXTERNA
Acabamento inferior central do para-choque dianteiro tipo chapa de entrada
Ajuste automático de altura do facho dos faróis
Conjunto de lanternas traseiras e 3ª luz de freio em LED
Defletor traseiro na cor do veículo
Espelhos externos de acionamento elétrico e rebatíveis com carcaças cromadas
Estribos laterais integrados à carroceria
Faróis e luz traseira de neblina
Faróis totalmente em LED com lavador
Grade do radiador cromada
Maçanetas cromadas
Moldura de acabamento cromado no contorno dos vidros das portas
Para-choque dianteiro na cor do veículo e com detalhes cromados
Rack (estrado) de teto preto
Repetidoras de setas nos espelhos
Teto solar
CONFORTO
Abertura interna da portinhola do boca de abastecimento de combustível
Acabamento interno predominante na cor preta ou bege (em função da cor do veículo)
Acabamento lateral das portas com porta-garrafas e detalhes em prata tipo cromada
Ajuste de altura e distância do volante de direção
Ar-condicionado com saídas para a 2ª e 3ª fileira de bancos
Ar-condicionado digital automático bizona
Banco do motorista com ajuste elétrico
Banco traseiro deslizante por 200 mm
Bancos com desenho esportivo e revestimento de couro
Bancos traseiros com ajuste de inclinação do encosto e com apoio de cabeça
Borboletas para trocas de marcha
Caixa organizadora no porta-malas
Cobertura do porta-malas de enrolar
Comandos de áudio, controle de cruzeiro, voz, telefone e computador de bordo no volante
Computador de bordo
Console central com descansa-braço em couro e porta-copos
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo
Descansa-braço central no banco traseiro com porta-copos integrado
Entrada USB console dianteiro  para transferência de dados
Entradas USB (duas) no console central somente para carga
Iluminação no porta-malas
Limpador e lavador do para-brisa intermitente
Luz de afastamento do veículo
Luz de leitura
Painel de instrumentos de alto contraste com mostrador multi-informação em cores
Painel dianteiro e console central com detalhes de acabamento em prata
Para-sóis com espelho e iluminação
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros
Retrovisor interno eletrocrômico
Sensor crepuscular para comando do acendimento automático dos faróis
Sensor de chuva para acionamento automático do limpador do para-brisa
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
Tomada de 12 V no console dianteiro e no porta-malas
Tomada de 120 V no console central
Volante e manopla da alavanca seletora de câmbio em couro
SEGURANÇA
Alarme
Alerta de ponto cego
Assistente para trailer
Assistente à frenagem
Assistente de partida em aclives
Bloqueio do diferencial traseiro
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais, de cortina para a 2ª e 3ª fileira de bancos e de joelhos para o motorista
Câmera de ré
Controle de descida
Controle de estabilidade e tração
Freio de estacionamento eletromecânico
Imobilizador de motor
Limitador de velocidade
Luz de rodagem diurna (DLR) integrada ao farol
Maçanetas internas cromadas
Mitigação de colisão frontal
Sistema de entrada sem chave
Sistema de prioridade do freio sobre o acelerador
Sistema ultrassônico de mitigação de desaceleração
ÁUDIO
Sistema multimídia com tela tátil de 7″, compatibilidade Apple CarPlay e Android Auto, Waze, Spotfy. GPS/NAVI (off line),Wi-Fi, comando de voz, rádio AM (12 memórias)/FM (18 memórias), MP3, WMA, videoplayer MP4, RMVB, Bluetooth com áudio streaming, entrada USB, Aux-IN/iPod, SD Card (2), conexão para subwoofer (1 canal)

 





Tags: Josias SilveiraJS. SUV MitsubishiNovo Pajeropajero sport
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Josias Silveira

Um dos mais respeitados jornalistas automobilísticos brasileiros, Engenheiro mecânico e jornalista, foi editor da revista Duas Rodas e publisher da revista Oficina Mecânica. Atualmente é um dos editores da revista TOP Carros além de colaborador da Folha de S. Paulo e de diversos outros meios. Também é autor do livro "Sorvete da Graxa".

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