O Pajero 2020 é bem mais que um traseiro bonitinho. Aliás, a traseira é sua novidade mais polêmica. O Pajero Sport quer provar que enfrenta cada vez melhor terrenos difíceis e para isso mudou quase tudo, de carroceria aos recursos eletrônicos para controle na terra e trilhas complicadas.
Este novo SUV chega importado da Tailândia para manter a tradição da Mitsubishi de fazer veículos que surpreendem no fora-de-estrada. Há décadas que os japoneses são competentes em veículos todo-terreno.
E o Pajero, com seu primeiro modelo lançado em 1982, continua com muitos admiradores até hoje e formou uma verdadeira família de modelos. Sempre foi um suve completo, confortável e eficiente no asfalto, mas muito eficiente nos caminhos e trilhas de terra ou lama, um território proibido para os “suves de shopping”, hoje a maioria neste mercado que continua crescendo.
O novo Pajero Sport é totalmente novo e seu visual também mudou bastante. Sua frente segue os traços básicos da nova face family dos suves da Mitsubishi, que estreou com o Eclipse Cross, chamada de Dynamic Shield. Uma frente destemida, um pouco “Jaspion”, cheia de traços marcantes que, segundo o fabricante, têm também função aerodinâmica no sentido de reduzir um pouco o arrasto da grande área frontal.
Mas é na traseira que mora a discórdia: longas lanternas verticais, lembrando o Toyota Prius, além de metade do estepe ficar exposto (está alojado sob o assoalho do porta-malas). O conjunto traseiro é, no mínimo, polêmico, encontrando pouquíssimos admiradores.
Mesmo assim, a versão Sport, já ano-modelo 2020, traz dezenas de aperfeiçoamentos, com eletrônica de ultima geração, mudando bastante para substituir o modelo anterior, o Dakar. O novo Sport virá em versão única, HPE, topo de linha com sete lugares. Traz ajustes personalizados para o Brasil, principalmente de suspensão e dirigibilidade. Dependendo das vendas, existe chance de ser montado na fábrica de Catalão (GO). Custando R$ 265.990, será o Mitsubishi mais caro da linha comercializada no Brasil.
Continua sendo um suve “raiz”, com carroceria apoiada em chassi com reforçadas longarinas, o que aumenta sua resistência estrutural, diminui torções em condições críticas, melhorando suas boas habilidades fora-de-estrada. Claro, todos estes recursos pesam e o novo Sport passou de duas toneladas (2.095 kg), distribuídos nos seus 4.785 mm de comprimento.
Mesmo pesado e grande, o novo Pajero é muito agradável de dirigir, rápido no asfalto e surpreendente em trilhas de terra, principalmente pelo conforto e tração na buraqueira. Mesmo com apenas uma roda tendo tração, o Pajero consegue sair de atoleiros.
Boa parte dessa performance vem do motor turbodiesel 2,4, de quatro cilindros, todo em alumínio, de 190 cv. Melhor ainda é o torque, 43,9 m·kgf, que permite tanto boas acelerações no asfalto quanto força para enfrentar estradas de terra ou cascalho, ou mesmo trilhas no meio do mato, graças à boa potência já em baixas rotações.
Com quase quatro décadas de vida no mercado mundial, o Sport precisava de uma boa renovação de design para marcar sua quarta geração. Internamente, a nova carroceria garante conforto, com bancos de couro, e ótimo espaço para os passageiros, inclusive no banco traseiro. Fica particularmente refinado com revestimento em couro creme. Existe acabamento em preto para quem acha que cores claras “sujam”.
Claro, os dois bancos da terceira fileira são limitados. Mas, há um espaçoso porta-malas, para 971 litros, com os dois bancos extras recolhidos. Quando se usa os sete lugares o espaço para bagagens reduz-se bastante.
Como combustível para o Pajero Sport, nada como o diesel, um combustível para “pesados”. Por isso usa o mesmo motor turbodiesel da picape L200, com ajustes para este suve, que se mostrou bastante econômico em viagens por estradas asfaltadas. Rodando a 110~120 km/h, a média ficou nos 12 km/l de diesel. Com boa retomada de velocidade, sua aceleração de 0 a 100 km/h fica pouco abaixo de 12 segundos. A máxima seria de 180 km/h, mas a Mitsubishi não confirma nenhum desses dados. O isolamento acústico também foi aperfeiçoado e só se percebe que o motor é diesel praticamente na marcha-lenta.
O câmbio automático de oito marchas está bem escalonado e com ótimo gerenciamento eletrônico, com as quatro primeiras marchas mais curtas para estradas ruins, e a seguintes bastante alongadas para cruzar em boas rodovias. Sétima e oitava marchas são overdrive, para economia de combustível. A 120 km/h em oitava o motor vira a menos de 2.400 rpm.
Sua direção é bastante leve e precisa e, provavelmente pelas exigências do fora-de-estrada, tem assistência hidráulica e não elétrica. E no asfalto também aparecem alguns dos novos recursos eletrônicos. Com uma câmera e sensores atrás do logotipo na grade dianteira, a Pajero conta até com frenagem automática em emergências, quando percebe que o motorista não está reagindo rapidamente. O mesmo recurso permite programar velocidade de cruzeiro e o Sport controla esta velocidade também pelo carro que vai à frente. Com estrada livre, acelera automaticamente até a máxima programada.
Mas os recursos para enfrentar terra, pedra, areia e trilhas foram os que mais ganharam com a eletrônica. Além da “sopa de letras” que garante segurança, estabilidade, tração e frenagens em qualquer terreno, a transmissão foi maximizada. Conta com quatro seleções por um botão no console que muda a tração normal (4×2, só nas rodas traseiras) para outras três posições de 4×4. A primeira posição de tração nas quatro rodas pode ser inclusive usada no asfalto, para ter maior dirigibilidade sob chuva, por exemplo, e pode ser usada permanentemente se desejado. A terceira posição é de uso temporário e distribui a tração até 60%/40% entre os eixos traseiro e dianteiro. A quarta posição, também de uso temporário, bloqueia os dois diferenciais, o central e o do eixo traseiro, e engata a reduzida, permitindo sair de atoleiros mesmo que apenas uma roda tenha tração, ou superar fortes rampas..
Para realçar as qualidades em estradas ruins, o percurso oferecido à imprensa para teste, entre Mogi-Guaçu, SP e Poços de Caldas, MG foi de cerca de 300 quilômetros. Moleza, não? Nem um pouco, mais da metade desta distância foi por estradas de terra e trilhas em serras.
Cheio de recursos atuais — como faróis de LEDs, conectividade e adaptação eletrônica ao tipo de terreno — o novo Pajero Sport concorre com o Chevrolet Trailblazer, pela sua faixa de preço. Seu melhor argumento certamente será o de unir todo o luxo eletrônico de um suve atual para rodar no asfalto com a ótima capacidade de enfrentar obstáculos fora-de-estrada.
JS
FICHA TÉCNICA MITSUBISHI PAJERO SPORT HPE DIESEL 2020 | ||
MOTOR | ||
Designação | MiVEC Diesel 2,4 L | |
Descrição | 4 cil. em linha, longitudinal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, variador na admissão e escapamento, corrente, 4 válvulas por cilindro, injeção direta em galeria única, turbocompressor de geometria variável com interresfriador, diesel | |
Diâmetro e curso (mm) | 86 x 105,1 | |
Cilindrada (cm³) | 2.442 | |
Taxa de compressão (:1) | 15,5 | |
Potência (cv/rpm) | 190/3.500 | |
Torque (m·kgf/rpm | 43,9/2.500 | |
TRANSMISSÃO | ||
Tipo | Câmbio automático epicíclico de 8 marchas com conversor de torque, borboletas para trocas manuais sequenciais | |
Tração | Super Select II: 4×2 traseira; 4×4 tempo integral; 4×4 temporária com diferencial central bloqueado; 4×4 temporáriacom diferencial central e do eixo traseiro bloqueados mais reduzida | |
Relações de transmissão (:1) | n.d. | |
Relação dos diferenciais (:1) | n.d. | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, braços triangulares superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |
Traseira | Eixo rígido, dois braços longitudinais, barra transversal Panhard, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica | |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,2 | |
FREIOS | ||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/330 | |
Traseiros (Ø mm) | Disco/330 | |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem, assistente a frenagens de emergência | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Liga de alumínio 7,5J x 18 | |
Pneus | 265/60R18 | |
PESOS (kg) | ||
Em ordem de marcha | 2.095 | |
Carga útil | 615 | |
Peso bruto total | 2.710 | |
Capacidade de reboque sem freio | 580 | |
Capacidade de reboque com freio | n.d. | |
CARROCERIA | ||
Tipo | Carroceria de aço sobre chassi, suve, 4 portas, 7 lugares | |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | ||
Comprimento | 4.785 | |
Largura sem espelhos | 1.815 | |
Altura | 1.805 | |
Distância entre eixos | 2.800 | |
Bitola dianteira e traseira | 1.520/1.515. | |
Distância mínima do solo | 218 | |
DADOS PARA OFF-ROAD | ||
Ângulo de entrada (º) | 30 | |
Ângulo de saída (º) | 24,2 | |
Ângulo de transposição de rampa (º) | 23,1 | |
Profundidade de vau (mm) | 700 | |
Inclinação lateral máxima (º) | 45 | |
CAPACIDADES (L) | ||
Porta-malas | 971 (com os bancos da terceira fileira escamoteados), 1.197 com os encostos dos bancos da 2ª fileira rebatidos) | |
Tanque de combustível | 68 | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h (s) | 10,8 (estimado) | |
Velocidade máxima (km/h) | 180 (estimado) | |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | ||
Cidade (km/l) | n.d. | |
Estrada (km/l) | n.d, |
EQUIPAMENTOS DO MITSUBISHI PAJERO SPORT HPE DIESEL 2020 |
APARÊNCIA EXTERNA |
Acabamento inferior central do para-choque dianteiro tipo chapa de entrada |
Ajuste automático de altura do facho dos faróis |
Conjunto de lanternas traseiras e 3ª luz de freio em LED |
Defletor traseiro na cor do veículo |
Espelhos externos de acionamento elétrico e rebatíveis com carcaças cromadas |
Estribos laterais integrados à carroceria |
Faróis e luz traseira de neblina |
Faróis totalmente em LED com lavador |
Grade do radiador cromada |
Maçanetas cromadas |
Moldura de acabamento cromado no contorno dos vidros das portas |
Para-choque dianteiro na cor do veículo e com detalhes cromados |
Rack (estrado) de teto preto |
Repetidoras de setas nos espelhos |
Teto solar |
CONFORTO |
Abertura interna da portinhola do boca de abastecimento de combustível |
Acabamento interno predominante na cor preta ou bege (em função da cor do veículo) |
Acabamento lateral das portas com porta-garrafas e detalhes em prata tipo cromada |
Ajuste de altura e distância do volante de direção |
Ar-condicionado com saídas para a 2ª e 3ª fileira de bancos |
Ar-condicionado digital automático bizona |
Banco do motorista com ajuste elétrico |
Banco traseiro deslizante por 200 mm |
Bancos com desenho esportivo e revestimento de couro |
Bancos traseiros com ajuste de inclinação do encosto e com apoio de cabeça |
Borboletas para trocas de marcha |
Caixa organizadora no porta-malas |
Cobertura do porta-malas de enrolar |
Comandos de áudio, controle de cruzeiro, voz, telefone e computador de bordo no volante |
Computador de bordo |
Console central com descansa-braço em couro e porta-copos |
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo |
Descansa-braço central no banco traseiro com porta-copos integrado |
Entrada USB console dianteiro para transferência de dados |
Entradas USB (duas) no console central somente para carga |
Iluminação no porta-malas |
Limpador e lavador do para-brisa intermitente |
Luz de afastamento do veículo |
Luz de leitura |
Painel de instrumentos de alto contraste com mostrador multi-informação em cores |
Painel dianteiro e console central com detalhes de acabamento em prata |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros |
Retrovisor interno eletrocrômico |
Sensor crepuscular para comando do acendimento automático dos faróis |
Sensor de chuva para acionamento automático do limpador do para-brisa |
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro |
Tomada de 12 V no console dianteiro e no porta-malas |
Tomada de 120 V no console central |
Volante e manopla da alavanca seletora de câmbio em couro |
SEGURANÇA |
Alarme |
Alerta de ponto cego |
Assistente para trailer |
Assistente à frenagem |
Assistente de partida em aclives |
Bloqueio do diferencial traseiro |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais, de cortina para a 2ª e 3ª fileira de bancos e de joelhos para o motorista |
Câmera de ré |
Controle de descida |
Controle de estabilidade e tração |
Freio de estacionamento eletromecânico |
Imobilizador de motor |
Limitador de velocidade |
Luz de rodagem diurna (DLR) integrada ao farol |
Maçanetas internas cromadas |
Mitigação de colisão frontal |
Sistema de entrada sem chave |
Sistema de prioridade do freio sobre o acelerador |
Sistema ultrassônico de mitigação de desaceleração |
ÁUDIO |
Sistema multimídia com tela tátil de 7″, compatibilidade Apple CarPlay e Android Auto, Waze, Spotfy. GPS/NAVI (off line),Wi-Fi, comando de voz, rádio AM (12 memórias)/FM (18 memórias), MP3, WMA, videoplayer MP4, RMVB, Bluetooth com áudio streaming, entrada USB, Aux-IN/iPod, SD Card (2), conexão para subwoofer (1 canal) |