O AE não poderia terminar mais uma jornada sem render homenagem ao Automóvel nesse seu dia, 13 de maio. A data foi instituída pelo presidente Getúlio Vargas em 1934 por meio do Decreto nº 24.224.
Pois é o Automóvel que representa justamente a máxima liberdade individual, superando qualquer outra forma de transporte nesse aspecto. Sem nenhuma dúvida, o Automóvel é a máquina que mudou o mundo mais do que qualquer outra.
Foi também no dia 13 de maio, em 1888, que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, pondo fim à escravidão no Brasil ainda monarquia — era filha do Imperador D. Pedro II e Teresa Cristina.
Quando assinou a Lei Áurea, a Princesa Isabel usou de seus plenos poderes de regente, uma vez seu pai, o imperador encontrava-se na Europa para tratamento de saúde.
Um ano e meio depois, em 15 de novembro de 1889, a Republica foi proclamada e a Princesa Isabel, aos 43 anos, partiu para o exílio.
Portanto, saudemos este 13 de Maio como a data com ligação direta com a maior ventura do Homem, a liberdade. Das duas formas.
AE/BS