A Ford apresentou esta semana, em Salvador, a sua nova linha FreeStyle para os modelos Ka e EcoSport .
A viagem já iniciou com um fato inusitado: o reencontro com Luc de Ferran, o pai do EscoSport, hoje aposentado, reconhecidamente um dos melhores executivos da Ford brasileira, em viagem para Salvador no mesmo voo que eu.
Abrindo outro parêntese, e falando um pouco da história, quando a Ford inaugurou sua fábrica em Camaçari em outubro de 2001, passou por momentos difíceis para a contratação e adequação de seus funcionários que tinham pouca ou nenhuma experiência na fabricação de veículos. Para tal, promoveu treinamento intensivo de todos, tendo o Senai-Cimatec sido um parceiro importante para todo o processo. Tanto que a organização evento incluiu no programa uma visita à instituição
Particularmente,não escondo o orgulho de ter participado deste time que ajudou no lançamento do Fiesta e do EcoSport, programas BV-256 e BV-226, respectivamente, a partir de 2001
A apresentação da nova linha FreeStyle consistiu, como de hábito, de apresentação técnica e oportunidade de dirigir os dois modelos, tanto na área urbana de Salvador quanto em estrada em direção ao litoral norte.
Ka FreeStyle 1,0
O Ford Ka, desde o seu lançamento em 1997, vem mantendo ao longo de suas gerações a excelente característica de ser divertido de dirigir. Suspensões e direção bem casados mantêm um nível de confiança elogiável. Com bom espaço interno e posição correta do banco em relação aos pedais, vai agradar a maioria dos consumidores, com certeza.
A nova versão do Ka deriva do SE 1-litro e teve a altura livre do solo aumentada de 140 mm para 188 mm, mais as bitolas 30 mm maiores. As suspensões foram revistas em calibração incluindo a barra antirrolagem mais forte para compensar a maior altura de rodagem e reforço no eixo traseiro de torção com a mesma finalidade. As rodas de aço com pneus 175/65R14T deram lugar às de liga de alumínio com pneus 185/60R15H. Coxins do motor com amortecimento hidráulico complementam o pacote que aprimora o conforto de rodagem e a estabilidade direcional.
O motor 1-litro flex de três cilindros, produzido na fábrica de Camaçari, e o câmbio MX65 manual de cinco marchas produzido na Ford de Taubaté, formam um par perfeito. Mesmo com o pequeno acréscimo de peso (de 1.037 kg para 1,081 kg) continua a “pegada” incrível em acelerações, chegando a cantar os pneus nas trocas rápidas de primeira para a segunda.Para isso 87% do torque máximo já a 1.500 rpm contribui bastante.
Mas as retomadas de velocidade, principalmente em quinta, ficaram um pouco mais lentas devido ao alongamento final de transmissão motivado pelas rodas e pneus 3,5% maiores em raio dinâmico, mas que reflete favoravelmente em redução da rotação em estrada – a 120 km/h, de 4.040 rpm para 3.900 rpm — e compensou o aumento de peso e da área frontal, Na média cidade e estrada, com os dois combustíveis, o Ka FreeStyle ficou quase 2% mais econômico.
A Ford informou apenas um dado de desempenho, a aceleração 0-100 km/h com álcool, 15,1 segundos, pior que a do SE, que é 13,4 segundos, o que mostra efeito do maior peso combinado com alongamento global da transmissão.,
O consumo oficial (Inmetro) é 13,0/9,1 km/l na cidade e 15,1/10,4 km/l na estrada.
O recente novo câmbio manual MX65 incorpora aprimoramento nos sincronizadores de 1ª, 2ª e 3ª e acabamento polido dos dentes das engrenagens para funcionamento ainda mais silencioso do que o câmbio IB5 anterior. Traz também, é bom lembrar, o benefício da ré também sincronizada que elimina as conhecidas arranhadas ao ser engatada rapidamente e na esteira elimina uma fonte de limalhas prejudiciais a qualquer câmbio
A direção eletroassistida pareceu-me ter muito atrito, com retorno lento em manobras e dificultando mantê-la no centro em estradas. Um hipótese é o veículo que dirigi estar no mínimo das tolerâncias de ajuste do conjunto pinhão e cremalheira, que acredito tender a atenuar com o passar dos quilômetros.
Também os “engessadores” de quem aprecia dirigir, estão lá para proteger os ocupantes. O controle eletrônico de estabilidade e tração é complementado por um sistema de proteção anticapotagem que aciona os freios e reduz a potência do motor em caso de rolagem excessiva da carroceria. A direção com assistência elétrica mostrou-se bem leve em manobras de estacionamento e em baixa velocidade, aumentando seu “peso” à medida que esta aumenta. Muito importante, ela tem uma estratégia que filtra as vibrações causada por pequeno desbalanceamento de rodas antes de chegar ao volante de direção, compensando também as variações de inclinação lateral da pista e de ventos laterais.
Outro bom equipamento que integrar é o rack no teto. Com carregamento máximo de 50 kg, é útil para o transporte de bicicletas, pranchas de surfe e outros objetos.
Visualmente, o Ka FreeStyle 1,0 tem o mesmo estilo de sua versão 1,5 com alguns itens diferenciados, como a grade dianteira tipo colmeia em cinza, faróis com máscara negra, detalhe em prata nos para-choques e em preto fosco contornando a carroceria.
O veículo é disponível em seis cores: preto Ebony, branco Ártico, cinza Moscou, cinza Copenhagen, marrom Trancoso e prata Dublin. O interior tem combinação exclusiva de cores, com teto preto e painel marrom escuro. Os bancos são revestidos em couro e tecido, com duas faixas em tom mais claro no centro e costuras do mesmo tom. A central multimídia SYNC 2.5, com tela tátil de 7 polegadas e acabamento em preto, é acompanhada por uma entrada USB iluminada e bandeja para celular no console. O veículo tem quatro bolsas infláveis, as duas frontais obrigatórias e duas laterais.
O Ka FreeStyle 1,0 chega como modelo 2020 com preço público sugerido de R$ 56.690, para inaugurar uma nova faixa no segmento. A linha continua a oferecer também o Ka FreeStyle 1.5, porém com câmbio automático apenas.
As três revisões anuais somam R$1.380, pelo sistema de preço fixo da Ford. O cliente também tem a opção de contratar um dos planos de manutenção Ford Protect, que permitem pré-adquirir as revisões e incluir o seu valor no financiamento do veículo.
Veja ficha técnica no final
EcoSport FreeStyle
Idealizado como versão especial no final de 2005, o EcoSport FreeStyle rapidamente conquistou seu espaço, transformando-se em uma nova família da marca e hoje, no modelo 2020, ganhou mais um embelezamento com o teto e as colunas pintados de preto — “saia e blusa” —, grade dianteira preta, rack de teto com novo estilo, detalhes na cor prata nos para-choques, faróis com projetor em máscara negra, os retrovisores na cor Ebony Black com setas integradas e as maçanetas na cor do veículo.
A cor preta no teto e colunas mostrou modernidade, porém, o veículo me pareceu mais baixo do que a versão antiga monocromática, o que pode ir de encontro ao anseios de quem aprecia o porte avantajado dos suves. Outro aspecto, a concordância das duas cores mostrou dentes que desarmonizaram um pouco o visual lateral do veículo.
As rodas de 16 polegadas tiveram a face do detalhe diamante com acabamento usinado, complementando o estilo do EcoSport FreeStyle. Pneus 205/60R16H foram mantidos.
Dirigir o EcoSport continua a ser prazeroso, mantendo segurança de rodagem e bom grau conforto em qualquer piso. Os freios, mesmo a tambor atrás. são potentes e progressivos, sem apresentar picos incomodativos, principalmente no tráfego urbano.
O motor 1,5 de 130/137 cv, casa muito bem com a caixa automática de seis marchas, apresentando bom desempenho e pouco escorregamento percebido do conversor de torque nas trocas de marcha. De aspiração natural, o motor 1,5 de três cilindros em linha tem bloco e cabeçote em alumínio, velas de ignição centralizadas na câmara de combustão, bomba de óleo com pressão variável e duplo comando de válvulas variável na admissão e escapamento.
O novo EcoSport FreeStyle também vem equipado de série com direção eletroassistida, controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.
Na cabine, a central multimídia SYNC 2.5 com tela tátil de 7 polegadas oferece recursos eficientes de conectividade, com funcionamento intuitivo. O acabamento interno é destaque com materiais de qualidade que contribuem para um ambiente confortável e funcional para o motorista e os passageiros.
O novo EcoSport FreeStyle chega ao mercado agora em junho custando R$ 87 290 com câmbio manual e R$ 93.290 na versão automática. Como os demais modelos da linha, tem três anos de garantia além de contar com o sistema de revisões Ford preço fixo.
CM
FICHA TÉCNICA FORD KA FREESTYLE 1,0 2020 | |
MOTOR | |
Denominação | Ford 1,0 Ti-VCT Flex |
Descrição | 3 cil. em linha, dianteiro, transversal, bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada encapsulada em banho de óleo, variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcrum hidráulico, injeção no duto, coletor de escapamento integrado ao cabeçote, bomba de óleo de vazão variável, flex |
Diâmetro e curso (mm) | 71,9 x 81,8 |
Cilindrada (cm³) | 996.3 |
Taxa de compressão (:1) | 12 |
Potência (cv/rpm, G/A) | 80/85/6.300 a 6.500 |
Torque (m·kgf/rpm, G//A) | 10,2/3.500//10,7/4.500 |
Comprimento da biela (mm) | n.d. |
Relação r/l | n.d. |
Corte de rotação (rpm) | 6.700, corte misto |
Ignição | Estática, bobinas individuais |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo manual Ford MX65 de 5 marchas + ré, todas sincronizadas, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,727; 2ª 2,095; 3ª 1,345; 4ª 0,971; 5ª 0,775; ré 3,727 |
Relação do diferencial (:1) | 4,64 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mín. de curva (m) | n.d. |
Voltas entre batentes | 2,8 |
Diâmetro do volante (mm) | 375 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/n.d. |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Circuito hidráulico | Duplo em diagonal |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 6J x 15 |
Pneus | 185/60R15 |
Estepe | Igual às demais rodas |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, hatchback. 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d |
Área frontal (calculada, m²) | n.d |
Área frontal corrigida (m²) | n.d |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 3.954 |
Largura (sem/com espelhos) | 1.774/1.911 |
Altura | 1.570 |
Distância mínima do solo | 188 |
Distância entre eixos | 2.490 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 257 |
Tanque de combustível | 51,6 |
PESO (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.081 |
Carga útil | 379 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | n.d./15,1 |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | n.d./n.d. |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 13,0/9,1 |
Estrada (km/l, G/A) | 15,1/10,4 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em última marcha, 5ª (km/h) | 30,7 |
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) | 3.900 |
Rotação à vel. máxima, 5ª (rpm) | n.d. |
MANUTENÇÃO | |
Revisões e troca de óleo ((km/tempo) | 10.000/anual |
Óleo do câmbio | Não requer troca |
CORES | |
Branco Ártico, preto Ebony, prata Dublin, preto Bristol, cinza Copenhagen, cinza Moscou |