Já são 39 anos desde o lançamento do primeiro Gol, em 1980. Ainda com faróis miúdos e motor 1,3 arrefecido a ar, o modelo da Volkswagen mostrou, desde o início, que não estava chegando no mercado para brincadeira: transformou-se rapidamente em um fenômeno de vendas e por 27 anos ininterruptos foi o carro mais vendido do mercado brasileiro. A primeira versão 1,3 de 1980 teve a sofisticação de um motor desenvolvido pela Porsche. Na segunda metade dos anos 70, a Volkswagen do Brasil encomendou à famosa marca alemã de esportivos, que desenvolvesse o motor 1,3 arrefecido a ar que na época era utilizado no Fusca. A Porsche fez um tremendo trabalho: Os cabeçotes passaram a ter câmaras de combustão semi-hemisféricas com as válvulas de escapamento inclinadas com o objetivo de tornar mais eficiente a combustão e para, dessa forma, permitir ao motor arrefecido a ar utilizar taxa de compressão mais alta que os 6,6:1 do Fusca.
Além disso a Porsche adotou uma turbina de fluxo axial semelhante à de seus motores esportivos para reduzir as perdas e melhorar a eficiência do sistema de arrefecimento. Ainda com carburador de corpo simples e longo coletor de admissão, a configuração do motor ainda estava longe da perfeição. Por isso, os resultados no desempenho e no consumo ficaram abaixo do esperado. Depois de muitas avaliações da engenharia da época, conclui-se que o motor 1,6 com cabeçote de dupla entrada e dois carburadores, lançado no final de 1981, melhoravam substancialmente o desempenho, sem que o consumo fosse mais alto. Bingo! A partir desse ponto o Gol havia encontrado o caminho do sucesso e suas vendas dispararam.
Em sua trajetória teve extraordinárias versões, como a GT de 1984 ou a inesquecível GTi, que foi apresentada ao público no Salão do Automóvel de 1988. Ao longo desses 39 anos, o carro foi modificando sua mecânica e seu design, recebendo inúmeras reestilizações e carrocerias adaptadas ao seu tempo. Um carro que nasceu no Brasil, fruto de nossa engenharia e adequado aos pisos e climas desse país de dimensões continentais. Nas mudanças mecânicas, a principal delas foi a adoção do motor MD 270 “Torque”, o precursor dos motores AP. Inicialmente os motores arrefecidos a água surgiram no Gol GT 1,8 em 1984 e já nos Gol modelo 1985 os motores arrefecidos a água de 1,6 litro consagraram definitivamente os caminhos de sucesso de um dos fenômenos de nossa indústria automobilística. Quem não tem uma boa história para contar sobre um Gol ou alguma lembrança envolvendo esse carro? A caminhada do Gol mistura-se a acontecimentos da vida de grande parte da população brasileira.
Diante de uma história tão rica e de uma intimidade tão grande com o consumidor brasileiro, fica fácil entender o sucesso do hatch, que chegou com pretensões de substituir o datado Fusca em nosso mercado e realmente o substituiu com méritos — coisa que o up!, menor carro da VW, ainda não conseguiu. Apesar de vários facelifts em sua trajetória, o Gol deixou de ser o líder do mercado e o carro preferido entre os consumidores. Por isso, as mudanças fazem parte de seu processo evolutivo. O Gol recebeu reestilizações na frente, na traseira, nos para-choques, no interior (que ficou mais refinado) e na mecânica.
Queiram ou não os ma- humorados de plantão, o Gol continua sendo um carro querido no Brasil. Por isso, nós do AUTOentusiastas reconhecemos a importância desse grande brasileiro — uma máquina que já teve cerca de 8 milhões de unidades produzidas e ajudou a desenvolver esse País. Cabe ao consumidor decidir se esse Gol oferecido atualmente ao mercado, com seu moderníssimo motor 1-litro de 3 cilindros ou o 1,6 de 4 cilindros, vai retomar o brilho e o sucesso de seus antecessores. Em tempos de crise econômica, será um desafio e tanto para a Volkswagen recuperar o prestígio e o brilho que o Gol sempre desfrutou no mercado brasileiro.Quem sabe o novo Gol que deverá chegar no final de 2020 traga o prestígio, o brilho e a liderança que o Gol nunca deveria ter perdido.
DM
A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade de seu autor.
Visite o site do Douglas: www.carrosegaragem.com.br
Não deixe de ler a Newsletter AutoTalk, que fala sobre a anatomia de um carro e de tudo que gira ao redor dele. A inscrição é gratuita e você recebe semanalmente. Cadastre-se em: www.autotalk.com.br