Lembro de vários feedbacks que foram memoráveis para mim; cito o exemplo do feedback do amigo Jun Takahashi, infelizmente já falecido, sobre um editor de texto com caracteres da língua portuguesa para computadores da série Sinclair Spectrum — no Brasil TK-95, que eu publiquei na revista Microhobby. Os detalhes estão na matéria “Meu amigo Jun”.
Mas desta vez tudo começou com a seguinte troca de mensagens (2) decorrente do comunicado de falecimento feito pelo amigo de Facebook, Luciano José Rigonato, que aparece em destaque na ilustração de entrada desta matéria (1). O que se seguiu foi surpreendente:
Fiquei muito surpreso com a resposta do Luciano e acabei postando o seguinte em minha página no Facebook:
“Como me deixar triste e, apesar da situação, alegremente surpreso e profundamente emocionado?
Pois foi assim: a D. Neusa faleceu e seu amantíssimo neto, e meu amigo no Facebook, Luciano José Rigonato, postou uma sentida informação sobre o seu passamento. Deixei minha mensagem de pêsames e fui surpreendido com a resposta do Luciano: ‘Ela gostava muito das suas matérias sobre Fusca. Eu sempre levava para ela ver’.
Agora dá para entender o porquê de minha reação? Quem diria… Que Deus a tenha!”
O Luciano, ou Lu como sua avó o chamava, postou a seguinte resposta:
“Tem coisas que nos fazem lembrar da alegria da pessoa querida. Eu sempre que pegava uma revista sobre Fusca ou qualquer carro antigo ia correndo levar para ela ver. Me lembro como ela ficava feliz ela dizia ‘hein’ Lu eu lembro do Pé de Boi ou ‘hein’ Lu lembro daquele Fusquinha azul de fulano. São lembranças que me fazem muito feliz. Eu lembro que muitas vezes pegava a revista na banca e corria para a casa dela tirar do saquinho. Eu via escrito matéria Alexander Gromow e eu dizia. Aí essa matéria foi feita pelo meu amigo. Ele entende tudo de Fusca. Eu ouvia aquele ‘Ooh’ que bonito Lu. São coisas que ficaram para sempre no meu coração. Obrigado meu amigo por ter me ajudado, mesmo sem saber, a fazer uma pessoa querida feliz.”
Instantes depois o Luciano complementou com o seguinte:
“Alexander, continue a escrever suas matérias de forma impecável. Sempre com o mesmo amor e dedicação, pois cada palavra sua ali que são lidas você não imagina a alegria e felicidade dá para uma pessoa.”
Dona Neusa
A avó do Luciano, jovem aos seus 73 anos, infelizmente não resistiu à uma cirurgia decorrente de uma queda na qual ela fraturou uma perna. A sua família mora em Taquarituba, SP, a 330 quilômetros a oeste da capital, e é lá que o Luciano mora.
Lá é que ela ia para o culto na Congregação Cristã do Brasil com o Fusca azul, ano 1972 — todo original, levada por seu filho Valdeci, isto entre 1990 e 2001. O que só reforçou o amor dela pelo Fusca.
________________________________________________________________________________________
Esta matéria talvez se encaixe mais como sendo um causo no qual eu participo. A emoção que envolveu toda esta troca de mensagens foi muito grande, em especial pelo inusitado do caso.
Sim, lembro de uma conversa com o Bob Sharp — editor-chefe do AUTOentusiastas, na qual ele me lembrava de sempre mencionar “caros leitores e leitoras”, no que eu questionei sobre as “leitoras”, mas agora concordo plenamente com a importância de indicar as “caras leitoras” também. Fato é que as leitoras existem sim, só que elas não são lá muito afeitas a postar comentários.
Assim como foi no caso do Jun Takahashi, também aqui no caso do Luciano os feedbacks vieram por acaso. Na época eu tinha agradecido ao Jun, e agora é a vez de agradecer ao Luciano, que, apesar da situação triste, não se furtou em me contar um fato incrível para mim: sua avozinha era minha leitora!
Transcrevo abaixo os textos das postagens no Facebook reproduzidos como fotos, em especial para as versões traduzidas para outros idiomas:
Imagem de abertura
(1) Publicado pelo Luciano José Rigonato: Descanse em paz minha querida avó Neuza. Te amarei por toda a vida.
Comentários à publicação acima:
(2) Publicado por Alexander Gromow: Meus pêsames
Publicado pelo Luciano José Rigonato: Ela gostava muito das suas matérias sobre Fusca. Eu sempre levava para ela ver.
Publicado por Alexander Gromow: Apesar do momento tão triste, fico gratamente surpreso com esta informação.
Que Deus a tenha.
AG
NOTA: Nossos leitores e leitoras são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.