Alguns carros testados ou avaliados pelo AE, como os importados premium e alguns nacionais, trazem no seu bojo o Adas, (Avanced Driver Assistance Syetems),sigla em inglês de Sistemas Avançados de Auxílio ao Motorista. Entre eles estão o controle automático de velocidade adaptativo, controle de estabilidade, alerta de colisão iminente, frenagem de emergência automática, alerta de mudança de faixa, alerta de saída de faixa, detecção de ponto cego, entre ouros.
Os sensores e câmeras do Adas ficam no para-brisa ou na grade dianteira, e requerem recalibração quando o vidro do para-brisa é substituído ou quando ocorre alguma batida frontal, bem como após um serviço de alinhamento de rodas. Sem esse cuidado o Adas poderá se tornar ineficaz e não cumprir o prometido, o que eventualmente pode pôr em risco a segurança do veículo e seus ocupantes. Por isso a inglesa Pilkington, a maior fabricante de vidros automobilísticos, desde 2006 pertencente ao NSG Group, este parte do Grupo Sumitomo, de Kyoto, no Japão, divulgou esta nota.
Sem a recalibração, diz a Pilkington, os sistemas não são sincronizados, nem alinhados e passam informações erradas ou imprecisas ao motorista, que poderão até ocasionar acidentes. Imagine-se, por exemplo, o que acontece se um assistente de permanência de faixa estiver descalibrado e o carro sair da pista? Ou ainda um sistema de frenagem automática de emergência que não freia quando o veículo da frente para? Esses são alguns exemplos de problemas que podem acontecer no dia a dia do motorista cujo Adas do veículo esteja sem funcionar corretamente.
Os sistemas que compõem o Adas requerem muita precisão e o motorista precisa ficar atento aos sinais do veículo para identificar quando o sistema precisa receber manutenção. Geralmente aparecem mensagens no painel informando que algum sistema está com mau funcionamento ou inativo, ou é exibido no painel código de erro no sistema ou luz no painel.
Mesmo sendo um assunto de extrema importância, a maior parte dos motoristas desconhece a necessidade de recalibração do sistema de segurança do carro.Por isso a Pilkington, que não produz nada associado ao Adas, emitiu essa informação que tem o intuito exclusivo de orientar os motoristas. Ao mesmo tempo, traz a público que é a primeira empresa no Brasil apta a oferecer serviço de recalibração do Adas em automóveis de passageiros e caminhões na sua rede de serviços especializados.
Para encontra a loja Pilkington mais próxima, entre em www.lojaspilkington.com.br
AE/BS