Depois da matéria do lançamento do Honda HR-V Touring, escrita pelo Gerson Borini e publicada no último dia 6, não haveria muito o que acrescentar, mas a Honda se apressou em oferecer o veículo para teste e achei interessante utilizá-lo no dia a dia — “no uso”, como é chamado no AE — principalmente, por temos oportunidade fazer mais fotos e o sempre importante vídeo. E, claro, no nosso local “oficial” para isso, a Estrada dos Romeiros, a maison blanche e a curva AE.
Como tenho enfatizado esses anos todos, nada como avaliar um carro nos percursos e caminhos familiares, bem diferente da utilização nos lançamentos.
O HR-V Touring, informado antes, tem preço público sugerido de R$ 139.900 e não tem opcionais.
Tudo o que o Gerson viu, sentiu e anotou confere com o que observei durante os sete dias em que utilizei a nova versão do HR-V. Todavia, nesse período o veículo se mostrou ainda mais agradável, mesmo que sabidamente os suves não estejam no topo da escala de minhas preferências automobilísticas. No trânsito urbano, por exemplo, seu porte parece menor do que suas dimensões sugerem, como 4.329 mm de comprimento com 2.610 mm entre eixos, 1.772 mm de largura da carroceria, ou seja, sem contar os espelhos, e 1.650 mm de altura O diâmetro mínimo de curva de 10,6 m arremata essa impressão.
Concorre de maneira marcante para isso uma coisa chamada harmonia. Nada parece supérfluo ou faltante, carro e motorista se complementam de maneira perfeita. Só senti falta do repetidor digital da velocidade, o que é uma pena. É algo com que se acostuma ao não se precisar mais “interpretar” o que o velocímetro mostra, de capital importância em tempos de autoridades de trânsito secas para passar a mão no nosso dinheiro por meio de velocidades “faturadoras”.
Muito boa a maneira como esse HR-V, mesmo pesando quase 1.400 kg, acelera em meio às “lesmas’ que infestam nosso trânsito em quantidade que não para de crescer. É acelerar e ter a resposta que se imagina, sem “preguiça de turbo” ou “delays”, e isso no trânsito sempre é muito bom.
Na cidade, a atuação automática do freio eletromecânico nas paradas alivia o trabalho de precisar manter o pedal de freio pressionado; para arrancar basta acelerar que o freio solta de pronto. E no entra e sai do carro, a chave presencial destrava porta ao toque de um ponto específico na maçaneta externa, bem como a partida do motor por botão facilita a vida no uso diário.
Destaque também para o rodar confortável no solo “lunar” de São Paulo — menos buracos, é verdade, mas as ondulações só aumentam — sem excesso de maciez, o que lhe confere bons dotes para tomar curvas com mais ímpeto, sem movimentos parasitas, importante num suve. Sua direção eletroassistida é exata e rápida o suficiente para rodar nas ruas de bairro, além de a indexação à velocidade e a definição de centro serem perfeitas.
A Honda ainda não divulgou o consumo de gasolina da versão, mas deu para observar que ela está bem situada. No vídeo apontei 12,2 km/l no percurso Moema-maison blanche (51 quilômetros), o que pode ser considerado um bom consumo médio. Na cidade nunca baixou de 9 km/l e estou certo de que em rodovia somente supere 13 km/l com facilidade.
Desempenho, também não divulgado pela fabricante, estimo o 0 a 100 km/h em 9 segundos, possivelmente um pouco menos, e este HR-V tem potência para chegar a 200 km/h ou passar um pouco disso.
Para fechar, um suve moderno, bem construído, motor estado-da-arte, espaçoso e bom de dirigir.
Assista ao vídeo:
BS
FICHA TÉCNICA HONDA HR-V TOURING 2020 | |
MOTOR | Quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 16 válvulas, comando no cabeçote acionado por corrente, variador de fase na admissão e escapamento, turbocompressor com interresfriador, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 1.498 |
Diâmetro e curso (mm) | 73 x 89,5 |
Taxa de compressão (:1) | 10.6 |
Potência máxima (cv/rpm) | 173/5.5.00 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 22,4/1.700 a 5.500 |
Formação de mistura | Injeção direta |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo dianteiro automático CVT com 7 marchas virtuais, trocas manuais sequenciais pelas borboletas, tração dianteira |
Relações de transmissão (:1) | 2,645 a 0,405; ré 1,859 a 1,303 |
Espectro das relações (:1) | 6,530 |
Relação de diferencial (:1) | 5,048 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Voltas entre batentes | 2,8 |
Diâmetro do aro do volante (mm) | 370 |
Diâmetro mínimo de giro (m) | 10,6 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/293 |
Traseiros (Ø mm) | Disco/282 |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas (pol.) | Liga de alumínio, 7Jx17 |
Pneus | 215/55R17V |
CARROCERIA | Monobloco em aço, suve, subchassi dianteiro, quatro portas, cinco lugares |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 393 (980 com encostos rebatidos) |
Tanque de combustível | 51 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.380 |
Capacidade de carga | 420 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.329 |
Largura sem espelhos | 1.772 |
Altura | 1.650 |
Distância entre eixos | 2.610 |
Bitola dianteira/traseira | 1.535/1.540 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | n.d. |
Estrada (km/l) | n.d. |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 9 (estimado) |
Velocidade máxima (km/h) | 200 (estimado) |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
V/1000 c/ rel. mais longa (km/h) | 59,7 |
Rotação a 120 km/h, idem (rpm) | 2.000 |
EQUIPA,MENTOS HONDA HR-V 1,5 TOURING 2020 |
SEGURANÇA |
Acionamento de todos os vidros um-toque com proteção antiesmagamento |
Acionamento elétrico por controle remoto das fechaduras das portas e vidros |
Ajuste de altura de ancoragem superior dos cintos dianteiros |
Alarme perimétrico e volumético |
Alerta de frenagem de emergência por acendimento piscante das luzes de freio |
Assistente de partida em aclives |
Aviso sonoro de cintos dianteiros desatados |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina |
Chave tipo canivete |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de força |
Cintos de segurança e apoio de cabeça para todos os ocupantes |
Controle de estabilidade e tração |
Engates Isofix com fixação superior para dois bancos infantis |
Estrutura de deformação progressiva nas extremidades |
Freio de estacionamento eletromecânico com função de acionamento automático nas paradas |
Imobilizador de motor |
Imobilizador do acionamento elétricos dos vidros traseiros |
Terceira luz de freio |
Trava para crianças nas portas traseiras |
ITENS EXTERNOS |
Defletor de teto traseiro |
Antena de teto traseira |
Estrado (rack) de teto |
Luz de rodagem diurna e luzes traseira em LED |
Faróis de neblina |
Faróis em LED com acendimento automático |
Grade frontal cromada com acabamento em preto-piano |
Para-brisa com faixa degradê |
Maçanetas na cor do veículo |
Maçanetas traseiras embutidas na coluna |
Carcaça dos retrovisores esternos na cor do veículo |
Repetidoras de setas nos espelhos |
ITENS INTERNOS |
Acabamento em couro no console central, descansa-braço dianteiro e apoio de braço nas portas |
Console central com acabamento na área superior em preto-piano |
Painel e portas com revestimento macio |
Porta-objetos nas portas dianteiras |
CONFORTO E TECNOLOGIA |
Acionamento interno mecânico da portinhola do bocal de abastecimento |
Ajuste de altura do banco do motorista |
Ajuste do volante de direção em altura e distância |
Apoio para o pé esquerdo do motorista |
Ar-condicionado automático digital com comandos por tela tátil |
Assistente mudança de faixa por câmera no espelho direito (LaneWatch) |
Bluetooth com comando de telefone no volante e comando de voz |
Borboletas para trocas de marcha sequenciais |
Câmera de ré multivisão com linhas-guia |
Computador de bordo multifunção no painel |
Console central elevado com porta-copos emborrachado |
Controle automático de velocidade de cruzeiro |
Desembaçador do vidro traseiro |
Entradas USB, auxiliar P2 e tomada de 12 volts |
Iluminação interna dianteira individual |
Iluminação no porta-malas |
Limpador de para-brisa com funções intermitente e variável |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Porta-objetos sob o descansa-braço dianteiro |
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros |
Rebatimento elétrico dos retrovisores com função de abaixar orientação no direito a ao dar ré |
Revestimento dos bancos em couro |
Sensor crepuscular |
Sistema de configuração de bancos Honda Magic Seat |
Sistema multimídia com tela tátil de 7″, interface para smartphones Android Auto e Apple CarPlay, rádio AM/FM com 4 alto-falantes e 2 tweeters |
Volante de direção revestido em couro com comandos de áudio e controle automático de velocidade de cruzeiro |