Notícia Volkswagen
A Volkswagen da Alemanha anunciou nesta 2ª feira (15) seu novo câmbio manual que é estado da arte, o MQ281, mais eficiente e capaz de reduzir a emissão de CO2 em até 5 g/km dependendo da combinação motor-câmbio. O novo Passat será o primeiro produto a ser dotado do câmbio MQ281, de seis marchas, seguido de quase todas as classes de veículos do Grupo Volkswagen.
Ninguém estava dando atenção para câmbios manuais até agora. Contudo, apenas ligeiras modificações foram suficientes para aumentar a eficiência e reduzir o consumo com grande impacto nas emissões e no meio ambiente. Ainda que não se note tanto, as caixas manuais têm significativa participação no mercado de câmbios no mundo todo devido à sua alta taxa de instalação.
A tendência em veículos do segmento de suves com rodas de grande diâmetro leva a grandes exigências do câmbio. “Com o MQ281, desenvolvemos uma altamente eficiente caixa de câmbio que atende a essas necessidades com total confiabilidade, e que será logo introduzida em várias classes de veículos do segmento de grande volume,” explica Helmut Göbbels, chefe de Desenvolvimento de Câmbios Manuais e Tração nas Quatro Rodas da Volkswagen. O MQ281 tem um espectro de torque de 20,5 m·kgf a 34,7 m·kgf, o que significa que ele excede completa ou parcialmente os câmbios Volkswagen atuais MQ250 e MQ350, respectivamente.
Ele é baseado no conceito de 2,5 árvores e apresenta um espectro de relações máximo de 7,89. Por uma lado garante ótimo desempenho nas arrancadas — mesmo para veículos grandes com rodas enormes — e facilita, por outro lado, o “downspeeding”, que é economizar combustível quando o veículo é dirigido nas marchas altas com baixa rotação do motor.
O desenvolvimento focou primariamente o aumento de eficiência. “Utilizamos métodos de desenvolvimento virtual,” diz Helmut Göbbels. “Isso nos permitiu projetar um sistema de condução de óleo completamente novo. Adotando uma variedade de medidas para essa condução, fomos capazes de chegar a uma lubrificação uniforme e perfeita das engrenagens e rolamentos, reduzindo o volume de óleo vida-toda para apenas 1,5 litro.” Para diminuir ainda mais o atrito, um conceito de rolamento adaptado ao câmbio foi desenvolvido: o projeto contou com rolamentos de atrito minimizado mediante retentores de baixo contato.
O uso e distribuição do material da carcaça do câmbio também foram otimizados. Com o auxílio de mais ferramentas de desenvolvimento virtual, pôde ser projetada uma estrutura de resistência otimizada. A nova carcaça atende aos atuais requisitos de ruído (eliminação de ruídos secundários desnecessários) e desse modo melhora o conforto ao dirigir, com vibrações no veículo menos audíveis e percebíveis .
Como nos vários câmbios Volkswagen, o MQ281 é fabricado em casa. A aceleração da produção segue nas fábricas em Barcelona, Espanha e Córdoba, Argentina.
BS
Nota do editor-chefe: Enquanto isso, em terra brasilis câmbio manual é coisa de pobre…