Eles chegaram de sete Estados com a pompa e circunstância de uma reunião de família (daquelas bem grandes) com os parentes de São Paulo. Nas carretas que trazem seus brinquedos e tralhas não faltam faixas anunciando a quatro estradas que o destino daqueles automóveis clássicos é Interlagos, o “Templo”, como a pista paulistana é reverenciada e onde a festa será neste sábado (7 de setembro).
As origens são tão diversas quanto a variedade dos 54 carros que vão compor o grid, de longe o maior da temporada paulista deste ano: cariocas, catarinenses, cearenses, goianos, mato-grossenses, paranaenses, gaúchos e os óbvios paulistas não estão inscritos nas provas mais importantes do fim de semana, mas isso pouco importa.
Dividir o asfalto, o churrasco e as brincadeiras é o que vale para essa turma de loucos e apaixonados inscrita na Gold Classic Interlagos. Essa prova reflete uma tendência cada vez maior do verdadeiro automobilismo-raiz brasileiro: os carros têm, no mínimo, 25 anos de idade, mas exibem saúde de fazer inveja a muitos modelos atuais. Nos boxes é comum um “rival” ajudar o vizinho; Caio Lacerda, um dos paulistas inscritos na prova, notou que algumas equipes iam precisar de galões de combustível e comprou 15 deles para resolver o problema dos visitantes.
Na busca da diversão e das disputas não há sequer um regulamento padrão: cada campeonato regional tem suas peculiaridades e nem mesmo a liberdade de optar por pneus slick ou modelos usados na rua, motores turbo ou aspirados, alimentação por carburadores ou injeção (conceitos que nunca, ou raramente se misturam em outras categorias) faz muita diferença. Com liberdade para desenvolver suas aptidões e teorias, preparadores entram em acordo com facilidade raramente vista no automobilismo.
A Gold Cup Interlagos é consequência do sucesso de prova tradicional que vem se realizando em Cascavel (PR) e reúne modelos com idade mínima de um quarto de século em largada única. O grid numeroso das edições passadas levou o organizador do evento, o jornalista Luc Monteiro (voz conhecida na transmissão de provas de várias categorias nacionais), a expandir os horizontes do paddock da categoria e a resposta foi positiva. Em meio ao sucesso do evento que se realiza neste sábado em Interlagos já se fala em provas semelhantes nos autódromos de Tarumã (RS) e Curvelo (MG) e até mesmo em um campeonato brasileiro ou algo do gênero.
Certamente há espaço para tal, quem sabe até mesmo em um formato menos formal e que preserve o ambiente amistoso e cordial que reina entre as equipes. Afinal, em nenhum outro segmento do esporte pode-se ver modelos de outrora populares Chevette, Escort, Fusca, Gol, Maverick, Omega, Opala, Passat, Voyage, Uno e 147 ao lado de esportivos como Puma, um italianíssimo Alfa Romeo GTAm, os menos conhecidos Bianco e Farus, o elegante Karmann-Ghia e até raríssimos protótipos de competição como os Avallone-Chevrolet, Espron-BMW e Heve-VW, sem deixar de lado um Willys Interlagos berlineta.
Melhor do que isso é ver todos esses automóveis em pinturas coloridas, carrocerias bem polidas e tratados a pão-de-ló por preparadores que não encontram espaço para expressar seus conhecimentos e paixão em outras categorias. Os velhinhos e barulhentos clássicos da Gold Classic Interlagos vão dividir a pista em uma programação que terá a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance (onde correm modelos importados e protótipos de competição de alto desempenho), e do Campeonato Brasileiro de Turismo Nacional (aberto a carros de turismo fabricados no Mercosul e equipados com motores de até 1.600 cm3), além da oitava rodada do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto e mais uma prova do Torneio Interlagos de Regularidade organizado por Jan Balder.
O horário ingrato da primeira corrida (8h50) e o mais palatável da segunda largada (14h30) não devem ser obstáculos para quem for a Interlagos: o ingresso é livre (estacionamento é cobrado a R$ 20,00) e a programação é das mais intensas, estendendo-se até às 24h00 horas no sábado e até às 18h00 horas no domingo. É, de fato, um programa para o bando de loucos que ainda curte o automobilismo-raiz, aquele mesmo que pavimentou o caminho de muitos brasileiros que se destacaram no Exterior. Quem quiser acompanhar pela internet pode clicar nos links do You Tube, Facebook e Portal CATVE.
A lista de inscritos
# | Pilotos | UF | Equipe | Automóvel | Classe |
2 | Deninho Casarini | SP | Casarini Racing | VW Puma | Força Livre |
3 | Niltão Amaral | RS | Brazauto | VW Passat | Turismo Super |
6 | Caio Lacerda | SP | HT Guerra | VW Gol | Turismo Super |
7 | Thiago Perez | SP | Wessler Racing | VW Fusca | Fusca Cup |
11 | Eduardo Castilho | SP | HT Guerra | VW Puma | GT |
12 | Mauro Kern | SP | HT Guerra | VW Puma | Super Classic |
14 | Geraldo Mesquita | MG | Greff Motor Club | VW Passat | Turismo Super |
15 | Heitor Nogueira Filho | SP | Joes Racing | Protótipo Espron | Força Livre |
16 | Fernando “Batistinha” Batista | SP | Automotor | Ford Maverick | Premium |
17 | Humberto Guerra Júnior | SP | HT Guerra | VW Passat | Turismo Light |
19 | Paulo Cury | SP | Casarini Racing | Farus GT | GT |
21 | Léo Freitas | MG | Greff Motor Club | VW Fusca | Speed Fusca |
22 | Juliano Bastos | PR | Lacombe Motorsport | VW Gol | Força Livre |
24 | Marcelo Coelho | MS | EMS Racing | VW Fusca | Super Classic |
25 | Silvio Zambello | SP | Jolly | Alfa Romeo GTAm | Força Livre |
27 | Wanderlei Berlanda | SC | MIG Motorsports | Chevrolet Omega | Super Classic |
29 | Stanley Wessler | SP | Wessler Racing | VW Fusca | Fusca Cup |
30 | Carlos Harmel/Césara Cardoso | SP/RS | JR Competições | VW Passat | Turismo Super |
32 | Fred Mesquita/Reinaldo Cangueiro | MG/SP | Greff Motor Club | VW Karmann-Ghia | GT |
33 | Roberto Lacombe | RS | Lacombe Motorsport | VW Gol | Força Livre |
37 | Giovani Almeida/Alexandre Peppe | SP/SP | HT Guerra | VW Passat | Turismo Super |
39 | Cleiton Krause | RS | Brazauto | Fiat Uno | Turismo Light |
40 | Thiago Schaedler/Josimar Ribeiro | RS/RS | Fórmula Uno Racing | Fiat 147 | Força Livre |
41 | Ike Nodari | SC | Bonora Racinf | Fiat Uno | Turismo Light |
42 | Davidson Gea Zschaber | MG | Greff Motor Club | VW Fusca | Super Classic |
44 | Guilherme Melo | MG | Go Racing | Puma | GT |
45 | Daniel Kelemen | SP | RC Racing Team | Chevrolet Opala | Força Livre |
47 | José Mário Dias | PR | Greff Motor Club | Chevrolet Chevette | Turismo Light |
48 | Sérgio Rocha/Paulo Weber | RS/RS | RS Racing | Ford Escort | Turismo Super |
52 | Marcelo Ferraz | SP | Speedtec | VW Gol | Força Livre |
54 | Rafael Lopes/Ricardo Domenech | SP/SP | RC Racing Team | Chevrolet Opala | Força Livre |
56 | André Mello | SP | DR Preparações | Chevrolet Chevette | Turismo Super |
57 | Antônio Chambel | SP | DR Preparações | VW Gol | Turismo Super |
58 | Ricardo Magnusson/Rogério Mendes | SP/SP | HT Guerra | VW Gol | Turismo Light |
66 | Almir Morales | SC | 66 Motorsport | VW Voyage | Turismo Light |
69 | Fernando Brock | RS | Eltz Racing | Bianco S | GT |
71 | Giuliano Giacomazzi | RS | Pieretti Racing | Chevrolet Opala | Premium |
72 | Guilherme Lacerda | MG | Greff Motor Club | VW Voyage | Turismo Super |
77 | Paulo “Loco” Figueiredo | SP | Hollywood-Loco | Heve P6 | Super Classic |
78 | Matheus Beccalli | SP | Greff Motor Club | Chevrolet Chevette | Turismo Light |
83 | Antônio Pitta Neto /Tarcilo Pimentel | CE | Barão Racing-Horse Motorsport | VW Passat | Turismo Super |
88 | Paulo Fiorini/Renato Carvalho | SP/SP | A&M Race Team | VW Gol | Turismo Super |
111 | Robinson Molly/Fellipe Matos | SP/SP | Auto Giro | Chevrolet Omega | Premium |
111 | Paulo “Mito” Feitosa | MG | Greff Motor Club | VW Passat | Turismo Super |
122 | Denísio Casarini | SP | Casarini Racing | Willys Interlagos | Força Livre |
144 | Roberto “Coruja” Amaral | SP | Chevrolet Opala | Premium | |
222 | Fábio Tokunaga | PR | Red Foot Racing Team | VW Gol | Turismo Light |
271 | Henrique Bartels | MG | Greff Motor Club | VW Fusca | Speed Fusca |
302 | Leovaldo Petry | RS | Project Motorsport | Ford Maverick | Premium |
333 | Manoel Salgueiro | MG | Greff Motor Club | VW Passat | Turismo Light |
467 | Tarcires Soares | CE | Boteco Praia-Saúva racing | Fiat Uno | Turismo Light |
777 | Paulo Henrique Costa | PR | Red Foot Racing Team | VW Voyage | Turismo Light |
911 | Ronaldo Cezar/Renan Inácio | PR/PR | Ronaldo Racing | VW Voyage | Turismo Light |
913 | Carlos Estites | RJ | HT Guerra | Ford Escort | Força Livre |
WG