Por que o título? Porque este Mercedes-Benz Classe C de quarta geração (2014 com facelift em 2018), além de oferecer tudo o que se conhece da marca de 95 anos — criada em 1926 com a fusão da Benz & Cie e da Daimler Motoren Gesellschaft, surgindo a Daimler-Benz AG (atual Daimler AG) — traz duas características incríveis, inéditas no mundo automobilístico.
Uma, a eliminação do motor de partida como conhecemos há 108 anos, quando o americano Charles Franklin Kettering (1876-1958) criou um mecanismo eletromecânico que punha o motor em funcionamento ao se fechar um contato elétrico. A criação do motor de partida é sem nenhuma dúvida o fator que mais contribuiu para a popularização do automóvel.
No C 200 EQ Boost, o que põe o motor para parar funcionar é o alternador, em função invertida e alimentado por energia elétrica proveniente de uma bateria de 48 volts, acionando o virabrequim por meio de uma reforçada correia dentada.
A bateria é carregada pelo próprio alternador que deixa de ser motor durante as desacelerações espontâneas (pé fora do acelerador) ou ao frear.
Outra característica inédita é um novo formato de roda-livre, do qual falarei adiante.
Mas o uso do alternador para dar partida não é novidade. .Em 2004, a PSA lançou o Citroën C3 versão Start & Stop usando o alternador para essa finalidade em razão das múltiplas utilizações de religar o motor no tráfego urbano após cada parada, o que impõe severo trabalho ao motor de partida tradicional, especialmente na parte do engate mecânico do pinhão com a coroa dentada do volante do motor.
Tive oportunidade de dirigir esta versão do C3 numa viagem à França a convite da Citroën e fiquei encantado de ver o motor pegar sem o tradicional ruído mecânico r e o típico cantar de engrenagens de dentes retos.
A novidade nesse Mercedes C 200 EQ Boost, agora sim, é além de fazer a o motor funcionar, o alternador/motor de partida fornecer potência de 14 cv ao motor a combustão assim que este é acelerado, dando mais vigor à saída da imobilidade, situação em que a turbina do turbocompressor ainda não teve tempo de embalar. Assim, durante toda a faixa de funcionamento do motor 4-cilindros 1,5 litro (1.497 cm³) turbo de 183 cv de 5.800 a 6.100 rpm, a sua potência sempre é sempre reforçada com 14 cv, chegando ao total de 197 cv.
É daí que vem EQ, sigla, em alemão, de inteligência elétrica, para ajudar o motor a combustão — o boost.
O mesmo com o torque de 28,5 m,kgf de 3.000 a 4.000 rpm, que é acrescido de 16,3 m·kgf e totaliza 44,9 m·kgf. O resultado dessa cooperação é aceleração 0-100 km/h em 7,7 segundos e velocidade máxima de 239 km/h. Nada mau. Ajuda o peso relativamente contido do veículo, 1.505 kg e, em muito, o Cx de apenas 0,24 e a área frontal corrigida de 0,5 metro quadrado.
Esse motor, denominado M264, é um acréscimo à família de motores da marca que contraria a tendência de motores com curso dos pistões maior que o diâmetro dos cilindros ao medir 80,4 mm x 73,7 mm. Esse curso significa que à rotação de potência máxima (6.100 rpm), a velocidade média de pistão é de somente 15 metros por segundo.
Seu turbocompressor é de dupla voluta e a válvula de alívio é elétrica de controle eletrônico. Outra característica do motor M264 é não ter variador de fase nos comandos de válvulas, mas variação do levantamento de válvulas — um menor e outro maior — que a fábrica chama de Camtronic.
Acoplado ao motor está o câmbio automático epicíclico de nove marchas, o 9G-Troniic, da própria Daimler AG.
Roda-livre diferente
A roda-livre, recurso conhecido já no final do anos 1930, significa o veículo seguir rodando pela inércia apenas após o câmbio desengatar-se automaticamente ao se levantar o pé do acelerador. O objetivo é diminuir o consumo de combustível, já que o veículo não é freado pelo motor e desperdiçando a energia cinética Há quem se lembre do DKW-Vemag, fabricado aqui de 1956 a 1967, que tinha roda-livre mediante um acoplamento unidirecional que podia ser bloqueado pelo motorista, se desejado.,
Na árdua luta para fazer os veículos consumirem menos combustível e, por conseguinte, emitirem menos dióxido de carbono (CO2), um dos gases que se acumulam na troposfera e na estratosfera terrestre a impede que o calor da Terra se dissipe no espaço, num verdadeiro efeito estufa, com isso provocando aumento da temperatura do planeta e levando a mudanças climáticas, a roda-livre está de volta. Ela começou a aparecer em alguns câmbios automáticos, como nos do carros do Grupo Volkswagen, embora certamente já haja em outros carros. Basta tirar o pé do acelerador que o câmbio fica em neutro e o motor fica funcionando em marcha-lenta. É o mesmo efeito da chamada banguela.
Nesse Mercedes C 200 EQ Boost a roda-livre foi além: o motor desliga! Enquanto antes havia consumo de combustível, mínimo mas havia, agora o consumo é zero enquanto o veículo segue exclusivamente no embalo.
Essa nova estratégia de roda-livre só foi possível graças à direção eletroassistida, que não depende do motor funcionando como nos sistemas de assistência hidráulica (seria possível no sistemas de assistência eletro-hidráulica), e a salvaguardas como caso o vácuo na câmara do servo-freio baixar de determinado valor o motor entrar em funcionamento instantaneamente, o mesmo ocorrendo se a declividade da via passar de 2%; ou se a carga da bateria baixar de 75%.. É necessário que o câmbio esteja no modo ECO para essa e outras rodas-livres entrarem em ação e que a velocidade não seja maior que 120 km/h.
O consumo de homologação dessa versão é 9,2 km/l na cidade e 12,6 km/l, na estrada, gasolina comum ou aditivada (não é flex). No vídeo eu digo que obtive 13.4 km/l no nosso padrão Moema, onde moro, até à curva AE, 51 quilômetros. Mas pode consumir menos se a roda-livre for aproveitada ao máximo, uma vez que a aerodinâmica do Classe C é excelente. O quanto o carro anda com motor desligado é mesmo surpreendente.
O carro como um todo
O Classe C, que é produzido na fábrica Mercedes em Iracemápolis, SP, inaugurada em 2016, é um sedã de tamanho grande o suficiente para proporcionar conforto sem ser inconveniente no denso tráfego urbano. Mede 4.686 mm de comprimento com entre-eixos de 2.840 mm, 1.810 mm de largura da carroceria e 1.442 mm. Tem um rodar bem agradável, macio, ao mesmo tempo capaz de ser dirigido com vigor.
O posto de pilotagem é tipicamente alemão, preciso, com destaque para a pequena e jeitosa alavanca seletora de câmbio na coluna. O quadro de instrumentos é virtual e configurável.
Tem controle de estabilidade e tração, distribuição eletrônica das forças de frenagem, ABS (obrigatório), freios adaptativos, assistente de frenagem de emergência, assistente de partida em aclives, pré-carregamento dos freios, secagem de freios e freio de estacionamento automático nas paradas.
Os faróis de LED tornam a noite em dia, enfim, tudo o que se espera de um carro dessa estirpe e preço — R$ 236.900. A lista de equipamentos, em seguida à ficha técnica, informa em detalhes o conteúdo da versão.
BS
Assista ao vídeo:
No elevador
Detalhes
FICHA TÉCNICA MERCEDES-BENZ C 200 EQ BOOST | |
MOTOR | |
Designação | M264 |
Tipo | 4 cilindros em linha, longitudinal, bloco e cabeçote em alumínio, turbocompressor de duas volutas com interresfriador, válvula de alívio elétrica, bomba d’água elétrica, injeção direta, duplo comando de válvulas no cabeçote, corrente, 16 válvulas, as de admissão com dois levantamentos, gasolina comum (95 RON) |
Cilindrada (cm³) | 1.497 |
Diâmetro x curso (mm) | 80.4 x 73,7 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Potência (cv/rpm) | 183/5.800 a 6.100 |
Torque (m·kgf/rpm) | 28,6/3.000 a 4.000 |
ALTERNADOR/MOTOR DE PARTIDA | |
Potência (cv) | 14 |
Torque (m·kgf) | 16,3 |
Potência combinada (cv) | 197 |
Torque combinado (m·kgf) | 44,9 |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Tensão de todos os circuitos (V) | 12 |
Tensão da bateria de força (V) | 48 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Automático epicíclico 9G-Tronic de 9 marchas e ré, conexão motor-câmbio por conversor de torque, tração traseira |
Relação das marchas (:1) | 1ª 5,35; 2ª 3,24; 3ª 2,25; 4ª 1,64; 5ª 1,21; 6ª 1,00; 7ª 0,86; 8ª 0,72; 9ª 0,60; ré 4,80 |
Relação de diferencial (:1) | 3,07 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, braços triangulares superpostos, tensor longitudinal, mola helicoidal e amortecedor pressurizado concêntricos, barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,2 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/295 |
Traseiros (Ø mm( | Disco/300 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio 7J x 17 |
Pneus | 225/50R17W (Pirelli P7 no carro testado) |
CARROCERIA | |
Construção | Monobloco em aço, sedã 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,24 |
Área frontal calculada (m²) | 2,09 |
Área frontal corrigida (m²( | 0,50 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.686 |
Largura sem/com espelhos | 1.810/2.020 |
Altura | 1.442 |
Distância entre-eixos | 2.840 |
Bitola dianteira/traseira | 1.580/ 1.580 |
Distância mínima do solo | 119 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.505 |
Tanque de combustível (L) | 66 |
Porta-malas (L) | 435 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 9,2 |
Estrada (km;l) | 12,6 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 7,7 |
Velocidade máxima (km/h, limitada) | 239 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 9ª (km/h) | 65,3 |
Rotação a 120 km/h em 9ª (rpm) | 1.840 |
Rotação à velocidade máxima em 6ª (rpm) | 6.100 |
EQUIPAMENTOS MERCEDES-BENZ C 200 EQ BOOST |
Acabamento do teto em tecido |
Ajustes elétricos de 4 vias para lombar |
Alarme antifurto |
Apple CarPlay e Android Auto |
Ar-condicionado automático THERMATIC bizona |
Assistente de estacionamento Parktronic |
Áudio 20 |
Banco do motorista com ajustes elétricos e memória |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais, de cortina e de joelhos para o motorista |
Borboletas para troca de marchas |
Câmbio automático de nove marchas 9G-Tronic |
Câmera traseira com linhas auxiliares dinâmicas |
Conectividade via Bluetooth para celular e players de mídia |
Controle de cruzeiro com limitador Speedtronic |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior |
Espelhos retrovisores antiofuscantes |
Exterior Avantgarde |
Farois totalmente em LED |
Controle de estabilidade e tração, distribuição eletrônica das forças de frenagem, freios adaptativos, ABS (obrigatório), assistente de frenagem de emergência, assistente de partida em aclives, pré-carregamento dos freios, secagem de freios e freio de estacionamento automático nas paradas |
Iluminação ambiente nos retrovisores externos |
Integração para smartphones |
Interior Avantgarde |
Kit de reparo para pneus |
Luz de freio adaptativa |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Pacote de espelhos |
Pacote de estacionamento |
Painel de controle em português |
Painel e portas com acabamento em alumínio escovado |
Partida por botão com chave presencial |
Pneus run-flat |
Preparação para MB-Link |
Protetor do cárter |
Quadro de instrumentos digital 12,3” configurável em estilos Clássico, Esportivo e Progressivo |
Retrovisores externos rebatíveis eletricamente |
Rodas de liga de alumínio 17 pol. de 5 raios duplos |
Sensor de chuva |
Sensor interno de presença |
Soleira das portas com logomarca “Mercedes-Benz” |
Suspensão Comfort |
Tanque de combustível de 66 litros |
Tapetes em veludo |
Tela central digital de 10,2” |
Teto solar elétrico |
Touchpad |
Volante multifuncional de 3 raios em couro |