O Sandero 2020 foi lançado em 24 de julho, em Campinas, e foi objeto de matéria logo em seguida. Nela constam todas as novidades, sendo a principal delas, a adoção de câmbio automático CVT X-Tronic de seis marchas. Também, a mudança de status do Stepway, que deixou de ser Sandero Stepway e ganhou vida própria como Renault Stepway. Não demorou muito e o Gerson Borini dirigiu o Sandero R.S. em evento dedicado no autódromo Velo Città.
Nossa série de testes no uso normal do Sandero 2020 começa pelo Zen 1,6 manual, que do lançamento para cá passou de R$ 55.990 para R$ 56.690, aumento de 1,25%.
Ao retirar o carro para teste, surpresa: cor preto Nacré, algo incomum nos nossos testes de veículos deste segmento e que está longe de ser minha preferência. Mas, outra surpresa, até que ficou agradável e bonita no Sandero.
O motor, o já conhecido 1.6 SCe de 115/118 cv a 5.500 rpm e 16 m·kgf a 4.000 rpm com gasolina ou álcool, continua muito bem para propulsionar o Sandero de apenas 1.070 kg, deixando bem ágil. O 0 a 100 km/h em 10,4/9.9 segundos indica bem isso. E não só em aceleração plena, pois a retomadas na mesma marcha são fáceis e convincentes em razão do variador de fase do comando de admissão e da calibração geral do motor. O carro testado estava abastecido com álcool. A taxa de compressão é mais baixa do que se espera para um motor que vai funcionar com álcool, 10,7:1, mas o resultado é bom.
O câmbio manual é de cinco marchas, que pode levar muitos a torcerem o nariz, mas o fato é que neste carro se mostra plenamente adequado, fora o fato de ser mais leve que um 6-marchas. A v/1000 em quinta é 36,8 km/h, o que resulta em 3.250 rpm a 120 km/h, velocidade verdadeira, rotação conveniente.
O alcance nas marcas levando o motor a 6.000 rpm é 45-82-121-163 km/h. Pode ir a pouco mais até o corte a 6.500 rpm A velocidade máxima de 182/185 km/h é em quinta. 5.050 rpm, 450 rpm abaixo da rotação-pico de potência.
O nível de seleção, curso da alavanca e engate de marchas é irrepreensível, denotando cuidado da Renault nesse ponto. O comando do câmbio é a cabo e alavanca alta é um prazer.
O chamado chassi rolante — suspensão, direção, freios, rodas/pneus — é plenamente sintonizado com o propósito do hatchback, em que não se sente nenhuma deficiência desses itens..Tampouco a criticada direção com assistência eletro-hidráulica tem qualquer problema em sua funcionalidade. Apenas é mais pesada — bem pouco — com o carro parado. A relação de direção não é informada, mas está dentro da média. As 3,4 voltas entre batentes sugerem ser lenta, mas ocorre que as rodas esterçam muito, dando ao carro de 2.590 mm de entre-eixos o conveniente diâmetro mínimo de curva de 10,6 metros. O volante poderia ser um pouco menor, é de 380 mm de diâmetro, mas não chega a atrapalhar.
Pneus continuam 185/65R15H (Bridgestone Ecopia no carro testado) em rodas de aço de 5″ de tala adornadas com calotas de muito bom gosto. O estepe é “quinta roda” — igual às demais rodas.
O compromisso conforto de rodagem-comportamento dinâmico do Sandero continua dos melhores e está associado à robustez da suspensão de um carro projetado para o leste europeu, dado que o Sandero é Dacia na Romênia, fabricante fundada em 1966 e 100% controlada pela Renault.há exatos 20 anos. Desde 1968 produzia carros Renault sob licença;
O consumo de homologação (Inmetro) é 12,8/8,5 km/l na cidade e 13,4/9,2 km/l na estrada. Com o tanque de 50 litros vai longe em viagem: 760 quilômetros com gasolina, porém bem menos com álcool, 460 quilômetros.
Ajuda a consumir menos o ora introduzido desliga-liga motor nas parada (Start/Stop), exclusivo desta versão manual.
Internamente
Bom espaço interno é um dos atributos do Sandero. Bancos dianteiros são confortáveis e três pessoas se acomodam bem no bancos traseiro, com bom espaço, com no “eu atrás de mim.” O porta-malas é generoso com 320 litros de capacidade, mas o encosto do banco traseiro infelizmente é inteiriço. Ainda no porta-malas, a bem-vinda fechadura elétrica neste ano-modelo, tanto por comando interno quanto por botão no centro do losango-emblema da porta de carga.
Uma das mudanças de ano-modelo foi os interruptores de comando dos vidros elétricos dianteiros passarem do painel para a porta, mais cômodo (acionamento por manivela nas traseiras; elétrico só na versáo-topo Intense).
O multimídia Media Evolution é bastante útil ao permitir espelhamento de celulares com plataforma Android Auto e Apple CarPlay, de uso bem fácil, e contar com as funções Eco-coaching e Eco-driving para orientar a condução com o menor consumo possível e medir do desempenho do motorista nesse quesito, respectivamente.
E por falar em condução, o motorista não precisa mais se preocupar em ligar faróis de dia nas estradas, há luzes de rodagem diurna em LED integradas aos faróis.
Veja na lista de equipamentos em seguida à ficha técnica todo o conteúdo do Sandero Zen 1,6 manual.
No elevador
É sempre bom olhar um carro por baixo. Para isso o AE conta com a cortesia do Posto Vitório no km 44 da rodovia Castello Branco.
O Renault Sandero, que em novembro completa 12 anos de existência no mercado brasileiro, continua com sua alta atratividade inicial e, como o vinho, está mesmo melhor do que nunca.
Assista ao vídeo:
BS
(Matéria atualizada em 29/10/19 à 1h00 com colocação de legendas nas fotos e inclusão de seis fotos da parte inferior do veículo)
(Matéria atualizada em 26/11/19 às 18h55, correção do tipo de acionamento dos comandos de válvulas na ficha técnica)
FICHA TÉCNICA NOVO SANDERO ZEN 1,6 MANUAL | |
MOTOR | |
Tipo | 4 tempos, 4 cilindros em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, atuação indireta sem compensação hidráulica de folga, quatro válvulas por cilindro, variador de fase na admissão, injeção no duto, flex |
Cilindrada (cm³) | 1.597 |
Diâmetro x curso (mm) | 78 x 83,6 |
Taxa de compressão (:1) | 10,7 |
Potência (cv/rpm, G/A) | 115/118/5.500 |
Torque (m·kgf/rpm, G ou A) | 16/4.000 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo dianteiro manual de 5 marchas + ré |
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,73. 2ª 2,05; 3ª 1,39; 4ª 1,03; 5ª 0,76; ré 3,55 |
Relação do diferencial (:1) | 4,07 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular inferior, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência eletro-hidráulica indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Voltas entre batentes | 3,4 |
Diâmetro mín. de giro (m) | 10,6 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | A disco ventilado, 258 |
Traseiros (Ø mm) | A tambor, 203 |
Circuito hidráulico | Duplo em em diagnal, ABS (obrigatório) |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Aço 5Jx15 |
Pneus | 185/65R15 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.070 |
Largura sem/com espelhos | 1.730/n.d. |
Altura | 1.520 |
Distância entre eixos | 2.590 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Cx | n.d. |
Área frontal (calculada, m²) | 2,10 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
PESO E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.070 |
Porta-malas (L) | 320 |
Tanque de combustível (L) | 50 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 10,4/9,9 |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 182/185 |
CONSUMO INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 12,8/8,5 |
Estrada (km/l, G/A) | 13,4/9,2 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 5ª (km/h) | 36,8 |
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) | 3.250 |
Rotação à velocidade máx. 5ª | 5.050 |
Alcance nas marchas (6.000 rpm, km/h) | 1ª 45; 2ª 82; 3ª 121; 4ª 163 km/h |
MANUTENÇÃO E GARANTIA | |
Revisões/troca de óleo (km/tempo) | 10.000/1 ano |
Garantia (tempo anos/km) | 3/100.000 |
EQUIPAMENTOS NOVO SANDERO ZEN 1,6 MANUAL |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura elétrica do porta-malas |
Abertura interna da portinhola do bocal de abastecimento de combustível |
Acionamento soft touch da tampa traseira através do logo Renault |
Ajuste de altura do volante de direção |
Alarme sonoro de advertência de luzes acesas |
Ar-condicionado |
Banco do motorista com regulagem de altura |
Chave-canivete |
Computador de bordo multifunções |
Conta-giros |
Direção assistida eletro-hidráulica |
Iluminação do porta-luvas |
Iluminação do porta-malas |
Limpador do vidro traseiro |
Para-sol do motorista com espelho e tampa |
Para-sol do passageiro com espelho |
Porta-copos/objetos no console central dianteiro |
Porta-copos/objetos no console central traseiro |
Repetidoras de seta nas laterais |
Retrovisores externos com regulagem manual interna |
Sensor de estacionamento |
Travas elétricas das portas e do porta-malas |
Vidros dianteiros elétricos um-toque |
DESIGN |
Detalhes internos em preto brilhante |
Frisos cromados na grade dianteira |
Lanternas traseiras com assinatura em LED integral |
Luzes de rodagem diurna em LED integradas aos faróis |
Manopla da alavanca de câmbio com detalhe cromado |
Moldura do Instrumento combinado cromada |
Retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria |
Revestimento do apoia-braço em tecido |
Rodas de aço de 15″ com calotas |
Saídas de ar com moldura cromada |
Volante com detalhes cromados |
SEGURANÇA |
Alarme perimétrico |
Alerta visual e sonoro de cinto de segurança do motorista desatado |
Apoios de cabeça traseiros (3) reguláveis em altura |
Barras laterais de proteção nas portas |
Bolsas infláveis (as duas frontais obrigatórias e duas laterais) |
Cintos de segurança dianteiros e traseiros de 3 pontos |
Cintos de segurança dianteiros reguláveis em altura |
Desembaçador do vidro traseiro |
Engates Isofix para dois bancos infantis |
Estepe no interior, na parte inferior do porta-malas |
Freios ABS (obrigatório) |
Trava para crianças nas portas traseiras |
Travamento automático de portas a 6 km/h |
TECNOLOGIA E CONECTIVIDADE |
Indicador de troca de marcha |
MEDIA Evolution com Android Auto e Apple CarPlay e tela tátil de 7″ + comando de satélite no volante |
Sistema desliga/liga motor automaticamente nas paradas |
Sistema Eco Coaching e Eco Driving |