Começou ontem (11) a venda do novo MINI no Brasil, destacando-se os modelos da sua linha esportiva John Cooper Works, o Countryman JCW All4 e o Clubman JCW All4, ambos com a nova configuração de motor 2-L, um turbo de 306 cv.
Na última sexta-feira dirigi os dois carros no Autódromo Capuava em Indaiatuba, SP, onde foi possível sentir toda esportividade, energia em acelerações, estabilidade nas curvas do travado circuito (2.700 metros), e principalmente, a capacidade de frenagem dos veículos. Foram apenas quatro voltas com cada carro, mas suficientes para deixar aquele gostinho de quero mais.
O motor utilizado nesses veículos é o B48E da BMW, o mesmo que propulsiona os modelos X1, X2, 320i e 330i. Quatro cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote em alumínio, 1.998 cm³ (82 x 94,6 mm), 16 válvulas, duplo comando de válvulas acionados por corrente com variação de fase na admissão e escapamento. O turbocompressor de dupla voluta ajuda a elevar a potência específica deste motor a 153 cv/l. A potência máxima é alcançada entre 5.000 e 6.250 rpm, enquanto que o torque máximo de 45 m·kgf está disponível de 1.750 rpm a 4.500 rpm.
A tração é integral, como o nome ALL4 indica. O transeixo Aisin AWF835 com câmbio automático de 8 marchas possui diferencial autobloqueante mecânico através de discos com limite de escorregamento. O diferencial do eixo traseiro tem bloqueio variável comandado eletronicamente. A conexão entre os eixos é através de um sistema de cardã duplo.
A suspensão do modelo Countryman utiliza amortecedores com forças de amortecimento de compressão ajustável eletronicamente, e estão indexados ao modo de condução Sport, condição em que a curva do pedal de acelerador e esforço de direção também são alterados.
O Clubman é cerca de 10 mm mais baixo que o Countryman e tem um ajuste de suspensão mais esportivo. Na prática, é um veículo que instiga uma condução mais arrojada e no limite da aderência aparece a tendência a sair de frente, o que é prontamente corrigida pelo controle de estabilidade. Infelizmente não nos deixaram dirigir os carros com esse controle desligado. O Countryman tem um balanço mais fácil de domar nas curvas do circuito, apesar de ter uma rolagem da carroceria de maior amplitude.
Surpreende positivamente a capacidade de frenagem dos veículos. Ambos os modelos são dotados de freio a disco ventilado nas quatro rodas, sendo os dianteiros com 360 mm de diâmetro e os traseiros, de 330 mm. As pinças de freio são de alumínio, o que ajuda a diminuir a massa não suspensa e também o peso do carro.
O desempenho geral dos veículos agrada em cheio, e o fabricante declara que com esta motorização o Clubman só precisa de 4,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Já o Countryman é marginalmente mais lento nessa aceleração, 5,1 segundos. Nada mau para carros que pesam em ordem de marcha de 1.550 kg e 1.600 kg, respectivamente. A velocidade máxima é limitada em 250 km/h.
Toda essa potência de aceleração e frenagem são transmitidas ao solo através de pneus 225/40 R18 run flat no Clubman e 225/45R19 run flat no Countryman, e um kit de reparo e enchimento está disponível no porta-malas de 360 litros do Clubman, e 450 litros no Countryman.
A conectividade é brindada com uma central multimídia de última geração com capacidade de conexão Bluetooth compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Tecnologia Wi-Fi e possibilidade de fazer downloads de aplicativos são outros recursos disponíveis.
Para personalizar os veículos a MINI oferece a opção de teto vermelho e faixas esportivas John Cooper Works no capô em vermelho, ou teto preto e faixas esportivas John Cooper Works no capô em preto.
O preço dos modelos na tabela de novembro/2019 é de R$ 219.990 para o Clubman JCW ALL4 e R$ 239.990 no Countryman JCW ALL4. O importador projeta uma venda mensal de 25 unidades do Countryman e 10 unidades do Clubman, volumes que podem ser alterados dependendo da procura dos consumidores nas 22 concessionárias no Brasil. A conferir.
Fotos adicionais Mini Countryman FCW All4
Fotos adicionais Mini Clubman FCW All4
Hatch 2 portas
Estes dois modelos utilizam o mesmo motor 2-litros turbo de 4 cilindros, porém com uma calibração mais mansa que oferece “somente” 231 cv entre 5.200 rpm e 6.200 rpm, com o torque máximo de 32 m·kgf é alcançado entre 1.450 e 4.800 rpm. O câmbio é o mesmo Aisin de 8 marchas, porém a tração é apenas dianteira.
Apesar de 75 cv a menos, o desempenho é longe de decepcionar. Segundo a MINI, a aceleração 0-100 km/h leva 6,1 segundos na versão fechada e 6,5 segundos na versão conversível.
A condução dessas versões menores e mais leves nas curvas do Autódromo Capuava é bem divertida. As curvas vão ficando para trás rapidamente e a freada nas aproximações de curva é poderosa e bem equilibrada. Nas saídas de curva, a aceleração vem de forma progressiva e o controle de estabilidade e tração ajudam a colocar toda a potência no chão.
John Cooper Works
Com os modelos apresentados nesta semana, a gama de carros com a grife esportiva John Cooper Works passa a ter quatro modelos, pois o hatchback de duas portas e o conversível que já eram oferecidos continuarão disponíveis nas concessionárias da marca no Brasil.
GB