A Ford apresentou nos dias 6 e 7 o novo Ka hatchback e sua versão sedã, o Ka+, motores 1-litro de 3 cilindros e 1,5 litro de quatro. Do antigo tendo apenas o nome, seu porte é algo próximo ao do New Fiesta (este, números entre parênteses), com 3.888 mm de comprimento (3.969 mm), – 81 mm; 1.695 mm de largura sem espelhos/1.911 mm com (1.787/1.978 mm) – 92/, – 67 mm; 1.525 mm de altura (1.464 mm), + 61 mm; e entreeixos, 2.491 mm (2.489 mm), + 2 mm.
É o primeiro da espécie no universo Ford, projeto global centralizado na fábrica de Camaçari, e deverá ser fabricado na Índia e na China.
O estilo é tipicamente Ford atual, cujo maior destaque é a grade à “Aston Martin” que muito sucesso fez no Fusion e no New Fiesta (esperada no novo Focus. já existente na Europa e EUA). A vantagem que logo chama a atenção no New Ka é o bom espaço para pernas e cabeça no banco traseiro, sabidamente uma deficiência do irmão maior. É resultado principalmente da maior altura, que sempre permite melhor aproveitamento do espaço interno. Os vidros das portas traseiras, entretanto, baixam cerca de 80%.
O que é novidade no nome de modelo Ka é haver agora uma versão sedã, de 4.254 mm de comprimento, menos 152 mm que o New Fiesta sedã; mais estreito 27/66 mm (sem/com espelhos); 50 mm mais alto e com os mesmos 2 mm mais entre os eixos.
O Cx do hatch é 0,33 e o do sedã, 0,32. A área frontal (calculada) é a mesma para as duas carrocerias, 2,06 m², o que dá o bom resultado final de 0,679 m² e 0,659 m², respectivamente.
Com 445 litros de volume do porta-malas de tampa com dobradiças pantográficas, o Ka+ perde para o New Fiesta sedã em 20 litros. O hatchback Ka também perde para seu par maior nesse ponto, com 257 litros versus 281 litros.
A diferença de preço entre as carrocerias é de exatos R$ 2.500, enquanto nos motores ela sobe para R$ 5.000 qualquer que seja a versão de acabamento, que são a básica SE, a intermediária SE Plus e a topo SEL.
Preços Novo Ka | ||
Hatch (Ka) | Sedã (Ka+) | |
R$ | R$ | |
SE 1,0 | 35.390 | 37.890 |
SE Plus 1,0 | 37.390 | 39.890 |
SEL 1,0 | 39.990 | 42.490 |
SE 1,5 | 40.390 | 42.890 |
SE Plus 1,5 | 42.390 | 44.890 |
SEL 1,5 | 44.990 | 47.490 |
A Ford espera alguma canibalização sobre o New Fiesta, fato normal na indústria, mas nada que seja preocupante. O objetivo é aumentar presença no mercado brasileiro com um produto inteiramente novo, à altura de enfrentar concorrência forte como HB20, Ônix, Sandero, Gol e Palio. Para o Ka+ os alvos são Logan, Siena, Voyage, Prisma e HB20 S.
A dotação de itens de série no básico SE inclui ar-condicionado, direção com assistência elétrica, acionamento elétrico dos vidros dianteiros, travas elétricas com controle remoto, rádio My Connection Gen.3 com AM/FM, USB, My Ford Dock, controle de frenagem em curvas (associado à EBD, distribuição eletrônica das forças de frenagem), limpador e lavador do vidro traseiro e abertura elétrica do fecho do porta-malas.
O SE Plus recebe acionamento elétrico dos vidros traseiros e sistema de conectividade Sync, menos o lavador e lavador do vidro traseiro no caso do sedã Ka+.
O topo de linha SEL traz controle de estabilidade e tração AdvanceTrac (primazia neste segmento), assistente de partida em rampas, rodas de alumínio de 15 pol. e pneus 195/55R15V, faróis de neblina, computador de bordo (uso prático, botão na extremidade da alavanca da seta, esta com função pisca-3), alarme volumétrico, ajuste de altura do banco do motorista, grade dianteira com acabamento cromado e lanternas traseiras escurecidas. O estepe armazenado horizontalmente no interior do porta-malas é temporário, roda de aço e pneu 175/65R14T, adesivado com limite de velocidade de 80 km/h.
As vendas começam em setembro nas 435 concessionárias da marca com o hatchback 1-litro e em outubro, o sedã, inicialmente com motor 1,5-l, quando passa a ser disponível também no hatchback. Só em novembro é que chegará o sedã com motor 1-L.
Charme do 3-cilindros
Não há dúvida de que o maior charme do novo KA é estar estreando o novo motor 1-litro de três cilindros fabricado em Camaçari. Apesar do bloco de ferro fundido, supera em potência e torque o todo-alumínio do Volkswagen up! e Fox BlueMotion, decorrência de fatores como a taxa de compressão de 12:1 (11,5:1 no VW) e variador de fase tanto na admissão quanto no escapamento (só admissão no up!). Desenvolve a 80/85 cv (gasolina/álcool) de 6.300 a 6.500 rpm e 10,2 m·kgf a 3.500 rpm (gasolina) e 10,7 m·kgf a 4.500 rpm (álcool). O motor alemão, para comparação, fica com 75/82cv a 6.250 rpm e 9,7/10,4 m·kgf a de 3.000 a 3.800 rpm. Ambos são de quatro válvulas por cilindro. A partida do motor exige apertar o pedal de embreagem.
A configuração do motor é de curso longo, 81,8 mm para diâmetro dos cilindros de 71,9 mm, enquanto no up! o curso é 76,4 mm com diâmetro 74,5 mm. Motores de curso longo normalmente têm mais torque.
Ambos contam com sistema de partida a frio, quando com álcool e menos de 18 °C de temperatura ambiente, que não tem injeção de gasolina, mas só o Ford tem a correia dentada de acionamento dos comandos de válvulas enclausurada e lubrificada com óleo, o que lhe garante vida útil igual a do motor. sempre definida pela Ford com 240.000 km. No VW a correia dentada deve ser trocada a cada 120.000 km ou 4 anos e meio.
Em funcionamento são motores praticamente idênticos. Olhando-se os motores em marcha-lenta oscilam igual, ficam “tremendo”, mas o efeito cessa à menor acelerada, e sem que passe para o interior. No dia do teste em Trancoso (BA) só havia versões 1-L para se andar, a maioria hatchback, que foi o carro em que andei, um SEL.
Seu peso em ordem de marcha é 1.026 kg, 68 kg mais que o VW up! high up! 4-portas, o mais pesado da linha. Desempenha bem, retoma bem. velocidade, o motor é muito elástico. A Ford não informou desempenho das duas motorizações, mas em conversa informal o gerente de engenharia veicular da Ford, Klaus Mello falou em 0-100 km/h em 13,9 segundos, “abaixo de 14 s,” disse. Ou seja, regula com o up!, que oficialmente efetua essa aceleração em 12,4 segundos, com álcool.
A v/1000 é 30,5 km/h, portanto se a velocidade máxima for igual à do up!, 165 km/h, o motor estaria a 5.400 rpm. praticamente 1.000 rpm abaixo do pico a 6.300 rpm. Em quarta, no corte observado a 6.700 rpm, iria a 162 km/h (v/1000 24,2 km/h). A 120 km/h em 5ª, 3.900 rpm.
A sonoridade do motor é bastante agradável, igualando-se ao up! nisso. Lembra o rumor de um seis-cilindros boxer e vai ao corte (limpo) facilmente, atingindo esse ponto antes que se espere, tal a presteza.
O consumo Inmetro/Conpet deu a o novo Ka 1-litro nota nota “A” no Selo de Eficiência Energética. Com gasolina, 13 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada; com álcool, 8,9 km/l cidade e 10,4 km/l estrada.
Quem desejar subir de categoria em veículos, sair do 1-litro, terá no Ka+ como o motor Sigma 1,5 (1.498,5 cm³) um bom passo. Motor moderno, bloco e cabeçote de alumínio, estado-da-arte exceto pela injeção de combustível, no duto em vez de direta, é um duplo-comando de quatro válvulas por cilindro que desenvolve 105 cv a 6.500 rpm com gasolina e 110 cv a 5.500 rpm com álcool, e 14,6 m·kgf a 4.250 rpm com gasolina e 14,9 m·kgf, à mesma rotação, com álcool. Falarei mais dele quando receber o novo Ka 1,5-l para teste.
Esse novo Ka é bom de andar, confortável, preciso de direção, relação provavelmente é a mesma do New Fiesta, que é 14,3:1. Faz curva muito bem com a bem calibrada suspensão dianteira McPherson com subchassi e traseira por eixo de torção. O câmbio do transeixo IB5— o mesmo do Escort 1984, de origem francesa, porém melhorado ao longo dos anos e produzido há bastante tempo na unidade Ford de Taubaté — funciona impecavelmente com seu comando a cabo. Freios a disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira mostram potência adequada e cumprem bem seu papel.
O quadro de instrumentos não é “Wolfsburg”, mas tem boa legibilidade, embora o conta-giros de diâmetro cerca de 60% em relação ao velocímetro central não seja o ideal na minha opinião. Pelo menos fica no lado esquerdo. Há luz de troca de marcha para ajudar a dirigir com menor consumo.
Por enquanto, segundo os objetivos mercadológicos do novo Ka, não se cogita eliminar o pedal de embreagem, mas um dos executivos presentes ao lançamento admitiu que poderá vir um robotizado num futuro próximo.
O volante tem ajuste de altura em todas as versões, mas o do banco do motorista, só na topo. Há a interessante solução de um porta-objetos “secreto”, situado na extremidade esquerda do painel e que fica totalmente ocultado pela porta quando fechada. Há também um cada ponta do assento do banco traseiro, bastante útil. A lamentar mesmo é não haver ajuste elétrico dos espelhos — pelo menos no direito — nem na versão-topo, e tampouco repetidoras do indicador de direção vindas de fábrica, só como acessório. E nem faixa degradê no pára-brisa. Elogios para os bancos dianteiros, com assentos de comprimento adequado que proporciona bom apoio das coxas, mas os pedais de freio e acelerador são muito distantes um do outro, tornando difícil o punta-tacco.
Atrativos adicionais
A Ford conta com dois fortes atrativos para o seu novo produto. Um é conectividade Sync, opcional na versão SE e de série na SEL. O equipamento vem com rádio, CD e MP3-player com Bluetooth, controles no volante e comandos de voz para celular e áudio, leitor de SMS, download automático da agenda de telefones e permite parear até 10 telefones. A conectividade inclui o sistema AppLink, tecnologia que permite acessar aplicativos do celular por meio de comandos de voz, abrindo um leque de novas possibilidades de serviço e entretenimento. Tudo isso mantendo o motorista com as mãos no volante e os olhos na pista, a premissa da filosofia de conectividade com segurança da fabricante.
O outro atrativo, e primazia num carro fabricado no Brasil, é a chamada de emergência automática, por um aparelho celular pareado, para o Samu (Serviço de Assistência Móvel de Urgência, o 192) ao disparar uma bolsa inflável ou houver corte do sistema de alimentação de combustível, ambos sinais de que o veículo se acidentou de maneira grave.
Atrairá compradores também a evolução do plano de manutenção, iniciada com o novo KA. Antes, a primeira revisão de veículos Ford era com seis meses ou 10.000 km (prevalecendo o que ocorresse primeiro) e as revisões sucessivas com mesma quilometragem ou periodicidade. Agora a primeira revisão continua aos seis meses mas sem quilometragem e as demais serão a cada ano ou 10.000 km. Ficou mais lógico, pois era muito inconveniente antes e pesava no bolso do proprietário, fora a perda de tempo.
Portanto, temos aí mais um contendor de peso no disputado mercado de carros compactos, compreendendo hatchbacks e sedãs, que responde por quase 60% do mercado brasileiro.
BS
FICHA TÉCNICA NOVO KA/KA+ | |||
MOTOR | 1-L | 1,5-L | |
Tipo | 3 cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote, variador de fase admissão e escapamento, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio; instalação transversal | 4 cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, bloco e cabeçote de alumínio; instalação transversal | |
Cilindrada | 997,3 cm³ | 1498,5 cm³ | |
Diâmetro e curso | 71,9 x 81,8 mm | 79 x 76,4 mm | |
Taxa de compressão | 12:1 | 11:1 | |
Potência | 80 cv (G), 85 cv (A) de 6.300 a 6.500 rpm | 105 cv a 6.500 rpm (G), 110 cv a 5.500 rpm (A) | |
Rotação de corte | 6.700 rpm | 6.800 rpm | |
Torque | 10,2 m·kgf a 3.500 rpm (G) e 10,7 m·kgf a 4.500 rpm (A) | 14,6 m·kgf (G) e 14,9 m·kgf (A), a 4.250 rpm | |
Formação de mistura | Injeção eletrônica seqüencial nos dutos | ||
Combustível | Gasolina e/ou álcool | ||
TRANSMISSÃO | |||
Embreagem | Monodisco a seco, comando hidráulico | ||
Câmbio | Transeixo dianteiro de 5 marchas manuais, tração dianteira | ||
Relações das marchas | 1ª 3,846:1; 2ª 2,038:1; 3ª 1,281:1; 4ª 0,951:1; 5ª 0,756:1; ré 3,615:1 | ||
Relação do diferencial | 4,73:1 | 4,07;1 | |
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular inferior, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | ||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | ||
DIREÇÃO | |||
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade | ||
Relação de direção | 14,3:1 | ||
FREIOS | |||
Dianteiros | A disco ventilado | ||
Traseiros | A tambor | ||
RODAS E PNEUS | |||
Rodas | Aço, 5,5Jx14 ou aluminio 6Jx15 | ||
Pneus | 175/65R14T ou 195/55R15H | ||
DIMENSÕES | |||
Comprimento | 3.886 mm (KA+ 4.254 mm) | ||
Largura sem/com espelhos | 1695/1.911 mm | ||
Altura | 1525 mm | ||
Distância entre eixos | 2491 mm | ||
CONSTRUÇÃO | |||
Tipo | Monobloco em aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | ||
AERODINÂMICA | |||
Cx | 0,33 (KA+ 0,32) | ||
Área frontal (calculada) | 2.06 m² | ||
Cx x área frontal | 0,679 m² (KA+ 0,659 m²) | ||
PESOS E CAPACIDADES | |||
Peso em ordem de marcha | 1.007 kg (SEL 1.026 kg) / KA+ 1.022 kg (SE e SEL) | 1.018 kg (SEL 1.034 kg) / KA+ SE 1.032 kg e SEL 1.048 kg | |
Porta-malas | 257 litros (KA+ 445 litros) | ||
Tanque de combustível | 51,6 litros | ||
DESEMPENHO | |||
Aceleração 0-100 km/h | 13,9 s (A; G N.D.) | N.D. | |
Velocidade máxima (est) | 165 km/h | ||
CALCULOS DE CÂMBIO | |||
v/1000 em 5ª | 29,8 km/h | 35,4 km/h (motor 1,5-l) | |
Rotação a 120 km/h em 5ª | 4.000 rpm | 3.390 rpm | |
Rotação em vel. máxima, 5ª | 5.540 rpm | 5.900 rpm (em 4ª, motor 1,5) | |
GARANTIA | |||
Termo | 3 anos | ||
Troca de óleo | 10.000 km ou 1 ano | ||
Revisões | 10.000 km ou 1 ano | ||
EQUIPAMENTOS NOVO KA E KA+ | |||
SE | SE Plus | SEL | |
Abertura ele’trica do porta-malas | • | • | • |
Acabamento SEL | – | – | • |
Acionamento 1-varrida do limpador | • | • | |
AdvanceTrac (controle de establidade e tração) | – | – | • |
Ajuste de alt. do banco do motorista | – | – | • |
Ajuste de altura do volante | • | • | • |
Alarme volumétrico | – | – | • |
Antena de teto na traseira | • | • | • |
Ar-condicionado | • | • | • |
Assistente de partida em rampa | – | – | • |
Chave-canivete | • | • | • |
Computador de bordo | – | – | • |
Conta-giros | • | • | • |
Direção com assist. elétrica | • | • | • |
Espelhos retrovisores cor do veículo | • | • | • |
Freios com controle de curva | • | • | • |
Grade dianteira com aplique cromado | – | – | • |
Indicador de troca de marcha | • | • | • |
Lanternas traseiras escurecidas | – | – | • |
Limpador/desembaçador do vidro traseiro (Ka+ não) | • | • | • |
Maçanetas externas cor do veículo | • | • | • |
My Ford Dock | • | • | • |
MyConnectio Gen.3 (rádio AM/FM, USB, Bluetooth) | • | • | • |
Pacote de acabamento SE | • | – | – |
Pisca-3 | • | • | • |
Pneus “verdes” 175/65R14 | • | • | • |
Pneus “verdes” 195/55R15 | – | – | • |
Quatro alto-falantes | • | • | • |
Roda de aço 14″ com calota integral | • | • | • |
Roda de alumínio de 15″ | – | – | • |
Sync media system com Applink, Assistência de emergência, CD/MP3/USB/Bluetooth, comandos de voz em português, controles de áudio e telefone no volante | – | • | • |
Tapetes de carpete | • | • | • |
Travas elétricas c/ controle remoto | • | • | • |
Vidros elétricos dianteiros | • | • | • |
Vidros elétricos traseiros | – | • | • |