Quem nunca sonhou em ter uma mini-moto na infância? Muitos pilotos da motovelocidade começaram a andar de moto ainda muito jovens. A história diz que Valentino Rossi andou de motocicleta pela primeira vez com apenas 2 anos de idade. Seja para descobrir novos talentos ou simplesmente diversão o mundo das mini-motos ganhou uma nova opção.
A Yamaha lança no Brasil a PW 50 uma moto para pilotos iniciantes terem o primeiro contato com mundo das duas rodas. O motor 2-tempos de 50 cm³ é alimentado por carburador e arrefecido a ar, suficiente para os 39 kg de peso do modelo. As rodas são de aço estampado com três raios e os pneus são de cravos para maior estabilidade no uso fora de estrada.
A cinquentinha recebeu várias alterações para facilitar a pilotagem. A transmissão é totalmente automática bastando apenas acelerar ou frear. Os freios são apenas nas mãos, dispensando o uso do pedal direito e o acelerador possui um ajuste que restringe seu giro máximo, podendo assim aumentar gradativamente a velocidade conforme a evolução do piloto.
O banco fica apenas a 485 mm do solo e a transmissão secundária é por cardã — dispensa a lubrificação externa e protege as partes móveis do contato com o piloto. Até mesmo o escapamento tem proteção e fica numa posição mais recuada e baixa para reduzir as chances de queimaduras. A marca também divulgou um curso de pilotagem para crianças com idade a partir dos 5 anos. O calendário de cursos 2020 será divulgado nas concessionárias Racing Blue.
Vendida sob encomenda, a PW 50 tem preço de R$ 13.990,00 + frete. Quem se interessou deve saber que o tempo de espera previsto é de 6 meses. São 3 meses de garantia e a única cor disponível é a tradicional Competition Blue.
LR