Com nova reversão positiva, as vendas de automóveis e comerciais leves em dezembro fizeram o ano fechar com 2.633.572 unidades, um crescimento de 7,6% sobre 2018. Se novembro deu alguns sinais de que o mercado poderia esfriar, dezembro foi exatamente o oposto, foram 252.037 unidades faturadas, 12.002 licenciamentos/dia, o melhor resultado em cinco anos.
O ano de 2019 não foi fácil, para atingirem as suas metas os fabricantes usaram o canal de vendas diretas em níveis recordes, ao todo foram 45,7% dos licenciamentos, ou 1.202.752 unidades. Escrevemos bastante sobre isso aqui ao longo do ano, mais de 20% do total de automóveis foram pelo canal PcD, com isenção tributária. O Brasil não tem 20% de sua população com deficiência motora, nem forçando as estatísticas.
Segundo Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, em sua apresentação de resultados à imprensa especializada e cadernos econômicos, com o crescimento do PIB esperado para a casa dos 2,2-2,3% e manutenção da taxa Selic no patamar de 4,5%, com a inadimplência sob controle, projeta-se novo crescimento próximo a dois dígitos, ou 9,4%. Mais que isso, os fabricantes trabalharão para que as vendas no varejo se recuperem, aquelas que lhes dão margens mais saudáveis.
Um ano atrás a Anfavea esperava uma recuperação de vendas na Argentina e aconteceu o oposto e para 2020, projetam nova baixa. Lá que já se vendeu cerca de 900 mil veículos/ano, hoje esse número está em cerca de 350 mil. O Brasil não viveu baixa semelhante, a despeito de todos erros de políticas econômicas e crises internas e internacionais.
Assim, o crescimento de produção estará quase totalmente ancorado na saúde das vendas do mercado doméstico. Que assim seja.
RANKING DO MÊS E DO ANO
Um ano de lançamentos importantes, o novo Corolla híbrido flex, o suve da VW, T-Cross (foto de abertura), novos Onix e HB20, hatch e sedã, todos esses modelos figuram na lista dos 20 mais vendidos.
O T-Cross foi lançado no começo do ano passado e foi o suve mais vendido em dezembro e o oitavo no ranking geral do mês.
Em dezembro a GM teve as duas primeiras posições com Onix e Onix Plus, um feito e tanto, o sedã vendendo perto de 10.000 unidades. Numa estranheza estatística, no modelo hatch, as 21.442 unidades são a soma do novo Onix com o Joy. Porém o mesmo não foi feito com a sua versão sedã, o Onix Plus teve 9.989 unidades licenciadas e o Prisma 1.304. Seriam unidades modelo 2019?
A GM encerra o ano com 475.684 unidades, 10% de crescimento, num mercado que se expandiu em 7,6%. Em dezembro sua participação foi de 18,0%. O esperado novo Tracker pode trazer fôlego ainda maior para a marca da gravata-borboleta.
Dezembro também viu o novo suve da VW, o T-Cross, na frente do segmento que mais cresceu. Na verdade essa liderança ocorreu no photo-finish: enquanto o VW teve 6.631 unidades faturadas, o Creta teve 6.625.
Os volumes de vendas dos 20 primeiros do ranking foram tão robustas, que até o Corolla, que tradicionalmente se encaixava nos top 10, ficou em 15º, com 5.220 unidades.
Muito se falou dos novo Hyundai, que não tiveram a aceitação do mercado, porém as vendas dos três modelos em dezembro somaram 17.727, que é pouco superior à capacidade mensal produtiva da fábrica da Hyundai, que este ano, com novos investimentos, expandiu-se para 210.000 unidades.
Outro fabricante que teve queda no ranking, a Honda cedeu o oitavo posto para a Jeep, também enfrenta limitações de capacidade. Houve uma decisão de transferir a produção de seus modelos para a nova fábrica, que deve apresentar maiores índices de produtividade que a unidade de Sumaré, porém nosso mercado não tem tamanho suficiente para que a Honda mantenha as duas em operação.
Nos comerciais leves deu novamente Fiat e Fiat, Toro tomando a frente em dezembro, com 6.493 unidades e Strada em segundo, com 6.276. No ano, a compacta permaneceu na liderança folgada, com 76.223, crescimento de 13%, num segmento que cresceu 7,8%. Toro em segundo, com 65.566 licenciamentos, seguido da Saveiro, Hilux, S10, Ranger e Amarok.
As expectativas desse segmento para 2020 estão direcionadas para a nova Strada, que deve trazer versão cabine dupla 4-portas.
2020 terá menos lançamentos, será um ano de consolidação. Com menos exportações, o Brasil seguirá sendo um mercado “fechado”. Com o avanço do acordo com a Comunidade Europeia, pode ser tenhamos um novo perfil de mercado se desenhando, mas isso fica para 2022-2025.
Bom ano a todos!
MAS