• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Destaques

MERCADO: VENDAS NO ÚLTIMO BIMESTRE GANHAM TRAÇÃO

identicon por Marco Aurélio Strassen
21/01/2020
em Destaques, MAS, Mercado
Foto: AE/Paulo Keller

Foto: AE/Paulo Keller





Com nova reversão positiva, as vendas de automóveis e comerciais leves em dezembro fizeram o ano fechar com 2.633.572 unidades, um crescimento de 7,6% sobre 2018. Se novembro deu alguns sinais de que o mercado poderia esfriar, dezembro foi exatamente o oposto, foram 252.037 unidades faturadas, 12.002 licenciamentos/dia, o melhor resultado em cinco anos.

Licenciamentos diários 12 meses (Fonte: Anfavea)

O ano de 2019 não foi fácil, para atingirem as suas metas os fabricantes usaram o canal de vendas diretas em níveis recordes, ao todo foram 45,7% dos licenciamentos, ou 1.202.752 unidades. Escrevemos bastante sobre isso aqui ao longo do ano, mais de 20% do total de automóveis foram pelo canal PcD, com isenção tributária. O Brasil não tem 20% de sua população com deficiência motora, nem forçando as estatísticas.

Segundo Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, em sua apresentação de resultados à imprensa especializada e cadernos econômicos, com o crescimento do PIB esperado para a casa dos 2,2-2,3% e manutenção da taxa Selic no patamar de 4,5%, com a  inadimplência sob controle, projeta-se novo crescimento próximo a dois dígitos, ou 9,4%. Mais que isso, os fabricantes trabalharão para que as vendas no varejo se recuperem, aquelas que lhes dão margens mais saudáveis.

Participação das vendas diretas em veículos leves (Fonte: Fenabrave)

Um ano atrás a Anfavea esperava uma recuperação de vendas na Argentina e aconteceu o oposto e para 2020, projetam nova baixa. Lá que já se vendeu cerca de 900 mil veículos/ano, hoje esse número está em cerca de 350 mil. O Brasil não viveu baixa semelhante, a despeito de todos erros de políticas econômicas e crises internas e internacionais.

Assim, o crescimento de produção estará quase totalmente ancorado na saúde das vendas do mercado doméstico. Que assim seja.

RANKING DO MÊS E DO ANO

Um ano de lançamentos importantes, o novo Corolla híbrido flex, o suve da VW, T-Cross (foto de abertura), novos Onix e HB20, hatch e sedã, todos esses modelos figuram na lista dos 20 mais vendidos.

O T-Cross foi lançado no começo do ano passado e foi o suve mais vendido em dezembro e o oitavo no ranking geral do mês.

Em dezembro a GM teve as duas primeiras posições com Onix e Onix Plus, um feito e tanto, o sedã vendendo perto de 10.000 unidades. Numa estranheza estatística, no modelo hatch, as 21.442 unidades são a soma do novo Onix com o Joy. Porém o mesmo não foi feito com a sua versão sedã, o Onix Plus teve 9.989 unidades licenciadas e o Prisma 1.304. Seriam unidades modelo 2019?

A GM encerra o ano com 475.684 unidades, 10% de crescimento, num mercado que se expandiu em 7,6%. Em dezembro sua participação foi de 18,0%. O esperado novo Tracker pode trazer fôlego ainda maior para a marca da gravata-borboleta.

Dezembro também viu o novo suve da VW, o T-Cross, na frente do segmento que mais cresceu. Na verdade essa liderança ocorreu no photo-finish: enquanto o VW teve 6.631 unidades faturadas, o Creta teve 6.625.

Os volumes de vendas dos 20 primeiros do ranking foram tão robustas, que até o Corolla, que tradicionalmente se encaixava nos top 10, ficou em 15º, com 5.220 unidades.

Muito se falou dos novo Hyundai, que não tiveram a aceitação do mercado, porém as vendas dos três modelos em dezembro somaram 17.727, que é pouco superior à capacidade mensal produtiva da fábrica da Hyundai, que este ano, com novos investimentos, expandiu-se para 210.000 unidades.

Outro fabricante que teve queda no ranking, a Honda cedeu o oitavo posto para a Jeep, também enfrenta limitações de capacidade. Houve uma decisão de transferir a produção de seus modelos para a nova fábrica, que deve apresentar maiores índices de produtividade que a unidade de Sumaré, porém nosso mercado não tem tamanho suficiente para que a Honda mantenha as duas em operação.

Nos comerciais leves deu novamente Fiat e Fiat, Toro tomando a frente em dezembro, com 6.493 unidades e Strada em segundo, com 6.276. No ano, a compacta permaneceu na liderança folgada, com 76.223, crescimento de 13%, num segmento que cresceu 7,8%. Toro em segundo, com 65.566 licenciamentos, seguido da Saveiro, Hilux, S10, Ranger e Amarok.

As expectativas desse segmento para 2020 estão direcionadas para a nova Strada, que deve trazer versão cabine dupla 4-portas.

2020 terá menos lançamentos, será um ano de consolidação. Com menos exportações, o Brasil seguirá sendo um mercado “fechado”. Com o avanço do acordo com a Comunidade Europeia, pode ser tenhamos um novo perfil de mercado se desenhando, mas isso fica para 2022-2025.
Bom ano a todos!

MAS

 

Fonte: Fenabrave

 

Fonte: Fenabrave






Próximo
Foto: adaptive.com.br

TEREI DE BOICOTAR MAIS UM ESTABELECIMENTO?

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17