As VW Kombis que serviram (algumas ainda servem) para bombeiros o fizeram de várias maneiras, dependendo da aplicação que era necessária. Não houve um padrão único, mas uma imensa variedade de modelos, como veremos adiante — a palavra de ordem foi customização.
Um pouco de teoria sobre combate ao fogo:
Antes de entrar no assunto propriamente dito vou colocar alguns conceitos de combate a incêndio para preparar o caminho para falar deste veículos. Inicialmente apresento o “Tetraedro do Fogo”. Nos lados do triângulo os componentes necessários para o fogo: combustível, calor e oxigênio, que combinados propiciam o quarto elemento que é a “reação química de combustão” da qual resulta o fogo:
Basta retirar um dos três elementos deste tetraedro que se consegue a extinção — parece simples em teoria, mas na prática a coisa pode ser muito difícil. O meio extintor adequado depende do tipo de fogo, que foi codificado em classes; resumindo apresento a tabela de classes de fogo:
As classes mais comuns são: A (papéis, madeiras, têxteis, etc.), B (combustíveis) e C (equipamento elétrico energizado). As demais classes são específicas e não vem ao caso.
Na tabela nós vemos os meios extintores comumente disponíveis e as respectivas aplicações; os meios extintores mais usados são:
– Água – tanto natural, como na forma de neblina (micropulverizada)
-Espumas, que são fornecidas na forma de LGE’s (líquidos geradores de espuma) que são misturados à água em diferentes proporções
-Pó químico, de vários tipos, sendo o ABC (serve para as três classes) muito aplicado hoje em dia
-CO2 – gás carbônico, que expulsa o oxigênio da área aplicada (não deve ser aplicado em grandes volumes em ambientes fechados onde há pessoas – perigo de morte).
As formas de ação do combate a incêndio também são brevemente esclarecidas na tabela, para quem tiver o interesse em conhecê-las. Mas esta é para ser uma breve introdução ao estudo do combate ao fogo, que eu apresento para que fique claro o que vamos ver nas aplicações das VW Kombis para Bombeiros.
As VW Kombis para Bombeiros tiveram uma importância muito grande em países, por exemplo, como a Alemanha e a Suíça por uma série de motivos. Neles o serviço de bombeiros é voluntário e as comunidades suprem os meios para o trabalho de combate a incêndio e as VW Kombis tinham uma relação custo-benefício muito favorável.
Nas pequenas cidades e vilas as VW Kombis desempenharam um papel muito importante, pois eram ágeis, passavam com facilidade pelas estreitas ruelas das vilas, chegando rapidamente aos sinistros; muitas vezes em locais onde as ruas de acesso eram precárias, mas as valentes VW Kombis venciam os desafios com galhardia.
Em cidades maiores as VW Kombi eram usadas como unidades de combate avançado ao fogo oferecendo o primeiro combate, sendo complementadas, quando necessário, pelos grandes caminhões de Bombeiros, cuja circulação era mais demorada.
Ao lado destas aplicações as VW Kombi sempre ocuparam um lugar de destaque em empresas, em conjunto com as respectivas brigadas de incêndio, o que também foi o caso aqui no Brasil. Aliás, como foi o caso da Kombi da imagem de abertura que pertenceu à Usina Binacional de Itaipu. Adiante vou detalhar o seu tipo de aplicação.
Havia dois tipos básicos de VW Kombi de Bombeiros, um que era dedicado ao transporte de material de combate a incêndio e outro dedicado ao transporte da brigada de incêndio; este último podia ser incrementado com um reboque para transportar equipamento.
As VW Kombis de transporte de material de combate a incêndio eram customizadas conforme o meio extintor a ser usado. O meio extintor mais usado era a água e as VW Kombis, neste caso, transportavam bombas, instaladas em “skids” (que podiam ser retirados das Kombis e levados para o local adequado ao combate), para a pressurização da água, que era retirada de hidrantes localizados próximo aos sinistros (a pressurização é necessária para forçar a água até o local do sinistro e lá para que a agua jorre de maneira a atingir os locais de combate ao fogo). Em muito poucos casos as Kombis levavam água, geralmente em reboques. Isto devido ao peso da água, lembrando que 1 litro de água pesa 1 quilograma, ou seja, 1.000 litros pesam uma tonelada; era melhor lançar mão dos hidrantes próximos aos incêndios.
O interessante nestas bombas é que elas, geralmente, eram acionadas por motores industriais estacionários Volkswagen, semelhantes aos que acionavam as próprias VW Kombis.
Entrando um pouco mais nos detalhes da técnica de combate a incêndio, acoplando um proporcionador de espuma ao circuito de água da bomba o equipamento passa a fornecer espuma de combate a incêndio, que é adequada ao combate de fogos classe B, a saber em combustíveis. Neste caso a VW Kombi deve levar um suprimento de LGE correspondente para a geração de espuma conforme a necessidade do caso.
Além da moto bomba eram necessárias mangueiras de vários diâmetros, para conectar a bomba aos hidrantes e depois levar a água da bomba para o local de combate próximo ao sinistro. As VW Kombis também levavam vários outros equipamentos necessários para a operação, como as chaves para apertar as conexões entre mangueiras, além de material de primeiros socorros. Iluminação adicional removível, e equipamento de comunicação não podiam faltar também. Os veículos deviam ter sirenes, buzinas especiais e luzes de sinalização. Ainda na parte hidráulica não se pode esquecer dos canhões monitores de água e dos esguichos. Sem esquecer dos equipamentos autônomos de respiração para proteger os bombeiros contra a fumaça.
Caso fosse necessário o combate com pó químico as VW Kombis eram equipadas com grandes tanques com pó químico e cilindros de nitrogênio para pressurizar e expelir o pó químico que era conduzido por mangueiras especiais até as proximidades do fogo a ser combatido.
O teto das VW Kombi era adequado para o transporte de escadas expansíveis e o espaço sobre o motor era ideal para o transporte de lances de mangueira que eram conectadas para atingir os comprimentos de mangueira necessários.
Alguns detalhes da VW Kombi picape de Itaipu da imagem de abertura. Ela foi concebida para levar equipamento e material de combate. Ela leva extintores; nas bombonas azuis é levado LGE – líquido gerador de espuma. Também são levadas mangueiras etc. Um detalhe prático é o recorte na prancha de fechamento lateral da caçamba, feito para facilitar o acesso rápido ao material.
Dependendo da aplicação específica eram usadas Kombis Standard, ou Furgões ou Pick-ups e a criatividade realmente não teve limites no que se refere às adaptações que eram feitas. Muitas vezes eram usados reboques que por sua vez também podiam ser customizados. Havia uma infinidade de soluções, e passo a apresentar alguns exemplos:
Dentre as customizações detalhes interessantes chamam a atenção, como a versão abaixo, na qual a bomba d’água é acionada pelo motor da VW Kombi; uma solução interessante mas menos flexível do que aquela de levar a motobomba para próximo dos acontecimentos, onde a VW Kombi talvez não tenha como chegar:
Segue um exemplo de VW Kombi picape com uma escada expansível de alcance maior, uma mini Escada Magirus:
Também nos Estados Unidos eram feitas adaptações de VW Kombis para Bombeiros e o detalhe era o para-choques ampliado na largura, formando uma pequena plataforma:
No exemplo abaixo, uma VW Kombi usada na Suíça, o detalhe é o gancho na ponta da escada, que ajudava a enganchar a escada nas sacadas e janelas das casas sinistradas:
Abaixo duas adaptações de VW Kombi para Bombeiros que serviram na Holanda, com uma forte modificação dos veículos:
Alguns reboques eram muito bem equipados como este, inclusive, por exemplo, nas portas traseiras vários tipos de machados e, na outra, pás. Grandes carretéis de mangueiras para auxiliar a levar as mangueiras para onde eram necessárias:
No exemplo abaixo o detalhe é para o holofote preso a uma estrutura do lado do passageiro, ele era destacável e podia ser levado para próximo do palco dos acontecimentos, a ligação elétrica era feita por uma extensão conveniente:
Vimos VW Kombis T1 e T2 sendo usadas para Bombeiros, mas Kombis T3 também serviram a este propósito, como mostra a foto abaixo:
Há um sem número de outras variações de VW Kombis para Bombeiros, seria difícil registrá-las todas, mas acredito que os que mostrei já dão uma boa informação sobre esta importante utilização da “Velha Senhora”.
Eu não podia deixar de falar da VW Kombi para Bombeiros (preparada pela Empresa Rontan) que fotografei na Fábrica Anchieta no dia 10 de novembro de 2013 durante a “Megavisita à Volkswagen” . Aí vão algumas fotos – que são inéditas, pois não apareceram na matéria da visita:
Já que falamos de equipamentos utilizados em combate a incêndios vou falar de um assunto controverso: extintor de incêndio veicular. Pois é, eu sou favorável ao uso deste equipamento com algumas condições:
-Em primeiro lugar os extintores devem ter uma capacidade maior, estimo entre 1 kg e 2 kg de pó químico ABC, para que se tenha um tempo para a aplicação do meio extintor de modo a ter uma eficácia de extinção mínima.
-A outra condição é que os motoristas passem por um treinamento de combate a incêndio no qual receberão noções de combate e tenham que usar um extintor automobilístico num teste real – com tanque de n-heptano, por exemplo. Isto pode ser feito durante a autoescola. Se estas condições fossem atendidas estou certo que os extintores veiculares seriam mais do que úteis.
Muitos de nós moramos em prédios onde o conhecimento do uso correto de extintores é uma condição que pode salvar vidas e patrimônio. Muitos prédios organizam brigadas de incêndio e oferecem treinamento, vale a pena participar destas atividades. E, para quem quiser ter uma visão rápida do assunto, ai vai um breve vídeo (03:03) sobre o assunto uso de extintores:
AG
Esta matéria foi uma sugestão do amigo Marco Rebuli do KCC – Kombi Clube Curitiba. Outro amigo, o Eduardo Gedrait Pires, do Sampa Kombi Clube, colaborou com material de pesquisa. Agradeço a ambos. Tive a oportunidade de colocar os conceitos de combate a incêndio que fazem parte de uma de minhas atribuições profissionais.
Um assunto que cativa a muitas pessoas, existem colecionadores dedicados à VW Kombi para Bombeiros.
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