O lançamento da nova Fiat Strada 2021 estava previsto para hoje (7/4), porém o cronograma do evento foi totalmente atropelado pela paralisação do trabalho nas unidades fabris da FCA, a partir de 17 de março, desnecessário explicar por quê. Isso, compreensivelmente, impediu a finalização de todo o material de divulgação como ficha técnica e descrição detalhada dos equipamentos. Mas com o material disponível dá para você conhecer bastante da nova picape Fiat.
A nova Strada tem projeto estrutural novo, a plataforma se chama MPP. Além da rigidez torcional 10% maior que a anterior, a base da parte inferior é feita com aço de alta e ultra-alta resistência, com várias partes da carroceria em aço estampado a quente.
A própria FCA, pelo diretor do Centro de Design em Betim, o alemão Peter Fassbender, diz que inspiração para a nova Strada foi a Toro: “Já que temos um sucesso com a Toro, levamos tudo o que ela tem de bom para a nova Strada,” disse. De fato, a nova picape compacta é uma “mini-Toro”, salvo a tampa traseira, inteiriça de abaixar e levantar, e não em duas metades de abertura horizontal. A tampa conta com um sistema de mola que alivia bastante — 60% — seu peso para baixar e levantar, e quando fechada e trancada impede o acesso à soltura do suporte do estepe, que é externo sob a caçamba.
A nova picape parece bem maior que anterior, mas cresceu só 19 mm no comprimento (4.458 mml) e aumentou 66 mm em sua largura (para 1.730 mm). A distância entre eixos aumentou apenas18 mm (para 2.737 mm). Seu peso ainda não foi informado. Ângulos de entrada e saída, 24º e 28º, nessa ordem. As portas traseiras abrem 80º.
A versões Freedom e Volcano (topo) são de quatro portas e a Endurance, de duas. A distância mínima do solo é 214 mm. Na de quatro portas a caçamba é de 844 litros e a carga útil, 650 kg. Na duas-portas. 1.345 litros e 720 kg, respectivamente.
Freedom e Volcano têm o motor Firefly 4-cilindrss de 1.332 cm³, 101/109 cv e 13,4/14,2 m·kgf. Já na Endurance, para trabalho, o motor é 1,4 EVO de 85/88 cv e 12,4/12,4 m·kgf. O câmbio é sempre manual de cinco marchas. Não há dados de desempenho e consumo, embora tenha sido informado que a versão com motor Firefly recebeu classificação “A” do Inmetro.
A suspensão permanece dianteira McPherson e traseira por eixo rígido com perfil ômega com um par de molas parabólicas longitudinais. A direção passou a ser eletroassistida indexada à velocidade. como no Argo e no Cronos. Um ganho foi o diâmetro mínimo de curva, baixou de 11,3 m para 10,8 m. Freio intocados, dianteiro a disco ventilado e traseiro a tambor, 284 mm e 228 mm de diâmetro, respectivamente. Rodas são de liga de alumínio com pneus 205/60R16H.
Equipamentos
A versão Volcano traz de série bolsas infláveis laterais além das frontais obrigatórias, controle de estabilidade e tração, este com bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampa, ar-condicionado e ajuste de altura do volante. Faróis são de LED e há luz de rodagem diurna (DRL)
O também obrigatório ABS dos freios tem seleção para uso em estradas de terra e o veículo conta com monitor da pressão dos pneus. Os cintos de segurança dianteiros têm pré-tensionador e há no banco traseiro engates Isofix para dois bancos infantis com ponto de fixação superior.
A tela tátil de central multimídia é de 7 polegadas, de interface simples, personalizável, e tem conectividade Android Auto e Apple CarPlay; pode conectar dois telefones. Pela tela de baixo reflexo diurno e brilho ajustável se controlam todas as funções da nova Strada e se opera o computador de bordo. Há uma tomada USB para os passageiros do banco traseiro. Não há equipamentos opcionais.
Na nova Strada foi dada atenção ao número porta-objetos, que aumentou em 30%, passando a haver 15 litros de espaço. Além do maior espaço interno da categoria, o conforto também é garantido pelo menor índice de ruídos, graças à nova plataforma e à colocação estratégica de material fonoabsorvente, além do silêncio e suavidade inerentes ao funcionamento do moderno motor 1,3 Firefly.
Com toda sua mecânica bem isolada da cabine, seu índice interno de vibrações, inclusive no volante, é o menor da categoria. Ou seja, silêncio interno e ausência de vibrações é confirmado por análises virtuais e reais em laboratório, segundo a FCA/Fiat.
Na segurança passiva, a Strada 2021 contou com o melhor da tecnologia da indústria global através de seu novo Safety Center FCA Latam, em Betim, MG. Sua estrutura reforçada foi avaliada inclusive em inédito teste de impacto lateral contra poste durante a validação, além dos testes de impacto convencionais.
Toda sua seção frontal teve cuidados especiais para diminuir ferimentos em pedestres, protegendo as partes baixa e alta das pernas, como também a cabeça, por meio do capô com bastante espaço para deformação antes de atingir o motor.
Com a chegada da inédita cabine dupla de quatro portas, seu apelo aos consumidores deve aumentar. Exatamente pela facilidade de uso e manobras em centros urbanos e pelo aumento de espaço interno e conforto para a família. Só esta ver como será o desempenho com o motor 1,3 Firefly.
BS
(Atualizada em 16/04/2020 às 22h30, inclusão da ficha técnica)
FICHA TÉCNICA NOVA STRADA VOLCANO CABINE DUPLA 2021 | |
MOTOR | |
Designação | 1.3 GSE Flex |
Descrição | 4-cil. em linha, dianteiro,transversal, bloco e cabeçote de alumínio, comando no cabeçote, corrente, variador de fase, duas válvulas por cilindro, injeção no duto, coletor de escapamento integrado ao cabeçote, flex |
Cilindrada (cm³) | 1.332 |
Diâmetro e curso (mm) | 70,0 x 86,5 |
Taxa de compressão (:1) | 13,2 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 101/6.000 // 109/6.250 |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 13,7/14,2/3.500 |
Corte de rotação (rpm) | 6.400 |
Rotação de marcha-lenta (rpm) | 750 |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Bateria, tensão (V) | 12 |
Bateria, capacidade (A·h) | 50 |
Alternador, corrente (A) | 110 |
TRANSMISSÃO | |
Embreagem | Monodisco a seco, comando hidráulico |
Diâmetro do disco (mm) | 190 |
Tipo | Transeixo com câmbio manual de 5 marchas mais ré, comando a cabo, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,273; 2ª 2,429; 3ª 1,444; 4ª 1,029; 5ª 0,795; ré 4,200 |
Relação de diferencial (:1) | 4,600 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido tipo ômega, mola parabólica longitudinal por lado e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Voltas entre batentes | 3 |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,7 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/257 |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/228 |
Controle | ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Duplo circuito hidráulico, disposição | n.d. |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 6Jx16, offset 40 |
Pneus | 205/55R16 ATR |
Estepe | Aço, 4Jx16, offset 15, pneu T125/80R16, sob a caçamba |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço, picape cabine-dupla, 4 portas, subchassi dianteiro |
CAÇAMBA | |
Capacidade (L) | 844 |
Superfície (m²) | 1,310 |
Largura máxima/entre as caixas de roda (mm) | 1.310/1,059 |
CAPACIDADES (L) | |
Tanque de combustível | 55 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.179 |
Carga útil | 650 |
Peso rebocável (sem freio) | 400 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.460 |
Largura sem/com espelhos | 1732 / 1.967 |
Altura | 1.595 |
Distância entre eixos | 2.737 |
Bitola dianteira/traseira | 1.457/1.480 |
Distância mínima do solo | 194 |
ÂNGULOS (º) | |
Entrada/rampa/saída | 23,4/28,6/22 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 12,7/11,5 |
Retomada 80-120 km/h em 5ª (s) | 21/18,4 |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 163/166,5 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 11,9/8,3 |
Estrada (km/l, G/A | 13,5/9,5 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 5ª (km/h) | 31,5 |
Rotação a 120 km/h, em 5ª (rpm) | 3.800 |
Rotação à vel.máxima em 5ª (rpm) | 5.300 |
Alcance nas marchas a 6.400 rpm (km/h) | 1ª 38; 2ª 66; 3ª 112; 4ª 156; 5ª 166 |