(Atualizado em 9/05/20 às 20h45)
Sou dos que acreditam que o Brasil tem jeito, mas quando vejo decisões da Prefeitura da capital paulista de ontem, minha crença dá fading absurdamente.
Restringir a circulação de carros para reduzir a contaminação do Covid-19? Será que alguém entendeu? O anúncio foi feito na manhã de ontem pelo prefeito Bruno Covas em entrevista coletiva virtual. Os leitores Gabriel Felipe Moretti e “Mr. Bacon” gentilmente nos passaram a informação.
A Prefeitura, ou o prefeito, não entendeu o que diz a Medida Provisória 926 que autoriza estados e municípios a adotarem medidas excepcionais e temporárias de locomoção interestadual e intermunicipal.
Provavelmente o prefeito tem analfabetismo funcional ao não saber a diferença entre inter e intra, já que adotou medida de restrição de tráfego intramunicipal. ou seja, dentro do próprio município que administra por o fujão João Dória Jr ter deixado o cargo de prefeito para o qual foi eleito em primeiro turno — até então inédito na corrida para a prefeitura paulistana — após 15 apenas meses de mandato.
De acordo com a Prefeitura o esquema de restrição será:
• Início nesta segunda-feira (11/5), durando enquanto a cidade estiver em situação de emergência conforme decreto municipal nº 59.283/20
• Carros com placas de final 0, 2, 4, 6 e 8 só poderão rodar nos dias pares
• Carros com placas de final 1, 3, 5, 7 e 9 só poderão rodar nos dias ímpares
• A restrição é por 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados
• Táxis são isentos
• Motoristas de aplicativos terão de observar o final de placa dos seus carros; igual para funcionários de padarias, supermercados, lojas de artigos para cães, lotéricas, farmácias e demais funcionários de serviços comerciais
• Caminhões são isentos
• A exceção será concedida apenas aos profissionais de saúde (médicos, técnicos, enfermeiros, funcionários de hospitais) e ao setor de abastecimento como energia elétrica, água, gás.
• Veículos de imprensa são isentos desde que cadastrados
• Motocicletas estão liberadas
• No dia 31/5, domingo, carros com final de placa ímpar poderão circular sem restrições
Do que está acima,depreende-se que: 1) Motociclistas e ciclistas podem contribuir para a propagação do Covid-19 à vontade; 2) Motoristas de aplicativos ficarão impedidos de trabalhar, afinal não precisam de dinheiro; 3) Quem inocentemente chegar a São Paulo vindo de outro município ou estado e o carro tiver final de placa “proibido”, cometerá infração.
A infração por desrespeito novo rodízio será a mesma do rodízio municipal que vergonhosamente tem mais de 22 anos: infração média, multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH. A diferença é que haverá somente uma infração por período de 24 horas, independentemente de quantas vezes o veículo tenha cometido a infração.
Interdições de trânsito suspensas
Na noite de anteontem o prefeito da capital suspendeu as interdições de trânsito, medida tomada por dois dias para tentar elevar o índice de isolamento social na cidade.
Disse o prefeito na coletiva que “O bloqueio das avenidas não surtiu o efeito desejado, não adiantou para conter as pessoas dentro de casa. Razão pela qual a gente (sic) anuncia o retorno do rodízio na cidade (…) Essa medida é necessária para que a gente (sic) possa continuar a restringir.”
Essa é para o “Acredite se quiser”
Devido à ampliação do rodízio a prefeitura anunciou que ampliará a frota de ônibus na cidade. “A partir de segunda-feira teremos 1.000 ônibus serão acrescentados à rede municipal de transporte e mais 600 que ficarão nos bolsões. Caso a SPTrans observe a necessidade, esse número aumenta.” disse Covas,”
O leitor ou leitora entendeu? Eu não. Afinal, o negócio não é desestimular as pessoas a saírem de casa?
Fading total.
BS
(Atualizado em 9/05/20 às 20h45, modificações em razão de informações complementares)