O Chevrolet Tracker foi importado da Argentina em sua primeira geração (até 2009), quando teve motores a gasolina e a diesel, além de ótima capacidade fora de estrada com tração 4×4. O de segunda geração era importado do México desde 2013 e apresentava uma característica “car like”, diferente da “jeep style” da primeira. Apesar de prevista a opção 4×4 nesta segunda geração, esta nunca foi disponibilizada para o público brasileiro.
Antes de continuar, assista ao vídeo:
Esta terceira geração estreia a fabricação nas terras brasileiras, dentro do complexo fabril da GM de São Caetano do Sul, SP e motores fabricados em Joinville, SC. Segue no conceito de suve urbano de tamanho compacto, porém sem recursos de tração nas quatro rodas ou até mesmo de reboque. Nem mesmo para uma simples bicicleta. O que é uma perda significativa para quem tem pretensões mais aventureiras com este carro.
O novo Tracker teve o lançamento pela internet realizado em m12arço/2020 com relato do Bob Sharp que pode ser lido aqui. Finalmente nesta semana recebemos um exemplar para uma avaliação mais completa, e dentro dos padrões AE.
O novo modelo é oferecido nas seguintes configurações e preços:
Motor 1,0 turbo
– PCD (automático) R$ 70.000 – após desconto de IPI e ICMS – R$ 56.877
– Turbo manual R$ 85.290
– LT (automático) R$ 93.490
Motor 1,2 turbo – apenas câmbio automático
– Turbo automático R$ 94.090
– LTZ R$ 103.890
– Premier R$ 116.490 (versão avaliada)
Novo motor
O Tracker pode vir equipado com motor tricilindro 1-l ou 1,2-l, ambos com turbocompressor e oriundos da nova família CSS Prime da GM, aqui chamada de Ecotec. No caso da versão Premier, a única opção é o 1,2-l que entrega 132/133 cv a 5.500 rpm e 19,4/21,4 m·kgf a 2.000 rpm.
Motores de três cilindros são mais propensos a vibrações indesejadas e um bom desenvolvimento de coxins é necessário para que isso não se torne um incômodo para os ocupantes. O bom trabalho de isolação que foi feito na aplicação desta nova família de motores no Onix é possível ser visto e sentido no novo Tracker. O motor de 1,2-l tem curso dos pistões de 90,5 mm contra 77,4 mm do 1,0. Essa diferença deixa o motor mais áspero e isso é bem perceptível quando saímos de um modelo e entramos no outro, como foi meu caso nestas semanas. No uso do dia a dia essa maior aspereza deve ser pouco perceptível para os usuários. Alguns irão achar que o motor 1,2-l tem um “rosnado” mais acentuado e podem associar isso à sua maior potência. Outra diferença em relação ao 1-l é o diâmetro dos cilindros 1 mm maior, passou de 74 mm para 75 mm.
O câmbio automático epicíclico de 6 marchas GF6 é o mesmo aplicado aos demais modelos da família GEM (Global Emergent Market – Mercados Emergentes Globais) que já foram apresentados (Onix e Onix Plus), e já utilizado em outros produtos da GM. As relações de marchas e par final foram ajustadas para dar agilidade ao carro de 1.271 kg, 142 kg mais leve que o Tracker Premier 2019.
Em termos de desempenho o resultado foi muito bom, atingindo 0-100 km/h em 9,4 segundos e tendo a velocidade máxima limitada em 185 km/h, a 4.750 rpm em 5ª marcha.
O consumo de combustível declarado pela GM é de 11,2/7,7 km/l no tráfego urbano e 13,5/9,4 km/l no rodoviário. No trajeto entre a GM em São Caetano do Sul, SP e minha residência em Campinas são 130 km, onde obtive uma média de 14,2 km/l com gasolina, melhor do que o dado divulgado pela GM. Entre Campinas e a Curva AE, onde foi gravado o vídeo desta matéria, o consumo foi de 13,5 km/l. Com meu Tracker 1,4-l turbo costumo fazer 11 km/l.
O tanque de combustível de 44 litros é um limitador para que o novo Tracker tenha uma melhor percepção de consumo pelos usuários. Quando abastecido com álcool a autonomia é de apenas 340 km no trânsito urbano, o que exigirá constantes visitas aos postos de combustíveis.
Trafegando em velocidade de cruzeiro de 110 km/h o motor está no início da faixa de torque máximo, 2.100 rpm em 6ª marcha, o que se traduz em bom nível de ruído interno, economia de combustível e elasticidade em acelerações. No uso geral o câmbio tende a manter uma marcha mais alta engatada, obrigando o motor a trabalhar em regimes de rotações mais baixos. Essa estratégia de calibração do motor- câmbio, neste caso feita pela engenharia da GM na China, propicia melhor consumo, mas traz maior vibração do motor para dentro da carroceria, sem que seja totalmente incômoda.
Comportamento dinâmico
A calibração da suspensão está ajustada para maior conforto de rodagem. Nota-se que os engenheiros optaram por menor constante elástica do sistema e utilizaram barra antirrolagem dianteira de maior diâmetro, visando conter a rolagem da carroceria em curvas. O resultado é um carro de rodagem macia e baixa aspereza. Por outro lado, em frenagens de emergência fica perceptível uma instabilidade direcional que pode ser causada pelo eixo traseiro que tem o peso momentaneamente aliviado. O ABS e ESC têm recursos para minimizar esse comportamento, e aparentemente foram ajustados para diminuir esse efeito e não deixar o carro inseguro para os usuários
O subchassi dianteiro é mais reforçado. Partindo do componente utilizado no Onix, este tem um quadro complementar que traz maior rigidez ao conjunto. Além de ser ótima solução para melhor durabilidade do monobloco, resposta de NVH (ruído, vibração, aspereza) superior e deformações mais controladas em caso de colisão frontal.
Na traseira foi utilizado um eixo traseiro tecnologicamente mais avançado que do Onix. É um eixo de torção, com viga central em tubo hidroformado em formato “U”, e os braços são igualmente tubulares. Molas helicoidais e amortecedores pressurizados completam o pacote que não requer barra antirrolagem devido à alta rigidez do eixo.
O sistema de direção é similar ao Onix com assistência elétrica através de motor de passo na árvore de direção e a caixa de direção é montada no subchassi. O incremento do peso do volante está muito bem indexado à velocidade do veículo, e possui ótima definição de centro.
A modulação do pedal de freio é bem equilibrada em curso, esforço e resposta de frenagem. Freios a disco ventilado na dianteira com 276 mm de diâmetro e 26 m de espessura e tambor atrás. Muitos irão criticar a falta de freio a disco na traseira. Considerando o peso bruto total de 1.681 kg, onde 410 kg de carga útil (350 kg de 5 passageiros + 60 kg no porta-malas). Não haveria a necessidade de adotar freio a disco na traseira. Mas que ficaria mais bonito, isso ficaria.
Os pneus GoodYear EfficientGrip 215/55R17 montados no carro avaliado mostraram-se bem escandalosos em curvas e até mesmo em frenagem, mesmo sem notar um escorregamento acentuado ao forçar nas curvas da estrada dos Romeiros. Em arrancada vigorosa com piso seco e subida leve houve atuação do controle de tração, indicando a perda de aderência. O estepe é do tipo compacto e armazenado nos fundos do compartimento de bagagens.
Interior elegante
A escolha de cores e de matérias no interior tiveram muito bom gosto e trazem prazer e sofisticação a bordo. Nesta versão Premier os bancos e painéis são revestidos em material sintético que reproduz couro nas cores preto e azul escuro acinzentado (azul Captain). As costuras aparentes em cor clara aumentam a percepção de luxo do revestimento.
Os bancos dianteiros têm encosto de cabeça independente do encosto e com regulagem de altura, e não como no Onix, em que são integrados ao encosto, o que não é o ideal. Os apoios laterais de encosto e assento são muito bons e proporcionam conforto e boa estabilidade lateral para o corpo.
Na traseira há espaço suficiente para três adultos ou dois bancos infantis com fixação por engates Isofix. O encosto é rebatível na proporção 40/60 e tem descansa- braço central escamoteável com porta-copos. Na extensão do console central encontra-se duas conexões USB para carregamento de dispositivos eletrônicos.
O painel de instrumentos tem apliques seguindo a mesma padronagem de cores e materiais dos bancos e painel de porta. Ao centro, montado no conceito flutuante, está a tela tátil de 8” da central multimídia.
No porta-malas a incorporação de duas posições para o tampão do estepe foi uma boa alternativa. É possível ter um piso plano, e nesse caso, um compartimento fechado abaixo do tampão. Ou ter um volume maior no porta-malas. O volume total é de 393 litros, ou 1.294 litros com o encosto dos bancos rebatidos.
O teto solar panorâmico, associado ao forro do teto em cor clara trazem uma leveza para o interior do carro, ampliando a sensação de bom espaço interno.
O sistema de ar-condicionado tem boa capacidade de resfriamento da cabine, e é silencioso quando operado manualmente. Na função automático incomodou o tempo em que mantém altas velocidades do ventilador acionado. Isso maior nível de ruído e incômodo aos ocupantes, não só pelo ruído, como também pelo maior fluxo de ar saindo dos difusores enquanto a temperatura da cabine pré-escolhida não é atingida.
Além do bom conteúdo já presente na versão Premier, a GM apresentou uma lista de 55 possibilidades de acessórios para serem instalados nas concessionárias, dando maior personalização ao carro.
Conectividade
O novo Tracker incorpora tudo de novo, em termos de conectividade, já relatado em outros modelos da marca. O sistema OnStar vem com um período de degustação de 6 meses, e conta com uma central de atendimento para ajudar na recuperação do veículo em caso de roubo. Tem também o serviço de concierge e auxílio em casos de emergência. Tudo isso a um custo que varia de R$ 64,90 a R$ 89,90, dependendo do pacote de serviços escolhido.
O sistema MyLink com tela de 8” tem pareamento através de cabo para AndroidAuto e Apple CarPlay, acesso à internet de alta velocidade com Wi-fi nativo e carregador de celular por indução. Possui ainda o aplicativo MyChevrolet que possibilita acessar remotamente diversas funções do carro. A internet é obtida através de uma parceria com a operadora Claro, e após os primeiros 3 meses de uso requer uma assinatura para continuidade do serviço.
O quadro de instrumentos é o mesmo utilizado no Onix com diferença no mostrador digital central de 3,5”, que é em cores. Todas as informações do computador de bordo e ajuda ao motorista são apresentadas nesse dispositivo.
Como já visto no Onix Plus, o sistema de estacionamento semiautomático evoluiu bastante, é fácil de operar e tem boa velocidade de operação. O Tracker é o primeiro suve compacto a oferecer este recurso. Em todas situações que precisei estacionar o carro, não tive dificuldades em operá-lo, dado a sua forma intuitiva de trabalho.
Segurança
Em adição à proteção do sistema OnStar, o novo Tracker vem equipado em todas as versões com seis bolsas infláveis (duas dianteiras obrigatórias, douas laterais e duas de cortina).
Possui também sistema de alerta de colisão frontal com frenagem de emergência que alerta o motorista através de som e luz vermelha no painel da iminência de um choque. Caso o controle de velocidade de cruzeiro esteja ativado, é desativado ao ter a atuação do sistema de alerta, trazendo maior segurança aos mais distraídos no trânsito.
Os alertas de ponto cego estão localizados nas carcaças dos espelho retrovisores externos e têm fácil leitura para o motorista.
Conclusão
O design exterior com seis janelas é bem moderno, e as linhas e formas da carroceria inspiram a esportividade e aumentam o tamanho do carro. Faróis tipo projetor e luzes de rodagem diurna em LED são oferecidos nesta versão Premier. As lanterna traseira também com iluminação em LED tem um bonito grafismo. Ficaram faltando os faróis de neblina. As luz de seta dianteiras são no para-choque (no que seriam tomadas de ar) e este conjunto é também a luz de manobra, quando em baixa velocidade.
Novos recursos tecnológicos embarcados, o excelente nível de conectividade e o bom nível de conforto e espaço interno devem ser os grandes atrativos e pontos decisórios para compra. A falta de capacidade de reboque e tração 4×4, assim como a limitação da velocidade máxima não devem ser fatores preponderantes para a maioria dos compradores.
Os primeiros meses de vendas, apesar das restrições de mobilidade que temos vivido, já demonstram que o novo suve caiu na graça dos consumidores deste segmento. A conferir o desempenho das vendas com a volta da normalidade.
GB
FICHA TÉCNICA TRACKER PREMIER 1,2-L TURBO AT6 | |
MOTOR | |
Designação | Ecotec 1.2 Turbo |
Descrição | 3 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escapamento, correia dentada em banho de óleo, 4 válvulas por cilindro, aspiração forçada por turbocompressor com interresfriador, injeção no duto, flex |
Acionamento dos comandos de válvulas | |
Cilindrada (cm³) | 1.199 |
Diâmetro e curso (mm) | 75,0 x 90,5 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Potência máxima (cv/rpm, G ou A) | 132/133/5.500 |
Torque máximo (m·kgf/rpm,G/A) | 19,4/21,4/2.000 |
Comprimento da biela (mm) | n.d |
Relação r/l | n.d |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Bateria (V/A·h) | 12 / 60 A·h EFB |
Alternador (A) | 130 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo automático epicíclico de 6 marchas, tração dianteira |
Relações da marchas (:1) | 1ª 4,45; 2ª 2,91; 3ª1,89; 4ª1,45; 5ª1,0; 6ª 0,74; ré 2,87 |
Relação de diferencial (:1) | 3,14 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção tubular hidroformado, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Voltas entre batentes | n.d. |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,9 |
FREIOS | |
Dianteiros, tipo (Ø mm) | Disco ventilado, 276/26 |
Traseiros, tipo (Ø mm) | Tambor/n.d |
Controle | ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem, duplo-circuito hidráulico em diagonal, e assistente a frenagem de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 7Jx16 ou 7Jx17 |
Pneus | 215/60R16 ou 215/55R17 |
Estepe temporário | Aço, 4Jx16, pneu T115/70R16 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,352 |
Área frontal (calculada) (m²) | 2,329 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,82 |
CONSTRUÇÃO | |
Carroceria | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 393/1.278, teto solar com banco traseiro rebatido |
Tanque de combustível | |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.233 (Autom.) / 1.248 (LTZ) / 1.271 (Premier) |
Carga útil | 410 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.270 |
Largura sem/com espelhos | 1.791/2.057 |
Altura | 1.624 com pneus de 16?, 1.626 com pneus de 17? |
Distância entre eixos | 2.570 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 9,4 |
Velocidade máxima (km/h) | 185 (limitada) |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) (G/A) | 11,2/7,7 |
Estrada (km/l) (G/A) | 13,5/9,4 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª (km/h) | 52,6 |
Rotação a 120 km/h, em 6ª (rpm) | 2.280 |
Rotação à vel. máxima, em 5ª (rpm) | 4.750 |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE TRACKER PREMIER 1,2-L TURBO AT6 |
SEGURANÇA |
Alarme antifurto |
Alerta de colisão frontal |
Alerta de ponto cego |
Aviso sonoro do cinto de segurança dianteiro e traseiro desatado |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina |
Cinto de segurança do motorista com ajuste de altura |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores |
Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior |
Faróis tipo projetor em LED com luz auxiliar para manobras |
Freios com ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência a frenagem de emergência |
Frenagem automática de emergência em baixa velocidade |
Imobilizador de motor |
Indicador de distância do veículo da frente |
Indicador de nível de vida de óleo |
Luz de rodagem diurna/ luz de posição em LED |
Luz traseira de neblina |
Monitoramento de pressão dos pneus |
Regulagem de altura do facho dos faróis |
APARÊNCIA |
Adesivo de coluna na cor preto |
Defletor de teto traseiro |
Friso cromado no contorno inferior do vidro das portas |
Grade frontal com detalhes cromados |
Lanterna em LED |
Maçanetas externas na cor do veículo com detalhe cromado |
Maçanetas internas cromadas |
Para-choques pintados na cor do veículo com detalhes na cor prata |
Rack de teto na cor prata |
Roda de liga de alumínio aro 17? com design exclusivo para a versão Premier |
Volante esportivo com revestimento premium |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura das portas e alarme antifurto através de sensor de aproximação na chave |
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular |
Acionamento elétrico um-toque de todos os vidros, com fechamento/abertura automática pela chave |
Ajuste do volante de direção em altura e distância |
Alça de teto para o passageiro dianteiro e traseiras |
Ar-condicionado digital |
Assistente de partida em aclive |
Câmbio automático de 6 marchas com opção de troca manual de marchas por tecla balanceira no pomo da alavanca seletora |
Câmera de ré |
Carregador de telefone celular por indução |
Chave com sensor de aproximação |
Cobertura do porta-malas |
Computador de bordo (informações do veículo, viagem e consumo) |
Console central com descansa-braço |
Controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade |
Controles de áudio e telefone no volante |
Descansa-braço traseiro com 2 porta-copos |
Desembaçador elétrico do vidro traseiro |
Desliga/liga motor nas paradas com botão para desabilitação |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Espelhos retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas e na cor do veículo |
Iluminação no porta-luvas e porta-malas |
Interruptor para inibir a bolsa inflável do lado do passageiro (com indicação visual) |
Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro |
Luz de afastamento do veículo por permanência dos faróis ligados por um um período de tempo após travamento das portas |
Luz de aproximação do veículo ´por acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto |
Luz de teto traseira |
Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro |
Painel de instrumentos 3,5? digital TFT em cores |
Para-sóis com espelho, tampa e iluminação |
Partida por botão com chave presencial |
Porta-malas com sistema de ajuste de espaço variável (piso) |
Porta-revistas no dorso do encosto do banco do passageiro |
Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade |
Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro |
Sistema de estacionamento automático |
Teto solar elétrico panorâmico |
Tomada 12 V no console central |
Trava de segurança para crianças nas portas traseiras |
Trava elétrica da portinhola do bocal do tanque de combustível |
Trava elétrica das portas com acionamento na chave |
BANCOS |
Bancos com revestimento premium nas cores Preto “Jet Black” e Azul “Captain Blue” |
Banco do motorista com regulagem de altura |
Banco traseiro bipartido e rebatível |
Encosto de cabeça do banco traseiro para 3 passageiros com ajuste de altura |
Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura |
ENTRETENIMENTO |
Alto-falantes (6) |
Antena de teto |
Chevrolet MyLink, com tela LCD tátil de 8″, integração com smartphones* através do Android Auto e Apple CarPlay, R[adio AM/FM, função audio streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e entrada USB |
Entrada USB dupla para o banco traseiro |
Wi-Fi embarcado no veiculo para até 7 dispositivos eletrônicos ** |
ACABAMENTO INTERNO |
Acabamento interno em preto “Jet Black” e azul “Captain Blue” |
CORES EXTERNAS |
Branco Summit (única sólida, as demais metálicas): cinza Satin Steel, azul Eclipse, prata Switchblade, preto Ouro Nero, vermelho Chili, azul Power |
GARANTIA |
36 meses |
* Os recursos e as funções disponíveis podem depender de compatibilidade com o dispositivo smartphone |
** Pacote de internet pago à parte fornecido pela operadora Claro S.A. Valores e condições de pagamento disponíveis no website |