Honda e Hyundai foram as vencedoras do Future Mobility of the Year Awards (FMOTY), realizado na Coreia do Sul. A premiação celebra os conceitos que trazem as soluções mais inovadoras do futuro da mobilidade.
Na categoria de mobilidade privada, venceu o Honda e-Concept (foto de abertura), premiado pela sua “combinação de visual retrô com um avançado recurso de interação homem-máquina, que favorece a mobilidade elétrica em massa”. O carro é uma evolução Urban EV Concept, lançado no Salão de Tóquio de 2017, e deve ser lançado como automóvel de produção este ano. É um modelo elétrico simples projetado para uso urbano com duas opções de motorização, 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos e alcance de até 220 quilômetros. O modelo tem câmeras e telas no lugar dos tradicionais espelhos retrovisores externos.
A Hyundai ganhou nas outras duas categorias. Na mobilidade pessoal, o patinete Hyundai e-Scooter levou a melhor. Ultracompacto, pode ser dobrado e facilmente carregado por uma pessoa. Ele foi projetado para servir em pequenos deslocamentos, por exemplo entre o ponto de estacionamento do carro e o destino final do motorista.
Por fim, o protótipo Hyundai HDC-6 Neptune foi eleito o melhor na categoria mobilidade pública e comercial. Trata-se de um conceito de caminhão pesado movido a célula a combustível de hidrogênio. Com um modo de condução autônomo, ele transforma o para-brisa em uma enorme tela de vídeo.
O FMOTY é organizado pelo Instituto Coreano Avançado de Ciência e Tecnologia e conta com um júri formado por 16 jornalistas especializados em mobilidade do mundo todo. Entre os jurados, está Zeca Chaves, colunista do AUTOentusiastas e único representante da América Latina, pelo que o AE parabeniza o seu colunista.e se orgulha de tê-lo no time..
AE