Quando o Honda Civic Si apareceu por aqui em 2007, fez furor. Além de ser produzido na fábrica Honda em Sumaré. SP, portanto teoricamente livre de problemas de assistência técnica e peças, foi alentador um carro de alto desempenho por essas plagas. Era um 4-portas com todas as suas vantagens mas sem o charme de um cupê de duas portas.
Via-se que tinha excelência de projeto. O motor K20A de 1.998 cm (86 x 86 mm como no GM família II 2-L, entregava 192 cv a 7.800 rpm (corte a 8.400 rpm) e 19,2 m·kgf a 6.100 rpm. A taxa de compressão de 11:1 permitia o funcionamento com gasolina comum, mas quando com premium de 98 octanas RON no tanque vinham 4 cv mais.O câmbio era manual de 6 marchas e trazia diferencial autobloqueante tipo Torsen. Feios a disco nas quatro rodas e pneus 215/45R17V, suspensão mais firme e com mais controle de rolagem completavam o “pacote de alegria” ao pôr a cavalaria toda para trabalhar num trecho com curvas de média e alta velocidade. Embora um motor bicudo pelos números apresentados, a tecnologia i-VTEC de “dois pares de comandos de válvulas num motor só” garantia a elasticidade. Abaixo de 5.500 rpm era um motor de temperamento normal.
Deixou de ser fabricado em 2011 e voltou, importado do Canadá, em outubro de 2014. A carroceria agora era cupê 2-portas e o motor passava a 2,4 litros de 206 cv a 7.000 rpm e 23,9 m·kgf a 4.400 rpm, com corte de rotação a 7.500 rpm. Ficou, de fato, mais comportado, mas continuou empolgante. Além do i-VTEC o comando de admissão passou a ter variador de fase.O coletor de escapamento continuava integrado ao cabeçote.
Antes de continuar a ler, assista ao vídeo, se preferir:
Outra mudança do motor maior foi a eliminação da árvore contrarrotativa de balanceamento, compensada por reestudo dos contrapesos do virabrequim, informou a Honda àquela altura. De fato, a suavidade do motor foi mantida.
Com a nova carroceria, o entre-eixos passou de 2.700 mm para 2.620 mm, mas o comprimento aumentou em 61 mm, indo para 4.550 mm. O Arnaldo Keller testou-o.
Porém em abril de 2018 houve nova grande mudança no motor, que passou o 1.489-cm³ turbo Earth Dreams do Civic, só que mais potente, de 173 cv a 5.500 rpm do sedã para 208 cv a 5.700 rpm mais torque, que passou de 22,4 m·kgf de 1.700 a 5.500 rpm para 26,5 m·kgf de 2.100 a 5.000 rpm. A taxa de compressão baixou de 10,6: 1 para 10,3:1, mas a pressão de turbocarregamento subiu de 1,1 bar para 1,4 bar.
O lançamento foi no Autódromo Velo Città e o desempenho global mostrou-se excelente, já que só numa pista pode-se explorar bem os limites de qualquer carro. Em novembro o Civic Si com a nova motorização passou pelas mãos do AE, com o Josias Silveira.
Ano-modelo 2020
Ao recebermos a notícia oficial da Honda no começo de julho vi que houve três alterações no Si e tratamos de solicitar um para teste, desta vez fugindo do vermelho de todos os testes anteriores em favor de um branco Platinum, cor perolizada. O preço, R$ 179.900.
Essas alterações foram o Controle Aiivo de Som, que é amplificação do som do motor pelo sistema de áudio do carro, carregador de celular sem fio, e encurtamento do diferencial em 6%, de 4,105:1 para 4,352:1. Logicamente, oi essa mudança que me fez solicitar um Si para teste.
Como é sabido, a Honda não divulga dados de desempenho. Já tentei esclarecer, saber o motivo, porém em vão. A resposta é sempre a mesma, “norma da empresa” e ponto final. Mas a Honda chamou um grupo de jornalistas para mostrar Civic Si 2020 na pequena pista de testes da fábrica de Sumaré, SP, e realizou alguns testes tipo competição entre eles: aceleração 0-100 km/h, slalom e velocidade num pequeno circuito delimitado por cones.
No 0 a 100 km/h, medido com equipamento VBox baseado em GPS, o melhor tempo foi 7,3 segundos, obtido pelo jornalista Gustavo de Sá da revista Carro online. Portanto, o Si acelera bem para um luxuoso cupê esportivo de rua que pesa 1.321 kg.
Eu nunca havia dirigido qualquer versão Si na rua, desde que lançada em 2007, e realmente ela agrada a todos e em todos os sentidos. É feita com o prazer e alegria de dirigir como objetivo 1. Como eu não tinha referência de uso dia a dia, ficou-me claro que o encurtamento do diferencial favoreceu as arrancadas da imobilidade pouco prejudicando a rotação em velocidades de viagem, que subiu de 2.850 rpm para 3.040 rpm e possibilita chegar à velocidade máxima (estimada pessimisticamente de 220 km/h em sexta a..5.570 rpm, com margem caso atinja velocidade maior, já que o corte de rotação é a 6.500 rpm.
Há o modo de condução Sport. acionável por botão no lado direito do console de túnel. O modo altera parâmetros de funcionamento dos amortecedores, relação pedal do acelerador-borboleta de aceleração, e reduz a assistência da direção.
Como dou máxima atenção ao diâmetro do volante de direção, achei-o maior do que antes, e a trena confirmou, 370 mm quando antes era 360 mm. A direção da versão continua um ponto alto, com relação média de 10,9:1 e 2,2 voltas entre batentes, além perfeita redução gradual da assistência e do centro bem definido. O motor de passo do sistema fica na caixa de direção.
O comando de câmbio é preciso “à Wolfsburg”, mas supera o da marca alemã pelos engates secos e agradavelmente audíveis, além da campeã das manoplas de alavanca, a esfera. Notável também a baixa carga do pedal de embreagem que não sacrifica a perna esquerda no anda e para urbano e também a ré sincronizada.
O comportamento que eu havia sentido há pouco mais de dois anos na pista do Velo Città, transposto para as vias normais, dá a certeza de que o carro nunca vai aprontar uma, independente do fato de ter controle de estabilidade. Eu adoraria dirigi-lo no molhado, mas São Pedro estava descansando nas três ocasiões em que dirigi um Si.
Um auxílio ao motorista dos mais úteis neste Civic de 10ª geração é o guarda-faixa da direita (lane watch), em que uma câmera no espelho direito mostra a situação na faixa da direita e um pouco para trás ao se dar seta direita, com a imagem exibida na tela do multimídia, ou então apertando botão na extremidade da alavanca da seta.
Em resumo
O Honda Civic Si é aquele carro que ao ser colocado na garagem dá vontade de sair de novo, que incita a aproveitá-lo em todo seu potencial e que valoriza os cada vez mais desprezados câmbio manual e carroceria de duas portas — até “acupezar” os suves vem sendo feito…. E que se encaixa numa das melhores definições de grã-turismo que conheço, um carro para levar um casal a algum lugar bem rápido.
Para quem já teve um cupê duas-portas e quer vivenciar a experiência de novo, ou nunca quis ou não pôde fazê-lo, ainda dá tempo.
BS
No elevador
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FICHA TÉCNICA HONDA CIVIC Si 2020 | |
MOTOR | Quatro cilindros em linha, bloco e cabeçote de alumínio, transversal, 16 válvulas, duplo comando no cabeçote, corrente, variador de fase admissão e escapamento, turbocompressor com interresfriador, injeção direta, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 1.498 |
Diâmetro e curso (mm) | 73 x 89,5 |
Taxa de compressão (:1) | 10,3:1 |
Potência máxima (cv/rpm) | 208/5.700 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 26,5/2.100~5.000 |
Corte de rotação (rpm) | 6.500 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo dianteiro manual de 6 marchas e ré,todas sincronizadas, diferencial autobloqueante tipo Torsen |
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,642; 2ª 2,080; 3ª 1,361; 4ª 1,023; 5ª 0,829; 6ª 0,686; ré 3.673 |
Relação de diferencial (:1) | 4,352 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço inferior triangular, mola helicoidal, amortecedores pressurizados e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida com pinhão duplo, relação variável e indexada à velocidade |
Relação de direção média (:1) | 10,9 |
Voltas entre batentes | 2,2 |
Diâmetro do aro do volante (mm) | 370 |
Diâmetro mínimo de giro (m) | 11 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/312 |
Traseiros (Ø mm) | Disco/282 |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas (pol.) | Alumínio, 8Jx18 |
Pneus | 235/40R18Y (Goodyear Eagle F1) |
Estepe | Roda de aço, temporário estreito T125/70R17M |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço, cupê, duas portas, cinco lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 334 |
Tanque de combustível | 46,9 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.321 |
Capacidade de carga | 419 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.522 |
Largura sem espelhos | 1.799 |
Altura | 1.421 |
Distância entre eixos | 2.700 |
Bitola dianteira/traseira | 1.533/1.547 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-96,5 km/h (s) | 6,3 (Car and Driver, EUA) |
0 a 100 km/h (s) | 7,3 (Revista Carro online) |
Velocidade máxima (km/h) | 220 (est) |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 11,2 |
Estrada (km/l) | 13,7 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
V/1000 em 6ª (km/h) | 39,5 |
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 3.040 |
Alcance a 7.000 rpm (km/h) | 1ª 52; 2ª 91; 3ª 140; 4ª 185; 5ª 220 (est) |
MANUTENÇÃO | |
Troca de óleo do motor (km/tempo) | 10.000/1 ano |
Revisões (km/tempo) | 10.000/1 ano |
GARANTIA | |
Termo (anos) | Três |
EQUIPAMENTOS HONDA CIVIC Si 2020 |
CONFORTO E TECNOLOGIA |
Acionamento elétrico dos vidros um-toque para subida |
Alavanca de câmbio com manopla de alumínio e haste de revestida de couro |
Alças de teto com gancho para cabides |
Amortecedores adaptativos automaticamente |
Amplificação do som do motor |
Banco traseiro bipatido 60:40 |
Bancos com amplo suporte lateral |
Bluetooth para telefone e reprodução de músicas |
Carregador de telefone celular sem fio |
Comando interno elétrico de abertura do porta-malas |
Conexão HDMI |
Console central com descansa-braço e porta-copos |
Controle automático de velocidade de cruzeiro |
Controle de áudio no volante |
Desligamento automático dos faróis após 15 segundos |
Entrada USB de 1 A no porta-objetos sob o descansa-braço |
Entrada USB de 1,5 A no console inferior |
Espelho interno eletroctômico |
Freio de estacionamento eletromecânico com acionamento automático nas paradas |
Interface para espelhamento Android Auto e Apple CarPlay, mais comando de voz |
Jogo de tapetes com trava de retenção no lugar |
Modo esportivo (S) acionado por tecla |
Painel digital TFT de 7 polegadas |
Para-brisa com isolamento acústico |
Partida do motor por botão com chave presencial |
Premium Audio de 452 W: 5 alto-falantes, 4 tweeters e 1 subwoofer |
Rádio AM/FM com radio data system (RDS) |
Sapatas dos pedais em alumínio |
Seta com função pisca-3 |
Tomada 12 V dianteira |
Travamento automático das portas |
Volante de direção ajustável em altura e distância |
Volante revestido de couro |
Volume de áudio indexado à velocidade |
SEGURANÇA |
Alarme com imobilizador de motor |
Assistente de dirigibilidade (dificulta correções erradas) |
Assistente de partidas em aclive |
Assistente de redução de ponto cego no espelho direito |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina |
Câmera de ré com três vistas com linhas-guia dinâmicas |
Cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os lugares |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e ajuste de altura de ancoragem |
Controle de estabilidade e tração |
Diferencial autobloqueante tipo Torsen |
Discos dianteiros ventilados |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior |
Estrutura de deformação progressiva |
Faróis alto e baixo em LED com acendimento automático via sensor crepuscular |
Freios ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem de emergência |
EXTERIOR |
Acesso ao interior sem introdução de chave |
Aerofólio na cor do veículo |
Antena traseira integrada |
Carcaças dos espelhos externos na cor do veículo, rebatíveis e com repetidoras de seta |
Chave com c/ remoto p/ fechadura do porta-malas e fechamento dos vidros e do teto solar |
Faróis de neblina |
Limpador de para-brisa com função intermitente e indexado à velocidade |
Luzes de rodagem diurna (DRL) em LED |
Luzes traseiras e de placa em LED |
Maçanetas na cor do veículo |
Rodas de liga de alumínio de 18″ diamantadas com detalhes em preto brilhante |
Saída de escapamento central com ponteira trapezoidal cromada |
Teto solar elétrico com comando um-toque |
CORES |
Platinum white, Crystal black e Rallye red |