No dia 18 (anteontem) publicamos a notícia do novo campo de provas da Pirelli, o Circuito Panamericano, em Elias Fausto, SP. No texto dissemos que coube a Luís Fernando Carqueijo, especialista em off-road, integrante do time do AE e titular da Trailway Off-Road, a orientação técnica para construção da pista de testes fora-de-estrada. Agora publicamos detalhes dessa pista, construída em três meses corridos (abril a junho), começando por este vídeo:
Sobre o projeto
– Área aproximada de 70.000 m²;
– Super King posicionado no “centro da pista” com 6,5 m de elevação e múltiplas rampas de acesso com variados graus de inclinação, permitindo diferentes abordagens. São 12 rampas com até seis inclinações diferentes (15º, 20º, 25º, 30º, 35º e 40º) e uma área de 225 m² no topo (15 m x 15 m) que permite várias “ligações” entre as rampas;
– Dois circuitos de obstáculos, “A” sendo um com exercícios mais leves (pêndulo, caixa de ovos, valetas, roletes, tronco z, bump e trilhos), e outro “B”, circuito com obstáculos mais radicais (transposição, desafio torção, caixa de ovos e pêndulo); do circuito “B” dois obstáculos podem ser usados por carros mais baixos: gangorra e Disco de Torção;
– Circuito de Pedras com quatro opções: área grande cascalho (aproximadamente 2.500 m²), travessia de pedras leves (até 10 cm de tamanho), pedras médias (até 20 cm de tamanho) e pedras grandes (até 50 cm de tamanho — para travessias “radicais”;
– Piso de areia com aproximadamente 700 m² de área e até 30 cm de profundidade;
– Tanque de água com controle de profundidade variável entre 50 cm e 100 cm com passagem por ponte sobre o tanque
– Circuito de Atoleiros com quatro traçados diferentes;
– King com erosões que simulam subidas bem difíceis — inclinações de 30º (onde há duas depressões com 25 cm de profundidade) e 35º, e três depressões com até 40 cm de profundidade — que se pode subir e descer em qualquer direção, a depender da capacidade do carro;
– Inclinações laterais na base do King com inclinação de 30º e 35º
– Anel externo (pista rápida) com 900 m de extensão e variadas curvas e retas, podendo ser utilizada em sentido horário ou anti-horário;
– Área de embarque/desembarque na entrada da pista com área aproximada de 4.800 m² para montagem de tendas, estacionamento, etc., sendo cercada e com possibilidade de controlar acesso, etc.
A ligação entre todas as áreas da pista e todos os circuitos é possível em variados formatos, sequências, etc., ou seja, a pista é toda “interligada”
Curiosidades
– total de 49 dias úteis de obra;
– o Super King consumiu 600 caminhões de terra com 12 m³ cada um, ou seja, movimentamos um total de 7.200 m³ apenas para ele durante aproximadamente 25 dias úteis, ou seja, apenas ele tomou praticamente metade do tempo de obra;
– estimamos um total de 1.000 caminhões de terra com 12.000 m³ de movimentação total de terra para a construção;
– aproximadamente consumimos 1.000 toneladas de pedras para montar as áreas de cascalho e travessia de pedras;
– a área de areia consumiu 300 toneladas de material;
– para cercar os obstáculos da pista foi utilizado pouco mais de 3 km de cordas;
– a ponte utiliza 10 troncos de eucalipto, sendo que cada um tem 8 m de comprimento e 30 cm de diâmetro, escorados em colunas com 1,5 m de profundidade de concreto
AE