O Instituto Renault, responsável pelas ações de responsabilidade socioambiental da Renault no Brasil, celebra de 10 anos de atuação neste mês. Criado em 14 de setembro de 2010, o Instituto tem o propósito de contribuir de forma positiva na sociedade, transformando potenciais em possibilidades reais de progresso para pessoas e comunidades. A instituição atua por meio da educação, do desenvolvimento social e da sustentabilidade ambiental, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.
“Mais do que desenvolver, fabricar e comercializar veículos, a Renault está consciente do seu papel na construção de uma sociedade mais humana, mais justa e mais sustentável. Estamos muito felizes com tudo o que o Instituto Renault construiu até aqui e seguiremos atuando para gerar renda, estimular o empreendedorismo social e a educação”, explica Ricardo Gondo, presidente do Instituto Renault e da Renault do Brasil.
Em seu site oficial, o Instituto Renault disponibiliza conteúdos sobre todos os projetos desenvolvidos pela instituição, no endereço: http://institutorenault.com.br/.
“Cada iniciativa que desenvolvemos por meio do Instituto Renault carrega o desejo de transformação. Ficamos muito felizes em completar 10 anos de atuação. Esse marco só nos motiva ainda mais para continuar transformando a vida de milhares de pessoas”, afirma Carlos Henrique “Caíque” Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de comunicação da Renault do Brasil.
Eixo inclusão
Por meio de ações planejadas, centradas no progresso das pessoas e da comunidade, o Instituto Renault promove o desenvolvimento social por meio de três os principais projetos: Associação Borda Viva, Geração Futuro e Renault Experience.
Um dos principais focos do Instituto é o desenvolvimento da Borda do Campo, bairro localizado no entorno do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, PR, região que acolheu a Renault do Brasil mais de 20 anos atrás. É o bairro mais populoso de São José dos Pinhais com 18 mil moradores, 74 % vivendo abaixo da linha da pobreza, ou seja, com menos de R$ 89 por pessoa em cada família. Estes dados são do Mapa Social da Borda do Campo, relatório que mede o nível de desenvolvimento do território, desenvolvido em parceria com a PUC-PR. A partir dos resultados, o Instituto Renault pautou os futuros investimentos e projetos na comunidade.
Ao todo, são seis projetos no bairro que contam com o apoio do Instituto Renault:
CMEI Árvore dos Sapatos e CMEI Borda Viva: locais que funcionam como creches e centro de educação infantil com gestão realizada pelo município. Atendem 210 crianças por dia com idade até 6 anos;
– Lar Mãe Maria: espaço de acolhimento de crianças e adolescentes que em função de maus tratos foram retirados de suas famílias. São 55 crianças e adolescentes acolhidos no espaço;
– Geração Futuro: programa educacional de capacitação profissional para jovens que querem ingressar no mercado de trabalho;
– Amarb (Associação dos Moradores do Bairro Borda do Campo): tem o objetivo de promover a geração de renda e oportunidades de melhoria da qualidade de vida das pessoas que ali vivem. Atualmente o Instituto Renault apoia em ações de filantropia, como doação de cestas básicas;
– Associação Borda Viva: um dos primeiros e principais parceiros sociais do Instituto, projeto pioneiro no relacionamento da Renault com a comunidade da Borda do Campo.
Associação Borda Viva
A Associação Borda Viva é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 2002 no desenvolvimento social, segurança alimentar para crianças e no apoio ao crescimento profissional da mulher por meio do empreendedorismo e da geração de renda. A associação está localizada no bairro Borda do Campo, região próxima à fábrica da Renault em São José dos Pinhais. Cerca de 90 mil pessoas já foram impactadas pelas ações da Associação que conta com a parceria do Instituto Renault.
Para promover a segurança alimentar, crianças cadastradas em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social, recebem diariamente refeições preparadas pelas mulheres da comunidade. Ao todo são 37,2 mil refeições servidas por ano.
A geração de renda possui três frentes:
– Cozinha Comercial, lançada em 2012, cujo objetivo é gerar renda para as mulheres da comunidade oferecendo refeições de qualidade a um preço acessível.
– Preparação de pausas para café para eventos de empresas e outras organizações.
– Casa da Costura, lançada em 2010, que tem como objetivo formar mulheres na área da costura e modelagem, além de bordados e estampagens. Para trazer maior atratividade aos seus produtos, desde 2015 a Casa da Costura passou a contar com uma coleção desenvolvida pelas mulheres do projeto com o auxílio de uma designer. Mantendo a sua tradição em produtos sustentáveis, a nova coleção utiliza, na sua maioria, aparas e sobras de materiais da indústria automobilística, como cintos de segurança e tecidos usados em automóveis.
Os produtos produzidos pela Casa da Costura já são vendidos em concessionárias da França em três cidades, além do ateliê da Renault na famosa Avenue des Champs-Élysées em Paris. Neste ano, as peças também passaram a ser comercializadas nas concessionárias Renault do Brasil e pelo site da Boutique Renault, no endereço: https://www.boutiquerenault.com.br/.
“Eu sou um exemplo do poder de transformação desse projeto, iniciei sendo mãe assistida e hoje sou presidente da Associação Borda Viva. Tenho muito orgulho do que somos capazes de fazer hoje, com uma gestão transparente e qualificada. Meu sonho era gerar renda para as mulheres, mas jamais imaginei que nossos produtos chegariam até a França. Hoje nossas bolsas estão expostas na Champs-Élysées em Paris e nas concessionárias Renault pelo Brasil. É uma vitória ver que estamos atingindo cada vez mais o mercado”, relata Rose Santos, presidente da Associação Borda Viva.
“Além da garantia de renda, ver a vida das mulheres sendo transformadas é algo emocionante. Este processo traz dignidade, autoestima, competência e transformação, é um verdadeiro processo de crescimento profissional. Nós da Associação Borda Viva e comunidade da Borda do Campo só temos a agradecer ao Instituto Renault pela confiança em nosso trabalho. É uma imensa alegria celebrarmos juntos os 10 anos do Instituto!”, completa Rose.
Para conhecer mais do projeto, acesse: https://www.catalogobordaviva.com/.
Geração Futuro
O programa consiste em um curso de formação que visa a qualificação e capacitação para o mercado de trabalho de jovens da comunidade da Borda do Campo, em São José dos Pinhais. O curso gratuito de formação profissional é direcionado para jovens estudantes entre 15 a 24 anos que estejam cursando ou que tenham concluído o Ensino Médio e inclui conceitos administrativos com aulas práticas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, além de comunicação e cálculo matemático.
No total, 120 jovens serão qualificados durante o período de um ano e meio, divididos em turmas de 40 alunos por semestre. De 40 alunos da primeira turma que concluiu o curso no ano passado, 18 já foram contratados pela Renault do Brasil e estão trabalhando.
O projeto conta com a parceira da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, que cedeu duas salas do Cras (Centro de Referência e Assistência Social do bairro Borda do Campo); da Unilehu (Universidade Livre para a Eficiência Humana), como executora do programa e doadora de parte do mobiliário; da TOTVS, por meio do Instituto IOS, que é detentora da metodologia aplicada e da TOTVS/Bematech que cedeu 14 computadores para a realização do programa.
“Participar do programa Geração Futuro foi uma experiência incrível. Ter a oportunidade de estudar e conhecer ferramentas de trabalho que eu nunca havia tido contato foi muito importante para o meu desenvolvimento. Além dos conhecimentos em administração e finanças, também aprendi muito sobre empatia pelo próximo, trabalho em equipe e resiliência”, conta Douglas de Oliveira, aluno da primeira turma do Geração Futuro e funcionário da Renault do Brasil.
A iniciativa foi criada a partir da análise dos dados levantados no Mapa Social da Borda do Campo, relatório desenvolvido pelo Instituto Renault em 2018 com objetivo de identificar o nível de desenvolvimento do território, suas demandas, rede de serviços, tendências e oportunidades de investimento. O objetivo é preparar e qualificar os jovens para transformar de forma positiva a realidade da comunidade e o futuro de muitas famílias.
“O Instituto Renault contribuiu e continua contribuindo muito para o meu desenvolvimento. O curso me capacitou para que eu pudesse assumir uma vaga na Renault e hoje tenha mais condições para realizar meu sonho de fazer um curso técnico em mecatrônica e automação, e futuramente fazer uma faculdade de engenharia mecânica. Sei que todos os meus colegas também tiveram grande crescimento durante o programa”, complementa Douglas.
Renault Experience
Com o objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade, o Renault Experience (RX) surgiu em 2008, antes mesmo da criação do Instituto, visando levar a Renault para dentro das universidades.
Para chegar ao seu formato atual, o programa passou por duas reformulações. A primeira delas ocorreu em 2012, quando o RX adotou o formato de resolução de problemas e passou a levar desafios para os estudantes nas áreas de Engenharia, Comunicação e Design. A segunda foi em 2016, com a adoção do sistema de startups. Atualmente o desafio é dividido em três categorias: Soluções de Mobilidade, Negócios Sociais e Desafio Twizy.
Desde o início do modelo de startups já participaram do desafio mais de 42 mil estudantes, representando cerca de 500 universidades de 25 estados brasileiros.
Edição 2016/2017:
Startup: Interackt | Universidade: UFBA
Startup: ParkCare | Universidade: UTFPR
Startup: OneChange | Universidade: UTFPR
Edição 2017/2018:
Startup: Senscar | Universidade: UNINTER
Startup: iDEliver | Universidade: UFES
Startup: Arquimedes | Universidade: USP
Edição 2018/2019:
Startup: OrniTwizy | Universidade: FEEVALE
Startup: Ride | Universidade: UFSC
Startup: Eva | Universidade: UFES
Edição 2019/2020:
Startup: FarmTwizy | Universidade: FEEVALE
“A participação no programa Renault Experience foi o pontapé inicial da nossa jornada empreendedora, o início de um sonho. Eu estava no finalzinho da faculdade de engenharia mecânica, com boas propostas de emprego em grandes empresas, mas o programa tirou da gaveta e tornou palpável aquele velho sonho de empreender. Passamos por uma longa trilha de aprendizagem desde a ideação, design thinking, modelagem de negócios, até disciplinas mais específicas e fomos uma das três startups selecionadas entre mais de 400 inscritas”, conta Victor Cavalcanti, membro da Infleet, startup acelerada pelo Renault Experience em 2016.
“Durante a aceleração, tivemos a oportunidade de vivenciar a inovação aberta em uma empresa de grande porte e de identificar as necessidades em ambientes corporativos. Também aprendemos quais os acionistas envolvidos na tomada de decisão, entendemos a estrutura organizacional da empresa, a relação cliente-fornecedor, a adoção de novas tecnologias. E o melhor, aprendemos a falar sobre Business. O networking com mentores, palestrantes, funcionários da Renault foi essencial para nosso desenvolvimento. Devemos muito do nosso crescimento ao Renault Experience. O Instituto Renault foi o grande responsável pela nossa história!”, explica Victor.
Com duração total de um ano, cada edição contém três fases, sendo as duas primeiras realizadas em ambiente on-line. Durante todo o processo, os participantes recebem a mentoria de profissionais da Renault e do mercado.
Fase 1 > Ideathon: Trata-se de uma trilha de conhecimento voltada ao empreendedorismo e à geração de ideias. Nesta etapa, os participantes recebem auxílio para exercitar, prototipar e validar as ideias para tornarem-se um negócio. Ao final do Ideathon, um projeto deve ser entregue. Ele será o objeto de avaliação para a próxima fase.
Fase 2 > Business Lab: Nessa fase, os selecionados recebem novos conteúdos para transformar sua ideia em um negócio viável, com conteúdo disponível para modelagem do projeto e mentorias especializadas para auxiliar a desenvolver o produto/serviço. As 30 startups da fase Business Lab passam a integrar uma Comunidade Renault de Startups, com benefícios e vantagens para o desenvolvimento do projeto.
Fase 3 > Aceleradora Renault: Onde a ideia ganha forma para o mercado.
EIXO MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
Mais do que desenvolver, fabricar e comercializar veículos, a Renault está consciente do seu papel na construção de uma sociedade mais humana, justa e sustentável.
Por este motivo, no eixo de Mobilidade Sustentável, o principal projeto desenvolvido pelo Instituto é “O Trânsito e Eu”, focado na educação para a segurança no trânsito de crianças, diretamente ligado à atividade da Renault do Brasil. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para melhorar a realidade do trânsito no Brasil.
O programa está presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas, RS; além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 200 mil crianças de 4 mil escolas pelo Brasil já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.
“A educação tem o poder de mudar a vida das pessoas, porque se trata de um processo de formação de ideias a partir dos conhecimentos adquiridos, sejam eles de vida, de diferentes realidades, da comunidade ou até mesmo científico. Esse pluralismo de conhecimentos faz com que o indivíduo construa sua visão de mundo e atue na sociedade de acordo com suas convicções”, explica Josiane Inácio Arruda, pedagoga e coordenadora de educação para o trânsito do município de São José dos Pinhais.
“O programa ‘O Trânsito e Eu’ promove o debate e a reflexão partir de informações, estudos e pesquisas sobre diferentes situações do transitar humano e das relações sociais existentes. Este processo mostra que educar para o trânsito não é somente formar futuros motoristas, mas sim futuros cidadãos conscientes, empáticos e preocupados com a sociedade em que estão inseridos”, finaliza Josiane.
Um detalhe curioso e importante é a criança, uma vez concluído seu aprendizado, receber um “talonário de autuação por infração de trânsito” para “multar” seus pais quando cometem uma infração, de grande valor educativo.
ESG
Cada vez mais o termo ESG (Environmental, Social & Governance ou Ambiental, Social e Governança, em português) tem ganhado força nas organizações e na sociedade. A sigla é utilizada para identificar e medir os investimentos sustentáveis realizados pelas empresas nas três áreas citadas. Com o auxílio do Instituto, a Renault do Brasil realiza ações em todas as categorias.
Na parte “ambiental” estão os investimentos em carros 100% elétricos, que auxiliam a reduzir a emissão de poluentes e promovem um trânsito mais limpo e silencioso. Na categoria “social” estão os projetos do Instituto Renault voltados para a geração de renda e diminuição das desigualdades sociais.
Já no âmbito “governança”, o Instituto Renault publica anualmente desde 2011, o Relatório de Sustentabilidade da Renault do Brasil, identificando todas as ações ambiental e socialmente responsáveis desenvolvidas pela organização. Os relatórios podem ser acessados diretamente no site do Instituto, no setor “Transparência”, pelo endereço: http://institutorenault.com.br/relatorio.
Além dos projetos principais nos eixos de Inclusão e Mobilidade, o Instituto Renault apoia diversas outras iniciativas como: AACD, Casa do Zezinho, Unilehu e ADFP.
AACD
A parceria entre a Renault e a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) teve início em 2011. Desde então a Renault já realizou a doação de oito veículos à instituição, os quais foram utilizados para captar recursos que refletiram em atendimentos para os pacientes com deficiência física.
Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades ortopédicas — composta por um hospital ortopédico, nove unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Anualmente, realiza cerca de 800 mil atendimentos especializados para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios. Conta ainda com as áreas de Ensino e Pesquisa, que dissemina os conhecimentos adquiridos ao longo de sua história aos profissionais de todo o País, e com a inclusão escolar e esportiva, que contribuem para a inclusão da pessoa com deficiência.
Para conhecer mais do projeto, acesse: https://aacd.org.br/
Casa do Zezinho
A Renault é parceira da Casa do Zezinho desde 2012, quando realizou a doação de um Renault Master para auxiliar nas atividades do projeto.
Localizada na Zona Sul da cidade de São Paulo, a Casa do Zezinho é uma ONG que promove oportunidades para crianças e jovens da comunidade em situação de vulnerabilidade social por meio de atividades de educação, arte, cultura, formação geral e oficinas de capacitação profissional. Os jovens participantes do projeto são carinhosamente apelidados de “Zezinhos”.
Para conhecer mais do projeto, acesse: https://novo.casadozezinho.org.br/
Unilehu
A Unilehu (Universidade Livre para a Eficiência Humana) é uma organização do terceiro setor que tem por missão principal tornar possíveis iniciativas sociais que façam a inclusão acontecer.
O Programa Supera é a unidade de geração de renda da Unilehu. Com foco na geração de renda, desde 2007 o Supera possibilita a criação de oportunidades a pessoas em vulnerabilidade social, através da oportunidade de trabalho e formação na costura.
Em oficinas de produção de costura, estamparia e artesanato, mais de 150 pessoas em vulnerabilidade social foram qualificadas para fazer os produtos do portfólio Supera, que conta com diversas opções de brindes, presentes e vestuário. Desde o início das atividades, 62 alunos já se tornaram produtores certificados e passaram a ter remuneração por produção.
Para ajudar ainda mais o processo, o Supera fornece infraestrutura, com equipamentos e matéria-prima para a confecção dos produtos e se responsabiliza pela comercialização do estoque produzido.
O projeto amplia o seu impacto social ao dar prioridade no desenvolvimento de produtos sustentáveis feitos de diversos tipos resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Para conhecer mais do projeto, acesse: http://unilehu.org.br/
ADFP
A Renault é parceira da ADFP (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) desde 2009, quando realizou a cessão de um Renault Master transformado pela fábrica para o transporte de deficientes físicos para auxiliar no trabalho de inserção social realizado pela instituição.
A ADFP é uma organização do terceiro setor, fundada em 1979 com o objetivo de instituir e coordenar amplos serviços de assistência e reabilitação aos deficientes físicos.
Para conhecer mais do projeto, acesse: http://adfp.org.br/
#MOBILIZARENAULT
Durante a pandemia do coronavírus, o Instituto Renault desenvolveu diversas iniciativas para reduzir os impactos negativos da covid-19 para a sociedade. Para isso, foi criada a campanha #MobilizaRenault, com o objetivo de estimular e dar voz a todos que estão se mobilizando para diminuir os impactos causados pelo coronavírus, divulgando os projetos que estão sendo desenvolvidos, para reconhecer e engajar cada vez mais pessoas. Por meio da campanha, os funcionários da Renault do Brasil arrecadaram e doaram voluntariamente mais de 40 toneladas de alimentos, distribuídos entre instituições de Curitiba e região metropolitana, como lares voluntários, asilos, casas de recuperação, hospitais, tribos indígenas e comunidades em vulnerabilidade social.
Além da iniciativa de arrecadação de alimentos, os funcionários da Renault também produziram protetores faciais utilizando impressoras 3D e realizaram a manutenção de respiradores destinados aos hospitais do Paraná.
Atualmente, três veículos Renault (Master, Logan e Kangoo Z.E elétrico) estão sendo utilizados pela Casa do Zezinho em formato de comodato para realizar entregas de cestas básicas, marmitas e itens de higiene pessoal.
Durante a pandemia, o Instituto Renault também realizou a entrega de cestas básicas para 86 famílias moradoras da comunidade Borda do Campo, região em que está situado o Complexo Ayrton Senna, que abriga as quatro fábricas da Renault no Brasil. A ação contou com a parceria da Associação de Moradores da Borda do Campo (Amarb).
O Instituto também fez a entrega de itens de necessidade básica para o Lar Mãe Maria, projeto apoiado pela instituição que abriga 70 crianças e adolescentes. Desde abril, devido à pandemia, a Associação Borda Viva mudou o formato de distribuição das marmitas que fornece diariamente para 97 crianças da comunidade e agora os familiares buscam as marmitas preparadas com todo o carinho e cuidado para que a criança faça agora a sua refeição, com segurança, em casa. A entrega é realizada todos os dias da semana. O preparo dos alimentos e entregas são realizadas com todas as recomendações do Ministério da Saúde: utilização de máscaras, higienização constante e cumprimento do distanciamento de segurança.
AE