Flower Power (A Força da Flor) foi um slogan usado pelos hippies dos anos 1960 até o começo dos anos 1970 como um símbolo da ideologia da não violência e de repúdio à Guerra do Vietnã (1955-1975 com maior presença americana a partir de 1963). O termo foi utilizado pela primeira vez pelo poeta americano Allen Ginsberg em 1965. Desde então ele é frequentemente utilizado para se referir aos anos 60, inclusive em filmes, programas de TV e documentários, jogos, etc.
Eram os tempos do movimento hippie (que derivou do movimento beatnik) que eclodiu em San Francisco, na Califórnia, e se expandiu pelos Estados Unidos. Como seu nome sugere, Flower Power se distinguia pelo uso de flores como um sinal de paz e de armistício, como nos confrontos com policiais em que os jovens lhes ofereciam flores.
“FAÇA AMOR, NÃO GUERRA”
Além das flores havia o símbolo “Faça amor, não guerra”, e eu gostaria de falar sobre a sua origem, bastante curiosa.
O símbolo interno, conhecido por “CND Sign”, na verdade foi criado em 1958 na Inglaterra para a campanha de desarmamento nuclear (Campaign for Nuclear Disarmament), e foi criado por Gerald Holtom, designer e artista plástico britânico que sobrepôs os sinais semafóricos (antiga linguagem de comunicação entre navios por sinais codificados expressos pela posição de duas bandeirolas) das letras “N” e “D” de Nuclear Disarmament envoltas por um círculo.
O movimento hippie americano assumiu este símbolo como sendo o “Símbolo da Paz”
Já o slogan “Faça amor, não guerra” foi uma apimentada no antigo slogan da Fellowship of Reconciliation (o movimento interrreligioso pela paz fundado em 1915), “Faça a Paz, Não Guerra”, mas que parecia muito “ameno” para os anos 1960. Quem modificou a frase foi o alemão Wilfred Weisser, um viajante pelo mundo que acabou se fixando em San Francisco em meados dos anos 1960.
Pronto, saciada a curiosidade sobre a origem do dístico e do slogan, estes elementos passaram a ser usados nas decorações, símbolos, pôsteres, etc. do mundo hippie.
A VW Kombi estilo Flower Power da África do Sul
A motivação para esta matéria veio de uma Kombi motorhome 1974 da África do Sul, que aqui no Brasil saiu com o nome de Karmann Mobile Touring (sobre a qual falei na Parte 2 da matéria “Kombis levando a casa nas costas”). Na África do Sul este modelo é chamado de Autovilla. Esta Kombi está na cidade de Benoni, município metropolitano de Ekurhuleni, no East Rand, na província sul-africana de Gauteng.
A Kombi em questão (apresentada na foto de abertura), cujo apelido é “Daisy”, pertence a Marianne Cassidy McDonald. Ela teve seus grafismos recentemente reformados por ela e seu marido Paul. Mas ocorre que Paul perdeu a luta contra o câncer e Marianne pôs a Kombi à venda, e foi assim que as fotos da “Daisy” foram parar no Facebook.
O que me chamou a atenção foram exatamente os grafismos dos tempos do Flower Power, já que eu testemunhei aquela época aqui do Brasil, sendo que a sua expressão máxima, o Festival de Woodstock, entre 15 e 18 de agosto de 1969 em Bethel, NY, ainda é lembrado por meus contemporâneos. Mas os mais jovens talvez conheçam estes grafismos, embora possivelmente desconheçam seus significados. Abaixo, o trailer do filme “Woodstock” produzido durante o festival (01:43):
Naquela época surgiu o filme de desenho animado do conjunto musical inglês The Beatles, “Submarino Amarelo”, de 1968, que consolidou um estilo de desenhos psicodélicos que, por sua vez, também passaram a adornar as Kombis da época. Elas passaram a ser verdadeiras obras de arte popular ambulantes e que também serviam como forma de protesto. Abaixo o trailer do filme (03:42):
A Kombi da Marianne
Dando uma olhada na Kombi da Marianne, acho que agora será possível ir interpretando os desenhos dela. Vamos notar vários logotipos Paz (originalmente CND Sign), flores, corações, palavras como Love, Hippie, Peace, Flower Power, faixas multicoloridas baseadas no desenho “Submarino Amarelo”, e assim por diante:
Agora algumas fotos do interior deste motorhome. A Marianne observou que foram retirados o fogão a gás e a geladeira originais, mas estes itens serão incluídos na negociação de venda. A decoração com pinturas e palavras continua no interior da Kombi:
Pinturas Flower Power sob medida
A minha amiga sul-africana Heide-Marie Von Der Au, que é uma criativa artista de mão cheia, oferece o serviço de pinturas estilo Flower Power para veículos Volkswagen, Fuscas e Kombis, sendo que o trabalho pode ser executado na alternativa de pintura temporária ou definitiva. Para tanto ela prepara esquemas de pintura em seu ateliê para, depois de aprovado pelo cliente, transferir para os veículos. Seguem alguns exemplos de seus esquemas de pintura:
Abaixo exemplos de esquemas para aprovação de clientes:
Agora um exemplo de Fuscas já pintados no estilo Flower Power da Heide-Marie:
Exemplos de Kombis no estilo Flower Power americano
Seguem alguns exemplos de “Velhas Senhoras” devidamente caracterizadas neste estilo, algumas da Kombis usam o logotipo de Paz Hippie (derivado do CND Sign) ao invés do logotipo VW. Na galeria abaixo há exemplos de Kombis estilo Flower Power brasileiras:
Um caso muito especial de Kombi Flower Power – a Filmore do filme “Carros”
Um dos personagens mais simpáticos do filme-desenho “Carros” Disney-Pixar, 2006) é a Kombi Filmore que ostenta uma caracterização Flower Power muito caprichada:
Esta matéria deu um belo trabalho de pesquisa, mas até que foi possível esclarecer aspectos que eu acredito muitos não conheciam em relação aos símbolos e slogans da era Flower Power. Para mim foi bastante divertido escrever este trabalho que espero também seja de seu agrado.
AG
As fotografias da Kombi da Marianne são da página dela no Facebook e da página de Dr Hammock, também no Facebook. As demais fotos foram pesquisadas em várias páginas da internet. As informações da Kombi da Marianne foram enviadas por ela. Agradeço à Heide-Marie pelo envio de suas fotos do seu esquema de pinturas estilo Flower Power.
Como eu cheguei nas fotos da Daisy? Ocorre que eu divulgo minhas matérias em três idiomas e posto chamadas em Grupos de Facebook internacionais. A recente matéria da Kombi-Escola da Brasmotor também foi postada no Grupo Piston Ring da África do Sul e a Marianne deu um “like”. Fui atrás para ver quem era a Marianne e acabei encontrando as fotos da Kombi dela; e como não se encantar com este lindo trabalho de arte naïf em estilo Flower Power? Este foi o caminho que acabou levando a esta matéria…
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