A GM diz que seu tradicional câmbio automático epicíclico do Chevrolet Corvette Stingray e do Z06 que será lançado, rivaliza com o alardeado 7-marchas robotizado do Porsche 911, conferindo ao carro esporte do fabricante trocas rápidas e redução de consumo de combustível, valorizando a gravata-borboleta.
A caixa Hydra-Matic 8L90 de oito marchas estréia no Corvette 2015 e vem junto com o Gravador de Dados de Desempenho e o Modo Manobrista como as novas tecnologias do próximo ano-modelo. O Z06 de última geração está sendo anunciado com 659 cv e 90 m·kgf, além de outras mudanças mecânicas e externas em relação ao Stingray básico e chega no primeiro trimestre de 2015.
Apesar das trocas rápidas dos câmbios de duas embreagens que os alemães preferem para seus modelos de alto desempenho, o engenheiro-chefe da Corvette, Tadge Juechter, diz que a GM não seguirá nesta direção no seu supercarro 100% americano. Há várias razões, ele diz, começando pelo fato de não existir no mercado câmbio de dupla embreagem capaz de agüentar a potência do Z06 e que compartilhará o novo 8-marchas com o Stingray de 461 cv.
Isso significa que a GM teria de projetar seu próprio robotizado de dupla embreagem para as especificações do Corvette e o resultado seria um câmbio de nicho que fatalmente aumentaria o preço do Corvette que, como se sabe, se caracteriza pelo preço relativamente baixo.
“Uma das razões de vendermos o Corvette por preço razoável é volume no âmbito da General Motors, tanto em motores quando em câmbios,” disse Juechter à WardaAuto numa coletiva de imprensa aqui (nos EUA) para apresentar o 8-marchas e o sistema de gravação de dados.
A GM utilize uma versão modificada do V-8 LT1 small block de 6,2 litros reprojetado para 2014 nas picapes e suves grandes. Picapes com o motor L86 terão o 8-marchas também em 2015, elevando o número de produção anual do câmbio para 700.000 unidades..A GM historicamente vende menos 20.000 Corvettes por ano.
A especialista em câmbio ZF fornece o câmbio PDK de duas embreagens à Porsche. A Getrag cedeu sua tecnologia à Ford para seu dupla-embreagem para carros pequenos (PowerShift) e a Volkswagen se valeu da BorgWarner para uso nos seus carros e nos Audi.
Juecheter diz também que o Corvette exige certos requisitos de espaço e que o 8-marchas da GM casa melhor com a tecnologia de desativação de cilindros do fabricante, fator-chave de redução de consumo dos motores THE small-block que cortam metade dos cilindros na operação em baixa carga. “O espaço para o câmbio é bem apertado,’ acrescenta’ É uma especificação singular.”
O câmbio 8L90 tem o mesmo comprimento de 598 mm do 6L80 seis-marchas do Corvette que será substituído, mas é 4 kg mais leve pelo uso de materiais leves como magnésio e alumínio em várias peças. Junto com o novo projeto está a bomba de óleo descentrada, primazia na indústria e que resultou em 24 novas patentes.
Juntamente com a desativação de cilindros, o 8-marchas reduz o consumo do Corvette em 3,5%, que cai para 12,5 km/l na estrada segundo estimativa da EPA; na cidade, 6,8 km/l.
A GM precisa de câmbio com conversor de torque para máximo benefício da desativação de cilindros, outro motivo para evitar o de dupla-embreagem, diz Juechter. “Isso nos permite explorar melhor a desativação e isso é muito importante, porque a estratégia de desativação é fundamental na redução de consumo.’
Ele espera que o novo câmbio aumente a participação do câmbio automático para ligeiramente acima do histórico dois-terços do Corvette nos primeiros meses antes de voltar ao padrão normal. “Será um atrativo especial.”
Também novidade no Corvette 2015 é o gravador de dados de desempenho. Desenvolvido em conjunto com firma de engenharia de competição Coswortrh, gravador registra voltas nos track days, bem como o que Juechter chama de “guiadas épicas”.
Os proprietários podem em seguida ver os vídeos de suas voltas ou percursos feitos rapidamente, os quais incluem dados-chave exibidos na tela tátil de 8 polegadas. Vídeo e dados podem também ser baixados num SD card e compartilhados.
“Isso nasceu das mídias sociais e de como as pessoas gostam de compartilhar suas experiências,” disse Juechter, observando que o desenvolvimento do sistema começou antes do início do desenvolvimento do Corvette de quinta geração lançado no ano passado.