Imagine um lançamento de nova geração de um veículo no mercado de duas rodas. Além de mudanças estéticas e tecnológicas, o novo produto anunciado tem mais potência, chave presencial, novos dutos de arrefecimento para o motor, sistema de abertura de válvulas variável e novas rodas mais leves. Se você pensou em alguma esportiva ou naked de alta cilindrada vai se surpreender ao conhecer a nova geração do scooter NMAX 160 ABS.
Seu visual usa como base a geração anterior, porém está mais moderno. A nova lanterna traseira lembra bastante aquela usada na sua “irmã” maior XMAX 250. O conjunto de faróis em LED também é novo e os piscas foram reposicionados mais baixos na carenagem. Uma boa notícia é a adoção do pisca-alerta no punho direito, melhorando a segurança e visibilidade. Os freios contam com sistema ABS e disco de 230 mm nas duas rodas. O banco agora está mais anatômico e amplo, com 826.5 mm de comprimento.
O painel de instrumentos novo ficou maior, sendo totalmente digital e com diversas informações. Além de hodômetros, relógio, marcador de combustível conta com indicador de carga da bateria e até mesmo o período para troca da correia (V-Belt) do câmbio CVT. Se antes era preciso apertar um botão no painel para acessar as funções agora tudo ficou mais fácil sendo acionado por botões nos punhos.
Na tecnologia, o NMAX também se aproximou dos demais modelos da família. Agora todos os controles são centralizados numa seletor giratório acionado por chave presencial. É possível ligar o motor, abrir o banco e também o tanque de combustível. Inédito para o modelo é o sistema Stop&Start (já comum em carros) que deve deixá-lo ainda mais econômico. Porém para quem preferir não usar a estratégia é possível desligá-la por um simples botão.
Uma das principais vantagens dos scooters frente as motos é o espaço sob o banco. No NMAX são 25 litros de capacidade, suficiente para um capacete fechado e um par de luvas. No escudo frontal ainda existem dois porta-objetos, um deles é fechado com trava e conta com tomada de 12 V. O tanque de combustível cresceu e agora tem 7,1 litros de capacidade. As suspensões também foram recalibradas visando maior conforto.
O motor recebeu alterações em diversos componentes gerando agora 15,5 cv de potência máxima a 8.000 rpm — acréscimo de 0,3 cv. O torque teve uma ligeira redução passando de 1,5 m·kgf a 6.000 rpm para 1,4 m·kgf a 6.500 rpm. Novos dutos de arrefecimento foram criados além de uma nova grade do radiador para manter a temperatura ideal do conjunto. Um dos diferenciadores deste motor é sistema VVA (Variable Valve Actuation) que controla a abertura variável das 2 válvulas de admissão. Quando o sistema entra em ação uma luz se acende no painel.
Para quem gosta de uma pilotagem mais dinâmica a boa notícia é o aumento do espaço para os pés. A plataforma está 5 mm mais larga passando de 103,8 mm para 107,8 mm. Esse aumento foi possível graças ao novo chassi com barras superiores escondidas junto ao bocal do tanque. As rodas de liga de alumínio têm novo desenho e estão mais leves, com redução de 530 g na dianteira e 710 g, na traseira. O novo scooter da Yamaha não é esportivo (nem é essa a proposta) porém deve agradar que gosta de praticidade e emoção.
Disponível nas autorizadas da Yamaha na segunda quinzena de dezembro, o NMAX 160 ABS terá três opções de cores. O tradicional azul metálico (Navy Blue), o preto fosco (Midnight Black) e o branco (Sports White). O preço sugerido é de R$ 14.990 + frete. São quatro anos de garantia. Esperamos em breve ter o primeiro contato com o novo modelo.
Segue abaixo o vídeo de divulgação.
LR