A evolução do F-Type 2021 que chega ao Brasil é vista por todos os lados, e o prazer ao conduzi-lo é proporcional à beleza de suas linhas. Um modelo que foi desenvolvido para fazer frente aos esportivos de origem alemã, e ficou elegante, sofisticado e conta com muitas novidades do lado da engenharia. Para descobrir tudo seria necessário muito mais dos que os 10 quilômetros que dirigi na nova pista de testes da Pirelli, o Circuito Panamericano em Elias Fausto, SP.
Evolução estética
Na dianteira os faróis em LED mudaram para uma posição mais baixa e com as novas tecnologias de iluminação puderam ser afinados, e incorporaram uma assinatura visual em “J”. Ao centro, a nova grade cresceu em dimensões, deixando a impressão que todo o conjunto está mais baixo. As grades laterais do para-choque também cresceram, e em conjunto com o logotipo da marca, seguem marcando o DNA Jaguar.
Na traseira as lanternas tem ângulos mais definidos com iluminação em LED que permitem coreografia de iluminação ao travar e destravar o carro. O para-choque possui um desenho de extrator de ar com saída de escapamento ao centro no formato retangular. Os para-lamas traseiros tiveram a curvatura aumentada, proporcionando um visual único e bem integrado ao desenho do carro como um todo.
A herança genética da marca foi destaque na apresentação do produto, remetendo à origem dos modelos esportivos da Jaguar com o XK 120 roadster de 1948. Primeiro carro a atingir a marca de 120 mph (196 km/h), daí o nome. Passando por diversos outros modelos com destaque para os carros que conquistaram por sete vezes a 24 Horas de Le Mans. Ainda no campo das conquistas, atualmente a Jaguar detém o recorde em Nürburgring para sedãs 4-portas e aqui no Brasil lançou desafio para outras marcas. Primeiramente estabeleceu o recorde em Interlagos para suves com o F-Pace SVR com o tempo de 1m54s576, e mais recentemente com o 100% elétrico I-Pace com o tempo de 2m00s056. Está lançado o desafio.
Configuração de motor dianteiro
Enquanto outras marcas adotam a configuração de motor central ou traseiro em seus superesportivos, a Jaguar manteve a tradição de ter os cavalos na frente da carroça. E são duas opções de motorização disponíveis para o nosso mercado, ambas na versão de acabamento R-Dynamic:
- P300 – 4 cilindros em linha, 2,0 turbo, 16 válvulas, duplo comando com variação de fase na admissão e escapamento. Entrega 300 cv a 5.500 rpm de potência máxima e o torque máximo de 40,8 m·kgf está na faixa 1.500~4.500 rpm.
- P380 – V-6, 3,0 com compressor, 24 válvulas, duplo comando por bancada de cilindros com variação de fase na admissão e escapamento. Entrega 380 cv a 6.250 rpm e o torque máximo de 46,9 m·kgf está na faixa 4.500~5.000 rpm.
A versão V-8 de 5 litros com compressor, de 575 cv, disponível em outros mercados, não será importada.
Ambas motorizações estão equipadas com câmbio Quickshift automático de oito marchas e as trocas de marchas no modo manual podem ser feitas na própria alavanca, ou através das borboletas atrás do volante. Tanto no modo Drive, quanto no modo Sport, as trocas são bem rápidas na aceleração e redução. Ao ativar o sistema de escape esportivo, muda o ronco do motor e os estouros nas reduções de marcha são mais frequentes. Não seria o modo recomendado para sair dirigindo o carro dentro do condomínio nos domingos pela manhã…
A tração é traseira onde são montados pneus maiores que os dianteiros. O P300 avaliado estava com o opcional rodas de 20” com pneus 255/35R20 na dianteira e 295/30R20, na traseira, que são os de série para a versão P380. Os originais seriam 245/40R19 e 275/35R19, respectivamente.
Dinâmica exemplar
A arquitetura da suspensão contempla braços triangulares sobrepostos em ambos os eixos e uma equilibrada calibração de molas, barras antirrolagem e amortecedores que deixam o carro bem neutro nas curvas. Só foi permitido dirigir o carro com o sistema de controle de tração e estabilidade ativado, portanto é difícil dizer como seria o comportamento do carro com esses sistemas inativos. Uma coisa é certa, andar dessa maneira é coisa para iniciados na arte.
A pista de teste utilizada tem traçado similar ao circuito de Portimão em Portugal, onde recentemente a Formula 1 voltou a ter uma prova. O F-Type P300 de 1.520 kg ganha velocidade a um ritmo incrível após as saídas de curva, desafiando o sistema de freio para a próxima curva. Equipado com discos ventilados na dianteira e na traseira, cumprem seu papel com muito vigor.
Interior requintado
A posição de dirigir é muito bem estudada e os comandos estão todos à mão. Nota-se a preocupação do estilista em proporcionar a sensação de cockpit. Todos os comandos são voltados ao motorista e uma barra vertical foi colocada na lateral do console central para delimitar ainda mais esse ambiente.
Os ajustes dos bancos e volante são elétricos facilitando encontrar a melhor posição. O conforto dos bancos é bom e proporciona ótima estabilidade do corpo em curvas, permitindo exagerar na aceleração lateral.
Quadro de instrumentos é uma tela TFT de 12” configurável e a central mulímidia incorpora a conexão Android Auto e Apple CarPlay, porém ainda exige o uso de cabo de comunicação. O sistema de som Meridian é outro item que mostra a sofisticação e atenção da Jaguar com seus clientes.
Quanto custa
O novo Jaguar F-Type está disponível nas versões coupé ou conversível, ambas com estrutura monobloco em alumínio. E pode ser configurado com uma infinidade de combinações de cores externas, padrões de interior, desenho e acabamento de rodas entre outros itens. Tudo isso é possível ser feito através do website da marca e ao final salvar ou imprimir a configuração até o pedido final em uma das 38 concessionárias.
F-Type R-Dynamic P300 Coupé – R$ 404.166
F-Type R-Dynamic P380 Coupé – R$ 537.351
F-Type R-Dynamic P300 Cabrio – R$ 418.082
F-Type R-Dynamic P380 Cabrio – R$ 551.250
Concluindo
O Jaguar F-Type é destinado às pessoas com maior ligação emocional ao seu carro. Tudo foi desenhado e desenvolvido para potencializar esse lado emotivo, seja ao olhar o carro na garagem, ao entrar no cockpit, o ronco do motor na arrancada e todas as demais reações que aparecem ao dirigir o carro em um circuito cheio de curvas ou nas longas estradas da vida.
A semente foi plantada com essa voltinha no P300. Ficou a vontade de conhecer o P380 e, logicamente, a versão conversível. Sentindo-me ansioso!
GB
Fotos adicionais; ficha técnica e lista de equipamentos em seguida
FICHA TÉCNICA JAGUAR f-TYPE 2021 | ||
P300 R-Dynamic | P380 R-Dynamic | |
MOTOR | ||
Descrição | Ingenium, 4 cil em linha, longitudinal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador da fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, turbocompressor de dupla voluta com interresfriador, gasolina | V-6 a 90º, longitudinal, bloco e cabeçotes de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, compressor com interresfriador, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 1.997 | 2.995 |
Diânetro x curso (mm) | 83 x 92,3 | 84,5 x 89 |
Potência (cv/rpm) | 300/5.500 | 380/6.250 |
Taxa de compressão (:1) | 9,5 | 10,5 |
Torque (m·kgf/rpm) | 40,8/1.500 a 4.500 | 46,9/4.500 a 5.000 |
TRANSMISSÃO | ||
Câmbio | Quickshift, automático epicíclico, 8 marchas, conversor de torque, trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora ou pelas borboletas, tração traseira | |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,714. 2ª 3,143; 3ª 2,106; 4ª 1,667; 5ª 1,285; 6ª 1,000; 7ª 0,839; 8ª 0,667 | |
Relação da ré (:1) | 3,295 | 3,317 |
Relação de diferencial (:1) | 3,55 | 3,31 |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira e traseira | Independente, triângulos superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida | |
Diâmetro mínimo de giro (m) | 10,6 | |
FREIOS | ||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/355 | Disco ventilado/380 |
Traseiros (Ø mm) | Disco ventilado/325 | Disco ventilado/325 |
Controle | ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem | |
RODAS E ´PNEUS | ||
Rodas | 19″ | 20″ |
Pneus | D 245/40R19/ T 275/35R19 | D 255/35R20/T 295/30R20 |
CARROCERIA | ||
Tipo | Cupê ou conversível, 2-portas, 2 lugares. monobloco em alumínio, subchassi dianteiro e traseiro | |
AERODINÂMICA | ||
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | Coupé 0,35 / Conversível 0,37 | |
Área frontal (calculada, m²) | Coupé 2,016 / Conversível 2,010 | |
Área frontal corrigida (m²) | Coupé 0,705 / Conversível 0,743 | |
DIMENSÕES E PESOS | ||
Comprimento (mm) | 4.470 | |
Largura com/sem espelhos (mm) | 1.923/2.042 | |
Altura (coupé/conversível (mm) | 1.311/1.307 | |
Distância entre eixos (mm) | 2.622 | |
Peso em ordem de marcha (Coupé/conversível, kg) | 1.520/1.540 | 1.572/1.592 |
CAPACIDADES (L) | ||
Porta-malas | Coupé 509 / Conversível 233 | |
Tanque de combustível | Coupé 63 / Conversível 70 | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h (s) | 5,7 | 5,1 |
Velocidade máxima (km/h) | 250 | 275 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||
v/1000 em 8ª | 52,2 | 56,9 |
rpm a 120 km/h em 8ª | 2.300 | 2.100 |
rpm à velocidade máxima em 7ª | 6.000 | 6.100 |
EQUIPAMENTOS JAGUAR F-TYPE 2021 | ||
P300 R-Dynamic | P380 R-Dynamic | |
INTERIOR & EXTERIOR | ||
Acabamento Delta Aluminium no console central | • | • |
Ajuste do volante em altura e distância | • | • |
Bancos com ajuste elétrico em 6 posições | • | • |
Bancos revestidos de couro Ebony | • | • |
Borboletas de câmbio com desenho metalizado | • | • |
Capota elétrica configurável (Conversível) | • | • |
Espelhamento Android Auto e Apple CarPlay | • | • |
Espelho retrovisor interno fotocrômico | • | • |
Faróis premium de LED com luz de rodagem diurna | • | • |
Iluminação da cabine configurável | • | • |
Kit de reparação de pneus (Conversível) | • | • |
Luzes traseiras de LED | • | • |
Painel de instrumentos TFT 12″ exclusivo F-Type | • | • |
Partida por botão | • | • |
Retrovisores elétricos e com aquecimento | • | • |
Rodas de 19″ diamantadas | • | • |
Sapatas dos pedais metalizadas | • | • |
Sensor de chuva | • | • |
Sistema de navegação Pro | • | • |
Sistema de som Meridian | • | • |
Sistema multimídia InControl Touch Pro 10″ | • | • |
Soleiras metalizadas exclusivas R-Dynamic | • | • |
Tapetes premium contrastantes | • | • |
Vidro do para-brisa com atenuação solar | • | • |
Volante com ajuste elétrico | • | • |
Volante com revestimento de couro | • | • |
SEGURANÇA | ||
Alarme perimétrico | • | • |
Assistente de faixa de rolamento | • | • |
Bolsas infláveis, 4 (Conversível) | • | • |
Bolsas infláveis, 6 (Cupê) | • | • |
Câmera traseira | • | • |
Controlador e limitador automático de velocidade | • | • |
Sensores de obstáculos traseiros e dianteiros | • | • |
Sistema de monitoramento do motorista | • | • |
CONDUÇÃO | ||
Assistente de frenagens de emergência | • | • |
Controle de estabilidade e tração | • | • |
Distribuição eletrônica das forças de frenagem | • | • |
Freio de estacionamento eletromecânico | • | • |
Modo vallet | • | • |
Modos de condução Conforto, Dinâmico e Neve | • | • |
PACOTE SUGERIDO | ||
Interior luxury pack | • | • |
Rodas de 20″ estilo 5060 metalizada | – | • |
Retrovisores com rebatimento automático e aquecidos | • | – |
Retrovisores com rebatimento automático e aquecidos com memória | – | • |
Black pack | • | • |
Bancos com revestimento de couro Ebony Windsor | • | – |
Bancos com revestimento de couro Ebony Windsor Performance | – | • |
Acesso sem chave | • | • |
Assistente de estacionamento com monitor de ponto cego | • | • |
Teto solar panorâmico (Cupê) | • | • |
Pinças de freio vermelhas | – | • |
Configuração de suspensão dinâmica | – | • |