A picape Hilux e o suve SW4 receberam atualizações estéticas, adição de conteúdo e melhorias no motor para seguir liderando em suas categorias. A Toyota seguirá importando os dois modelos da Argentina, onde é produzido em Zárate, província de Buenos Aires.
15% mais de potência
O motor 4 cilindros 2,8-l 16 válvulas turbodiesel recebeu novo turbocompressor e os desenhos dos pistões foram alterados, assim como os materiais dos anéis foram modificados para suportar as novas pressões internas de combustão e melhorar as perdas por atrito. Com isso o motor passou a entregar 204 cv e o torque máximo cresceu 11%, passando para 50,9 m·kgf a 2.800 rpm.
Segundo informações do fabricante, o aumento de potência não penalizou o consumo de combustível. Ao contrário, os dirigentes da Toyota informam que o motor ficou mais econômico. A conferir!
As versões flex seguem com motor 2,7-l Dual VVT-i 16 válvulas que entrega 159/163 cv a 5.000 rpm. Para ambos os motores o câmbio disponível é o automático de 6 marchas, sendo que apenas a picape standard de cabine simples diesel 4×4 tem duas versões com câmbio manual.
No sistema de tração a novidade fica pela incorporação do diferencial com deslizamento limitado eletronicamente (LSD) em algumas versões. O sistema aplica o freio da roda com menor aderência, sem reduzir a potência do motor, transferindo mais energia para a roda de maior aderência.
Design externo
Ambos os modelos receberam atualizações nos faróis, grades e para-choques, buscando uma aparência mais robusta e atual. As diferenças de desenho implementadas nos dois modelos visam descolar o suve SW4 da sua origem na picape Hilux, dando ao suve um ar de utilitário esportivo com maior refinamento e elegância.
Os modelos recebem novas rodas de liga de alumínio de 18” com desenhos diferentes para picape e suve equipadas com pneus 265/60R18, e as versões de entrada têm rodas 17” com pneus 265/65R17.
Na traseira do SW as novas lanternas têm uma moldura cromada de continuidade pela tampa do porta-malas. Há um defletor no teto que em conjunto com os trilhos do teto e a antena em estilo barbatana de tubarão complementam o visual esportivo do modelo.
Interior
O destaque fica para a versão SRX da picape e suve que recebem o sistema de som premium JBLcom duas caixas acústicas posicionadas no topo do painel de instrumentos.
O acabamento tem nova combinação de cores, onde o preto é predominante e recebe detalhes em cinza. O quadro de instrumentos foi atualizado e tem nova combinação de cores dos mostradores com predominância do azul.
A conectividade não ficou para trás e os novos modelos passam a ter a central multimídia com tela de 8” e conexão com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay.
Para o conforto dos ocupantes dos bancos dianteiros a novidade é o sistema de refrigeração integrado, que certamente trará maior conforto para trafegar com os utilitários no interior do país onde o clima é mais quente.
Segurança
Desde a versão mais básica da picape os veículos são dotados de duas bolsas de ar infláveis frontais e uma do joelho do motorista, bloqueio do diferencial traseiro, freios ABS, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força para motorista e passageiro dianteiro.
Para a linha 2021 foram implementados o assistente de partida em aclive, controle de estabilidade e tração, engates Isofix para bancos de criança, assistente de reboque, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (em algumas versões), assistente de frenagem de emergência e controle de descida.
O grande destaque é o pacote de itens de segurança ativa chamado Toyota Safety Sense disponível nas versões SRX da picape e suve. O sistema conta com um radar e uma câmera frontal para detectar os perigos e emitir os alertas ao motorista. É composto por: alerta pre-colisão frontal, alerta de mudança de faixa com condução assistida e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo .
Conforto ao rodar
Apenas a picape Hilux recebeu atualização na suspensão visando otimizar o conforto de rodagem. Nas versões de cabine dupla foram alterados amortecedores e molas, com nova calibração para maior conforto.
Todas as versões da picape receberam novas buchas, novos coxins de cabine para proporcionar maior rigidez e reduzir o nível de vibração na cabine. Fica a curiosidade para ver o resultado dessas alterações.
GB