Em tempos de suvenização e automatização, quando aparece um sedã com câmbio manual é motivo para se emocionar e aproveitar ao máximo a semana com o carro, mesmo não sendo um superesportivo. E foi assim esta avaliação com o Novo Nissan Versa Sense 1,6-l manual de 5 marchas, que agora é importado do México. Mesmo não tendo todo o requinte, conforto e conteúdo das versões Advance e Exclusive descritos pelo Bob Sharp no lançamento, a versão Sense manual é puro prazer ao dirigir. Ficaríamos muito contentes se os fabricantes tivessem versões de topo também com câmbio manual, mas eles dizem que isso não vende — ou será que não vende porque não tem? Minha aposta é no segundo caso.
Se preferir, assista primeiramente ao vídeo gravado nas imediações da Curva AE:
Conjunto motriz
O Novo Nissan Versa 2021 passa a utilizar o mesmo motor HR16DE 1,6-l, flex, de aspiração atmosférica utilizado no suve compacto Kicks. Esse motor de 4 cilindros tem construção do bloco e cabeçote em alumínio, com 16 válvulas, duplo comando de acionamento por corrente com variação de fase na admissão e escapamento e entrega 114 cv de potência máxima a 5.600 rpm e o torque máximo de 15,5 m·kgf está a 4.000 rpm. O desempenho divulgado pela Nissan é de 10,8 segundos no 0-100 km/h e 185 km/h de velocidade máxima. O corte de rotação é limpo a 6.500 rpm.
O câmbio manual de 5 marchas tem bom escalonamento e permite ótima dirigibilidade na cidade e na estrada. A 120 km/h em 5ª marcha o motor gira a 3.600 rpm trazendo baixo ruído interno, bom consumo de combustível e com potência para enfrentar pequenos aclives sem a necessidade de reduzir uma marcha. A elasticidade do motor é muito boa, permitindo fazer retomadas de velocidade com suavidade e segurança.
O alcance nas marchas a 6.000 rpm é 1ª 44 km/h, 2ª 80 km/h, 3ª 118 km/h e 4ª, 160 km/h. Com a v/1000 em 5ª de 34 km/h, à velocidade máxima informada de 185 km/h o motor está a 5.512 rpm, praticamente a rotação de potência máxima, 5.600 rpm.
Muito boa a integração do conjunto motriz com a carroceria, pois somente acima de 5.500 rpm é notado maior nível de ruído interno. Em acelerações a plena carga não notei vibrações indesejáveis oriundas do motor ou câmbio. Tudo isso demonstra que o trabalho dos engenheiros da Nissan instalando um subchassi com extensões frontais para maior rigidez, e a fixação estrutural do cárter do motor ao câmbio trouxe seus dividendos. Esse subchassi deve trazer ótima contribuição ao resultado de impacto frontal contra barreiras sólidas e indeformáveis.
Outro ponto positivo é a precisão e esforço de engate. A alavanca de câmbio tem boa altura, e o sistema de trambulador funciona perfeitamente. A quinta marcha pode ser engatada com o curso na diagonal, sem dificuldades. O baixo esforço do pedal de embreagem ajuda a não causar cansaço no motorista ao dirigir por horas em trajetos urbanos.
Ao ler os dados de desempenho do motor previamente divulgados pela Nissan não acreditei que o novo Versa pudesse ser tão bom quanto senti ao dirigi-lo. Com peso em ordem de marcha de apenas 1.080 kg para um carro de 4.495 mm de comprimento e 2.620 mm de entre-eixos, a sensação de dirigir é de leveza. O carro deslancha bem e quando menos se espera já está superado o limite de velocidade da via. O consumo de combustível vai junto para o lado positivo. Na viagem de Campinas até a Curva AE para gravar o vídeo o consumo foi de 11,4 km/l abastecido com álcool. O valor homologado junto ao Inmetro é de 11,8/8,1 km/l no ciclo urbano e 13,8/8,6 km/l no rodoviário.
Suspensão bem equilibrada
Surpreende positivamente o conforto de rodagem e equilíbrio obtido na calibração da suspensão. Confesso que não conheço a versão anterior, portanto difícil dizer quanto foi melhorado, ou até mesmo dizer se este está em outro patamar comparado ao anterior. Eu apostaria na segunda opção. Ficou faltando a utilização de batente hidráulico nos amortecedores dianteiros para evitar o ruído de queda de roda ao passar por lombadas e outros eventos similares.
A ancoragem dos braços de controle dianteiros ao subchassi através de duas buchas verticais demonstra que o projeto foi concebido para otimização de conforto e baixa aspereza de rodagem. Adoção de apoio superior e inferior da mola traseira em borracha é outro indicativo da preocupação com esse requisito. Considerando que este carro é produzido e desenvolvido para uso no México, onde os consumidores são muito críticos com relação a ruído de rodagem e aspereza, os compradores brasileiros vão ter essa vantagem ao receber este produto. Esperamos que a gana de redução de custo existente nos fabricantes brasileiros não subtraia esses itens no futuro.
Em termos de construção não há nenhuma novidade, o Versa utiliza o padrão de McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, esta uma configuração sólida e consagrada para esse nível de veículo.
Ainda na linha de proporcionar maior conforto de rodagem foram adotados pneus 195/65R15H (Continental S na unidade testada) que reduzem a aspereza e traz ótima absorção de impactos. Nesta versão Sense os pneus estão montados em rodas de aço estampado com calotas plásticas termoinjetadas e o miniestepe é T125/70D16M do fabricante Maxxis, também em roda de aço.
Freios e direção
Estão aqui dois sistemas que passaram despercebido pela avaliação, e quando isso acontece é porque não assustaram o avaliador, e têm desempenho dentro do esperado. São outros sistemas que utilizam tecnologias muito bem conhecidas não sendo novidade para ninguém.
Nos freios, os tradicionais discos ventilados na dianteira com pinças deslizantes e na traseira,os freios a tambor. O acionamento é assistido por servofreio a vácuo e contam com o obrigatório ABS; o freio de estacionamento é acionado pela tradicional alavanca entre os bancos. Ponto positivo para o sistema de auxilio de saída em aclives, muito útil para carros com câmbio manual. Acabou o temor e tremor na prova de morro para muitos motoristas.
O sistema de direção tem assistência elétrica por motor de passo na árvore de direção, com bom esforço estático e perfeição no incremento de esforço indexado à velocidade. Poderia ter a definição de centro mais positiva, mas muitos usuários não irão reclamar do nível em que foi ajustado.
Interior despojado
O acabamento interno do novo Versa é bem desenhado e bem executado, porém nesta versão de entrada tem conteúdo proporcional. Os bancos são revestidos em tecido e o tal banco “Zero Gravity” que a Nissan anuncia, eu não encontrei ou não entendi o conceito. Tem a vantagem de regulagem de altura que em conjunto com o ajuste de altura e distância do volante facilita encontrar a melhor posição para dirigir.
O tecido dos bancos é bicolor com diferenças de texturas e colorações. Em conjunto com o revestimento do teto e das colunas em cor clara, formam uma bonita harmonia e aumentam a sensação de maior volume interno da cabine. O conforto dos bancos dianteiros e traseiros é elogiável. Destaque para a boa inclinação do encosto do banco traseiro, que associado ao bom espaço para as pernas, proporciona ótimo conforto para dois passageiros. O terceiro passageiro, só se for criança, pois as almofadas do assento e do encosto têm uma grande protuberância.
O quadro de instrumentos abriga o computador de bordo no centro, tendo do lado esquerdo o conta-giros e a direita, o velocímetro, ambos de escala analógica. As funções do computador são apenas as básicas de consumo médio, velocidade média, autonomia e tempo de viagem.
No centro do painel, onde nas versões de maior conteúdo a central multimídia´é abrigada, nesta versão Sense há apenas o rádio e algumas funções básicas de configurações. Apesar da simplicidade de conteúdo, a execução é muito boa, assim como a aparência.
Exterior renovado
A traseira com balanço muito grande e as lanternas com linhas descendentes do modelo anterior deram lugar a uma traseira mais imponente a empinada no novo Versa. O balanço um pouco mais curto e com linha de corte ascendente deixou o carro mais alinhado. As novas lanternas trouxeram um sorriso para onde se via tristeza.
Ainda na traseira é possível ver o porta-malas de 482 litros e amplo espaço, com um volume adicional sob o tampão e junto ao miniestepe; há espaço suficiente para acomodar o pneu rodante em caso de furo. Na parte externa inferior do para-choque traseiro um aplique plástico, pintado na cor de carro, simula um extrator de ar.
O coeficiente de arrasto aerodinâmico, Cx, melhorou e no modelo Sense é 0,30. O para-brisa está mais inclinado, os faróis e grade tem um novo desenho, mas sem perder as linhas do DNA da marca. O teto ficou mais baixo, sem prejudicar o espaço para cabeça dos ocupantes do banco traseiro, e o detalhe preto em pintado na coluna traseira passa a ideia do teto flutuante.
Os vincos nas laterais realçam as linhas do carro conectando as maçanetas, e no contorno das caixas de rodas remetem ao formato de molduras. Os ângulos de abertura de portas são bem amplos, não havendo dificuldade entrar e sair do veículo.
Mercado
O novo Nissan Versa ficou mais bonito e tem conteúdo e tecnologia para brigar nesse segmento de sedãs compactos. Ser fabricado no México não deve afetar seus indicadores de qualidade, visto que as fábricas mexicanas atendem requisitos de consumidores locais e norte-americanos, que costumam ser mais exigentes que os brasileiros.
A grande dúvida é quanto a disponibilidade de volume para atender um crescimento momentâneo que pode acontecer durante este processo de retomada da economia mundial.
O consumidor brasileiro que tomar o caminho da marca japonesa poderá escolher entre as quatro versões que foram apresentadas, todas com o mesmo motor 1,6-l flex, porém nas versões superiores há oferta apenas de câmbio automático CVT.
Versa Sense manual – R$ 74.990
Versa Sense CVT – R$ 79.590
Versa Advance CVT – R$ 85.190
Versa Exclusive CVT – R$ 94.790
GB
(Atualizada em 13/12/20 às 19h10, correção da rotação a 120 km/h, é 3.700 rpm e não 3.900 rpm)
(Atualizada em 13/12/20 às 23h15, correção da rotação a 120 km/h, é 3.600 rpm e não 3.700 rpm, e a rotação em 5ª marcha na velocidade máxima de 185 km/h é 5.512 rpm))
Ficha técnica e lista de equipamento após as fotos adicionais:
FICHA TÉCNICA VERSA SENSE 1,6 MANUAL | ||||
MOTOR | ||||
Designação | HR16DE 1,6 | |||
Descrição | Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, bloco e cabeçote de alumínio, 16 válvulas, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase contínuo na admissão e escapamento, atuação de válvulas direta por tuchos-copo, injeção no duto, partida a frio por lanças aquecedoras, flex | |||
Cilindrada (cm³) | 1.598 | |||
Diâmetro e curso (mm) | 78 x 83,6 | |||
Potência (cv / rpm, G ou A)) | 114 / 5.600 | |||
Torque (m·kgf /rpm, G ou A) | 15,5 / 4.000 | |||
TRANSMISSÃO | ||||
Tipo | Transeixo dianteiro com câmbo manual de 5 marchas mais ré, tração dianteira | |||
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,727; 2ª 2,048; 3ª 1,393; 4ª 1,029; 5ª 0,821; ré 3,545 | |||
Relação de diferencial (:1) | 4,214 | |||
SUSPENSÃO | ||||
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | |||
DIREÇÃO | ||||
Tipo | Eletroassistida indexada à velocidade | |||
Relação de direção (:1) | 15 | |||
Diâmetro mínimo de giro (m) | 10,6 | |||
Diâmetro do volante (mm) | 370 | |||
Voltas entre batentes | 2,6 | |||
FREIOS | ||||
Descrição | Hidráulicos, ABS, duplo circuito em diagonal, assistência a vácuo | |||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / 258 | |||
Traseiros (Ø mm) | Tambor / 203 | |||
RODAS E PNEUS | ||||
Rodas | Aço, 15″ com calotas integrais | |||
Pneus | 195/65R15H | |||
Marca e tipo | Continental S | |||
Estepe | Temporário com roda de aço e pneu estreito T125/70D16M (Maxxis) | |||
DIMENSÕES (mm) | ||||
Comprimento | 4.495 | |||
Largura | 1.740 | |||
Altura | 1.465 | |||
Distância entre eixos | 2.620 | |||
Bitola dianteira/traseira (mm) | 1.520 / 1.530 | |||
Altura livre do solo (mm) | 138.3 | |||
ÂNGULOS | ||||
Entrada (º) | 16,4 | |||
Saída (º) | 19,9 | |||
CONSTRUÇÃO | ||||
Tipo | Monobloco em aço, sedã , 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | |||
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,300 | |||
Área frontal calculada (m²) | 2,039 | |||
Área frontal corrigida (m²) | 0,611 | |||
PESOS E CAPACIDADES | ||||
Porta-malas (L) | 482 | |||
Tanque de combustível (L) | 41 | |||
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.080 | |||
Carga útil (kg) | 452 | |||
DESEMPENHO | ||||
Velocidade máxima (km/h) | 185 | |||
Aceleração 0 a 100 km/h (s) | 10,8 | |||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV | ||||
Cidade (km/L, G/A) | 11,8 / 8,1 | |||
Estrada (km/L, G/A) | 13,8 / 9,6 | |||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||||
V/1000 em 5ª (km/h | 32,6 | |||
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) | 3.700 | |||
Rotação vel. máx. em 5ª (rpm | 5.675 | |||
MANUTENÇÃO E GARANTIA | ||||
Troca de óleo e revisão (km/tempo) | 10.000 / 12 meses | |||
Garantia (anos) | 3 |
EQUIPAMENTOS NISSAN NOVO NISSAN VERSA SENSE 2021 |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura interna do porta-malas e portinhola do tanque de combustível |
Acabamento de tecido nos bancos |
Alças de teto (duas traseiras e uma para o passageiro dianteiro) |
Ar-condicionado |
Banco do motorista (Tecnologia Zero Gravity) com ajuste manual de altura |
Banco traseiro inteiriço rebatível |
Chave inteligente presencial (I-Key) |
Comandos de áudio e telefone no volante |
Computador de bordo |
Conta-giros |
Desembaçador do vidro traseiro com temporizador |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Iluminação interna frontal e central |
Luz de leitura para o motorista e passageiro dianteiro |
Painel central com mostrador de 3,5″ |
Para-sol com espelho para o motorista e passageiro |
Porta-copos dianteiros (2) integrados console central |
Porta-malas com iluminação |
Porta-objetos na lateral das portas dianteiras e traseiras |
Porta-revistas no dorso do encosto do banco dianteiro do passageiro |
Retrovisores externos com regulagem elétrica |
Sistema eletrônico de ignição e partida assistida |
Tomada de 12 V integrada ao console central |
Vidros dianteiros elétricos com função um-toque descida para o motorista |
Vidros traseiros elétricos |
Volante com regulagem de altura e distância |
APARÊNCIA |
Antena de teto |
Grade frontal com acabamento cromado |
Maçanetas externas cor do veículo |
Maçanetas internas cromadas |
Moldura cromada nas janelas frontais |
Para-choques na cor do veículo |
Pneus 195/65R15 |
Retrovisores externos rebatíveis com carcaça na cor do veículo |
Rodas de aço de 15” com calotas integrais |
SEGURANÇA |
Alarme com acionamento por controle remoto |
Alarme perimétrico |
Alerta de cinto de segurança desatado (todos) |
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura |
Apoios de cabeça traseiros (3) |
Assistente de partida em aclive |
Aviso de portas malfechadas |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina (6) |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga |
Cintos de segurança traseiros laterais e central retráteis de 3 pontos |
Controle de estabilidade e tração |
Engates Isofix para dois bancos infantis |
Freios ABS com distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem |
Imobilizador do motor |
Limpador de para-brisa controle intermitente variável |
Sensor de estacionamento traseiro |
Trava elétrica com acionamento por controle remoto |
Trava para crianças nas portas traseiras |
Travamento automático das portas com o veículo em movimento |
SISTEMA DE ÁUDIO |
4 alto-falantes |
Sistema de áudio com rádio AM/FM, entrada auxiliar, Bluetooth e conector USB (3) |
[1]Revestimento sintético |