Em novembro do ano passado testei o Citroën C4 Lounge Exclusive com motor THP 165 e agora é a vez de avaliar o novo C4 Lounge Tendance THP, o que valeu para confirmar os bons dotes do modelo e do motor. O que a Citroën fez foi estender à versão intermediária Tendance o motor THP 165 que só vinha na Exclusive — a Tendance só era disponível com motor 2-litros aspirado, versão que continua oferecida — e incorporar navegador GPS e bancos de couro a esta nova versão, sempre associando motor THP 165 e câmbio automático e que sai por R$ 76.690.
Este sedã me faz lembrar o filme do Fury, aquele garanhão negro e selvagem que acaba domesticado por um menino sardento. O Fury, todo garboso e indomável, corria como o vento pelos campos afora, porém o discreto e confiável cavalo do caubói, apesar de levar no lombo pesada sela e robusto cavaleiro, na hora do vamos ver acabava por emparelhar com o Fury para que seu dono o laçasse. Pois é, o C4 Lounge, dotado do eficiente motor THP 1,6-litro turbo, é como esse cavalo do caubói, pois além de oferecer conforto, boa estabilidade, comodidade, espaço, economia e outros dos melhores atributos que se pode esperar de um sedã médio, na hora de andar rápido tem um desempenho excelente.
O câmbio automático Aisin de 6 marchas “casa” com o motor THP e resulta num conjunto de referência quando se procura algo que alie conforto, bom desempenho e economia. O pequeno THP 165, só a gasolina, gera 165 cv a 6.000 rpm com ampla faixa de torque máximo (24,5 m·kgf entre 1.400 e 4.000 rpm) e o câmbio sabe explorar perfeitamente essa característica, mantendo o giro baixo quando há pouca solicitação de potência, o que resulta em ótima economia em uso urbano (entre 8 e 10 km/l na cidade). E quando na estrada se precisa de desempenho, basta acelerar mais fundo que de imediato há rápidas reduções e a aceleração vem galopante. E tudo em silêncio, sem vibrações, sem alarde. Na estrada, numa viagem silenciosa e tranqüila a 120 km/h (giro a 2.850 rpm em 6ª marcha, poderia ser um pouco menos), fez média de 14 km/l; em uso forte, 10 km/l. O consumo oficial padrão Inmetro/Conpet é 8,7/11,7 km/l cidade/estrada.
O tanque de combustível é de 60 litros e isso significa uma conveniente autonomia de mais de 800 km em estrada. O porta-malas de 450 litros, apesar de não ser espetacular, é suficiente. O espaço e conforto para os passageiros do banco traseiro é de diretoria.
E de chão ele está entre os melhores. Na verdade, está difícil definir um melhor entre a concorrência. O novo Toyota Corolla, o Honda Civic, o Peugeot 408, o Renault Fluence, Nissan Sentra, Ford Focus, todos também são muito bons e satisfatoriamente conciliam segurança ativa com conforto. Como já escrevi em matérias anteriores, nossos engenheiros, por necessidade, aprenderam como ninguém a acertar suspensão de modo a ela oferecer conforto, segurança e robustez. O C4 Lounge pouco sente o peso quando carregado com passageiros no banco traseiro e malas. Continua ágil, sem movimentos parasitas devido ao peso extra e o conjunto motor-câmbio dá boas retomadas, já que o pequeno 1,6-l é bastante vigoroso e o câmbio é prestativo, sempre pronto a, de imediato, engatar a marcha certa.
O que se nota no C4 Lounge Tendance, e o destaca da concorrência, é ter um requinte mais europeu. Seu desenho, tanto exterior quanto interior, a meu ver, sobressai pelo bom gosto. Detalhes lhe dão um aspecto discreto e chique, elegante. E detalhes que agradam o motorista também não foram esquecidos. Por exemplo, ampla visibilidade, ergonomia perfeita, boa visualização dos mostradores, bancos com boa espuma e confortáveis. E há recursos que têm o poder de cativar especificamente alguns motoristas, por exemplo, no painel há um botão que simplesmente apaga todo o painel, tudo, rádio, navegador, tudo, e só o que fica é uma fraca luz indicando a marcha em uso e outra iluminando a borda do velocímetro, que permanece indicando a velocidade em formato analógico. Essa é a condição em que prefiro para viajar sossegado à noite, com a atenção voltada à estrada, sem distrações. Se algo sair fora do normal, que uma luz se acenda avisando.
O carro é fabricado em El Palomar, na região metropolitana de Buenos Aires. O motor THP 165 é fabricado em Douvrin, França, e entre suas modernidades, além do turbo, tem injeção direta e comando de válvulas variável na admissão, o que leva os 1.423 kg do C4 Lounge, e o motorista, a fazer o 0-a-100 km/h em 8,8 segundos e atingir a máxima de 214 km/h, segundo a Citroën. Devido à ampla faixa de torque as respostas ao acelerador são correspondentes às de um motor bem mais potente. Ou seja, na prática, no dia-a-dia, na cidade ou na estrada, no regime médio de rotação têm-se à disposição respostas iguais às de um motor bem mais potente e com a economia de que um pequeno 1,6-l é capaz.
Para lembrar, o motor 2-l aspirado do Tendance é flex e desenvolve 151 cv a 5.250 rpm e torque máximo de 21,7 m·kgf a 4.000 rpm, com álcool. Esta versão, seja com um ou outro motor, não tem controle de estabilidade e tração, recurso exclusivo da versão Exclusive. Sinceramente, esse recurso não me fez mínima falta, pois o carro traciona muito bem e tem ótima estabilidade sem necessitar dele graças às qualidades dinâmicas inerentes ao projeto.
O C4 Lounge tem cinco versões:
Origine: motor 2-l aspirado e câmbio manual de 5 marchas, preço: R$ 62.500
Tendance manual: motor 2-l aspirado, preço: R$ 66.490
Tendance automático: motor 2-l aspirado, R$ 68.500. Notar que o câmbio automático de 6 marchas custa R$ 2.010, o que é um custo até baixo para se ter essa comodidade.
Tendance THP (este testado): motor 1,6-l turbo, câmbio automático de 6 marchas, preço: R$ 76.690. Notar que a opção pelo motor THP custa R$ 8.190 mais.
Exclusive: Tudo o que o Tendance tem e mais controles de tração e estabilidade, preço: R$ 81.490. Teto solar é opcional.
O segmento está realmente um páreo duro. Praticamente todos estão bons. A escolha recai sobre detalhes que agradam particularmente a um ou a outro. Os que preferem o desenho europeu terão maiores afinidades com o C4 Lounge.
Veja o vídeo:
AK
Fotos: autor
FICHA TÉCNICA CITROËN C4 LOUNGE TENDANCE THP 165 | |||||
MOTOR | |||||
Denominação, localização e posição | EP6CDTM, dianteiro transversal | ||||
Combustível | Gasolina | ||||
Aspiração | Superalimentação por turbocompressor de dupla voluta com interresfriador, 1 bar | ||||
Taxa de compressão | 11:1 | ||||
Diâmetro dos cilindros/curso dos pistões | 77 x 85,8 mm | ||||
Cilindrada | 1.598 cm³ | ||||
Potência máxima | 165 cv a 6.000 rpm | ||||
Torque máximo | 24,5 m·kgf de 1.400 a 4.000 rpm | ||||
Material do bloco/cabeçote | Alumínio | ||||
N° e arranjo dos cilindros/arrefecimento | Quatro em linha/a líquido | ||||
Localização dos comandos de válvulas | Cabeçote | ||||
Árvores de comando de válvulas/acionamento | Duas, corrente | ||||
N° de válvulas por cilindro/localização/atuação | Quatro/cabeçote/indireta por alavanca-dedo | ||||
Variador de fase | Comando de admissão e escapamento | ||||
Coletor de admissão variável | Não | ||||
Formação de mistura | Injeção direta | ||||
TRANSMISSÃO | |||||
Câmbio/rodas motrizes | Automático epicíclico Aisin Auto6/dianteiras | ||||
Controle de tração/bloqueio de diferencial | Sim/não | ||||
N° de marchas à frente/alavanca seletora | Seis/assoalho | ||||
Relações das marchas | 1ª 4,04:1; 2ª 2:37:1; 3ª 1,56:1; 4ª 1,16:1; 5ª 0,86:1; 6ª 0,67:1; ré 3,39:1; árvore de saída 1,06:1, influência sobre todas as marchas | ||||
Relação de diferencial | 3,87:1 | ||||
SUSPENSÃO | |||||
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | ||||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizador integrada | ||||
DIREÇÃO | |||||
Tipo | Pinhão e cremalheira | ||||
Relação/assistência | N.D./eletroidráulica | ||||
Diâmetro mínimo de curva | 11,1 m | ||||
FREIOS | |||||
Servoassistência/tipo | Sim/a vácuo | ||||
Dianteiros | A disco ventilado, Ø 283 mm | ||||
Traseiros | A disco, Ø 249 mm | ||||
RODAS E PNEUS | |||||
Rodas | Alumínio, 6Jx17 | ||||
Pneus | 225/45R17W | ||||
SISTEMA ELÉTRICO/GERADOR | |||||
Tensão nominal (V) | 12 | ||||
Tipo de gerador | Alternador | ||||
CARROCERIA | |||||
Construção | Monobloco, subchassi dianteiro, sedã | ||||
Número de portas/número de lugares | Quatro/cinco | ||||
DIMENSÕES EXTERNAS | |||||
Comprimento | 4.621 mm | ||||
Largura | 1.789 mm | ||||
Altura | 1.505 mm | ||||
Distância entre eixos | 2.710 mm | ||||
DESEMPENHO | |||||
Aceleração 0-100 km/h | 8,8 s | ||||
Velocidade máxima | 214 km/h | ||||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO) | |||||
Urbano (computador de bordo) | 8,7 km/l (11,5 l/100 km) | ||||
Rodoviário (computador de bordo) | 11,7 km/l (8,5 l/100 km) | ||||
CAPACIDADES E PESOS | |||||
Porta-malas | 450 litros | ||||
Tanque de combustível | 60 litros | ||||
Peso em ordem de marcha | 1.437 kg | ||||
Carga útil | 410 kg | ||||
GARANTIA | |||||
Termo | 3 anos | ||||
MANUTENÇÃO | |||||
Revisões e troca do óleo do motor | A cada 10.000 km ou 1 ano | ||||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |||||
v/1000 em 6ª | 42,1 km/h | ||||
Rotação a 120 km/h, 6ª | 2.850 rpm | ||||
Rotação à velocidade máxima, em 5ª | 6.400 |
(Atualizado em 9/12/14 às 18h20, correção de dados do câmbio)