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Home Avaliações Testes

CITROËN C4 LOUNGE TENDANCE, NO USO

identicon por Arnaldo Keller
08/03/2017
em Testes

Em novembro do ano passado testei o Citroën C4 Lounge Exclusive com motor THP 165 e agora é a vez de avaliar o novo C4 Lounge Tendance THP, o que valeu para confirmar os bons dotes do modelo e do motor. O que a Citroën fez foi estender à versão intermediária Tendance o motor THP 165 que só vinha na Exclusive — a Tendance só era disponível com motor 2-litros aspirado, versão que continua oferecida — e incorporar navegador GPS e bancos de couro a esta nova versão, sempre associando motor THP 165 e câmbio automático e que sai por R$ 76.690.

Este sedã me faz lembrar o filme do Fury, aquele garanhão negro e selvagem que acaba domesticado por um menino sardento. O Fury, todo garboso e indomável, corria como o vento pelos campos afora, porém o discreto e confiável cavalo do caubói, apesar de levar no lombo pesada sela e robusto cavaleiro, na hora do vamos ver acabava por emparelhar com o Fury para que seu dono o laçasse. Pois é, o C4 Lounge, dotado do eficiente motor THP 1,6-litro turbo, é como esse cavalo do caubói, pois além de oferecer conforto, boa estabilidade, comodidade, espaço, economia e outros dos melhores atributos que se pode esperar de um sedã médio, na hora de andar rápido tem um desempenho excelente.

Câmbio automático Aisin, de 6-marchas, japonês, trabalha muito bem
Câmbio automático Aisin, de 6 marchas, japonês, funciona muito bem

O câmbio automático Aisin de 6 marchas “casa” com o motor THP e resulta num conjunto de referência quando se procura algo que alie conforto, bom desempenho e economia. O pequeno THP 165, só a gasolina, gera 165 cv a 6.000 rpm com ampla faixa de torque máximo (24,5 m·kgf entre 1.400 e 4.000 rpm) e o câmbio sabe explorar perfeitamente essa característica, mantendo o giro baixo quando há pouca solicitação de potência, o que resulta em ótima economia em uso urbano (entre 8 e 10 km/l na cidade). E quando na estrada se precisa de desempenho, basta acelerar mais fundo que de imediato há rápidas reduções e a aceleração vem galopante. E tudo em silêncio, sem vibrações, sem alarde. Na estrada, numa viagem silenciosa e tranqüila a 120 km/h (giro a 2.850 rpm em 6ª marcha, poderia ser um pouco menos), fez média de 14 km/l; em uso forte, 10 km/l.  O consumo oficial padrão Inmetro/Conpet é 8,7/11,7 km/l cidade/estrada.

Conforto e bom desenho interior
Conforto e bom desenho interior

O tanque de combustível é de 60 litros e isso significa uma conveniente autonomia de mais de 800 km em estrada. O porta-malas de 450 litros, apesar de não ser espetacular, é suficiente. O espaço e conforto para os passageiros do banco traseiro é de diretoria.

Eu atrás de mim, e dirijo mais distante que o Bob, a "medida padrão" do Ae
Eu atrás de mim, e dirijo mais distante que o Bob, a “medida padrão” do Ae

E de chão ele está entre os melhores. Na verdade, está difícil definir um melhor entre a concorrência. O novo Toyota Corolla, o Honda Civic, o Peugeot 408, o Renault Fluence, Nissan Sentra, Ford Focus, todos também são muito bons e satisfatoriamente conciliam segurança ativa com conforto. Como já escrevi em matérias anteriores, nossos engenheiros, por necessidade, aprenderam como ninguém a acertar suspensão de modo a ela oferecer conforto, segurança e robustez. O C4 Lounge pouco sente o peso quando carregado com passageiros no banco traseiro e malas. Continua ágil, sem movimentos parasitas devido ao peso extra e o conjunto motor-câmbio dá boas retomadas, já que o pequeno 1,6-l é  bastante vigoroso e o câmbio é prestativo, sempre pronto a, de imediato, engatar a marcha certa.

O motor THP 165 só merece elogios
O motor THP 165 só merece elogios

O que se nota no C4 Lounge Tendance, e o destaca da concorrência, é ter um requinte mais europeu. Seu desenho, tanto exterior quanto interior, a meu ver, sobressai pelo bom gosto. Detalhes lhe dão um aspecto discreto e chique, elegante. E detalhes que agradam o motorista também não foram esquecidos. Por exemplo, ampla visibilidade, ergonomia perfeita, boa visualização dos mostradores, bancos com boa espuma e confortáveis. E há recursos que têm o poder de cativar especificamente alguns motoristas, por exemplo, no painel há um botão que simplesmente apaga todo o painel, tudo, rádio, navegador, tudo, e só o que fica é uma fraca luz indicando a marcha em uso e outra iluminando a borda do velocímetro, que permanece indicando a velocidade em formato analógico. Essa é a condição em que prefiro para viajar sossegado à noite, com a atenção voltada à estrada, sem distrações. Se algo sair fora do normal, que uma luz se acenda avisando.

Painel que com um toque escurece as luzes, ideal para viagens noturnas
Painel que com um toque escurece as luzes, ideal para viagens noturnas

O carro é fabricado em El Palomar, na região metropolitana de Buenos Aires. O motor THP 165 é fabricado em Douvrin, França, e entre suas modernidades, além do turbo, tem injeção direta e comando de válvulas variável na admissão, o que leva os 1.423 kg do C4 Lounge, e o motorista, a fazer o 0-a-100 km/h em 8,8 segundos e atingir a máxima de 214 km/h, segundo a Citroën. Devido à ampla faixa de torque as respostas ao acelerador são correspondentes às de um motor bem mais potente. Ou seja, na prática, no dia-a-dia, na cidade ou na estrada, no regime médio de rotação têm-se à disposição respostas iguais às de um motor bem mais potente e com a economia de que um pequeno 1,6-l é capaz.

Cuidado quanto ao conforto
Cuidado quanto ao conforto

Para lembrar, o motor 2-l aspirado do Tendance é flex e desenvolve 151 cv a 5.250 rpm e torque máximo de 21,7 m·kgf a 4.000 rpm, com álcool. Esta versão, seja com um ou outro motor, não tem controle de estabilidade e tração, recurso exclusivo da versão Exclusive. Sinceramente, esse recurso não me fez mínima falta, pois o carro traciona muito bem e tem ótima estabilidade sem necessitar dele graças às qualidades dinâmicas inerentes ao projeto.

Porta-malas de 450 litros. Tanque de 60 litros.
Porta-malas de 450 litros, tanque de 60 litros

O C4 Lounge tem cinco versões:

Origine:  motor 2-l aspirado e câmbio manual de 5 marchas, preço: R$ 62.500
Tendance manual: motor 2-l aspirado, preço: R$ 66.490
Tendance automático: motor 2-l aspirado, R$ 68.500. Notar que o câmbio automático de 6 marchas custa R$ 2.010, o que é um custo até baixo para se ter essa comodidade.
Tendance THP (este testado): motor 1,6-l turbo, câmbio automático de 6 marchas, preço: R$ 76.690. Notar que a opção pelo motor THP custa R$ 8.190 mais.
Exclusive: Tudo o que o Tendance tem e mais controles de tração e estabilidade, preço: R$ 81.490. Teto solar é opcional.

Um sedã médio frugal no consumo
Um sedã médio frugal em combustível

O segmento está realmente um páreo duro. Praticamente todos estão bons. A escolha recai sobre detalhes que agradam particularmente a um ou a outro. Os que preferem o desenho europeu terão maiores afinidades com o C4 Lounge.

Veja o vídeo:

AK

Fotos: autor

FICHA TÉCNICA CITROËN C4 LOUNGE TENDANCE THP 165
MOTOR
Denominação, localização e posição EP6CDTM, dianteiro transversal
Combustível Gasolina
Aspiração Superalimentação por turbocompressor de dupla voluta com interresfriador, 1 bar
Taxa de compressão 11:1
Diâmetro dos cilindros/curso dos pistões 77 x 85,8 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Potência máxima 165 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 24,5 m·kgf de 1.400 a 4.000 rpm
Material do bloco/cabeçote Alumínio
N° e arranjo dos cilindros/arrefecimento Quatro em linha/a líquido
Localização dos comandos de válvulas Cabeçote
Árvores de comando de válvulas/acionamento Duas, corrente
N° de válvulas por cilindro/localização/atuação Quatro/cabeçote/indireta por alavanca-dedo
Variador de fase Comando de admissão e escapamento
Coletor de admissão variável Não
Formação de mistura Injeção direta
TRANSMISSÃO
Câmbio/rodas motrizes Automático epicíclico Aisin Auto6/dianteiras
Controle de tração/bloqueio de diferencial Sim/não
N° de marchas à frente/alavanca seletora Seis/assoalho
Relações das marchas 1ª 4,04:1; 2ª 2:37:1; 3ª 1,56:1; 4ª 1,16:1; 5ª 0,86:1; 6ª 0,67:1; ré 3,39:1; árvore de saída 1,06:1, influência sobre todas as marchas
Relação de diferencial 3,87:1
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizador integrada
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira
Relação/assistência N.D./eletroidráulica
Diâmetro mínimo de curva 11,1 m
FREIOS
Servoassistência/tipo Sim/a vácuo
Dianteiros A disco ventilado, Ø 283 mm
Traseiros A disco, Ø 249 mm
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio, 6Jx17
Pneus 225/45R17W
SISTEMA ELÉTRICO/GERADOR
Tensão nominal (V) 12
Tipo de gerador Alternador
CARROCERIA
Construção Monobloco, subchassi dianteiro, sedã
Número de portas/número de lugares Quatro/cinco
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento 4.621 mm
Largura 1.789 mm
Altura 1.505 mm
Distância entre eixos 2.710 mm
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h 8,8 s
Velocidade máxima 214 km/h
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO)
Urbano (computador de bordo) 8,7 km/l (11,5 l/100 km)
Rodoviário (computador de bordo) 11,7 km/l (8,5 l/100 km)
CAPACIDADES E PESOS
Porta-malas 450 litros
Tanque de combustível 60 litros
Peso em ordem de marcha 1.437 kg
Carga útil 410 kg
GARANTIA
Termo 3 anos
MANUTENÇÃO
Revisões e troca do óleo do motor A cada 10.000 km ou 1 ano
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª 42,1 km/h
Rotação a 120 km/h, 6ª 2.850 rpm
Rotação à velocidade máxima, em 5ª 6.400

 

(Atualizado em 9/12/14 às 18h20, correção de dados do câmbio)





Tags: C4 Loungecâmbio automáticoCitroën
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Arnaldo Keller: por anos colaborador da Quatro Rodas Clássicos e Car and Driver Brasil, sempre testando clássicos esportivos, sua cultura automobilística, tanto teórica quanto prática, é difícil de ser igualada. Seu interesse pela boa literatura o embasou a ter uma boa escrita, e com ela descreve as sensações de dirigir ou pilotar de maneira envolvente e emocionante, o que faz o leitor sentir-se dirigindo o carro avaliado. Também é o autor do livro “Um Corvette na noite e outros contos potentes” (Editora Alaúde).

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