Em mais uma apresentação on-line, o presidente do grupo SHC e da JAC Motors do Brasil, Sérgio Habib, apresentou os destaques da linha 2021 dos suves T40, T50 e T60, todos com o sobrenome Plus agora. Além de modificações estéticas na dianteira, traseira e interior, os modelos recebem também teto solar elétrico de série e kit multimídia com telas maiores e incorporação do espelhamento Android Auto e Apple CarPlay.
JAC T40 Plus
Único suve da marca a manter duas motorizações, 1,5 L e 1,6 L. O menor é o JetFlex, duplo comando, 16V e variador de fase na admissão (VVT), além se ser o único flex. O câmbio é exclusivamente manual de cinco marchas. Com 125/127 cv a 6.000 rpm e 15,5/15,7 m·kgf a 4.000 rpm, proporciona aceleração 0-100 km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 191 km/h, com álcool. O desempenho é compatível com o peso do veículo de 1.155 kg.
O motor 1,6-l a gasolina, também de duplo comando, tem variador de fase em ambos (DVVT). Desenvolve 138 cv a 6.000 rpm e 17,1 m·kgf a 4.000 rpm. O câmbio é apenas CVT de seis marchas e o desempenho do suve compacto de 1.220 kg fica aquém da versão 1,5-l, com 0-100 km/h em 11,1 segundos e velocidade máxima de 190 km/h.
Externamente houve uma eliminação de cromados. Nota-se a grade dianteira redesenhada com maior área na cor preta, para-choque remodelado e incorporação de luzes de rodagem diurna (DRL) em LED nos faróis. O formato dos faróis de neblina também foi revisto. As linhas do para-choque traseiro foram suavizadas e estão bem integradas ao conjunto. Toda essa modernização visual é complementada por novas rodas de 17” e antena do tipo barbatana de tubarão no teto.
No interior o teto solar de acionamento elétrico é a novidade de série e o sistema multimídia tem tela de 10” com espelhamento de celular por Android Auto e Apple CarPlay. O porta-malas de 450 litros é um dos maiores do segmento e a lista de itens de série é compatível com os principais concorrentes, destacando-se freio a disco nas quatro rodas, luz de conversão, retrovisor interno eletrocrômico e ar-condicionado eletrônico com ajuste automático de temperatura na versão de 1,6 litro. Os preços anunciados são R$ 79.990 para o 1,5-l e R$ 88.990 para o 1,6-l.
JAC T50 Plus
Este modelo tem o mesmo motor 1,6-l 16V DVVT e câmbio CVT do T40 Plus, porém os resultados de desempenho têm algumas alterações. 0-100 km/h é feito em 11,3 segundos e a velocidade máxima declarada é de 198 km/h.
Nas linhas externas as novidades são mais notáveis. A dianteira recebeu um desenho totalmente novo, bem mais atraente que o modelo anterior. O conjunto ótico superior é estreito e além da luz de posição (lanterna) traz a luz de rodagem diurna (DRL) em LED. No para-choque está o segundo conjunto que abriga os faróis, não havendo faróis de neblina. A grade também é nova com elementos pintados de prata e preto fosco. A aposta do grupo SHC é que a nova frente do T50 Plus irá atrair muitos interessados no modelo.
Na lateral é possível observar as linhas que nascem no capô dianteiro e para-lamas e seguem pelo comprimento do carro, deixando a linha de cintura do veículo bem alta. Na coluna traseira a terceira janela confunde-se com a coluna pintada em preto, formando o visual do teto flutuante. No para-choque traseiro as modificações são mínimas.
O novo pacote de segurança passiva, composto por seis bolsas de ar infláveis (duas frontais, duas laterais e duas cortina), é o principal destaque do interior, ao lado da nova central multimídia de 10,25” com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay.
O JAC T50 Plus será vendido em duas versões. Na primeira, chamada Pack2, por R$ 101.990, destacam-se os itens de série: ar-condicionado digital e automático, freio a disco nas quatro rodas, computador de bordo, volante de direção com regulagem de altura, regulagem elétrica da altura do facho dos faróis, luzes de conversão, e rodas de liga de alumínio de 16”.
A segunda versão, chamada Pack3 tem preço público sugerido de R$ 105.990, e vem acrescida de câmera de imagem panorâmica 360 graus e bancos revestidos de tecido sintético que imita couro.
No T50, e no T40, notei a ausência do controle de velocidade de cruzeiro como item de série ou mesmo opcional. Se isso for confirmado será um grande ponto negativo para estes modelos perante seus competidores.
JAC T60 Plus
É o modelo que apresenta as alterações mais significativas de design na família de suves 2021 da marca, tanto na nova frente e traseira, que foram redesenhadas, quanto no interior que vem com novidades. O modelo foi concebido nos estúdios de Turim, Itália e já trazem alguma influência da parceria da JAC com a VW.
A dianteira do suve não lembra nada que está no mercado, nem mesmo outro JAC. Talvez um pouco de VW T-Cross?! É um desenho completamente novo e inovador. Talvez seja até desafiador para a marca que tenta se firmar no mercado brasileiro. Segue o mesmo conceito do T50 Plus de dividir o conjunto ótico em dois blocos, o superior acomoda a luz de rodagem diurna (DRL) e traz uma assinatura em “V” invertido. O segundo conjunto está nas extremidades do para-choque.
O para-choque é alto e a grade é dividida em três segmentos, todos estreitos, que alargam o visual frontal do suve. O emblema oval ‘JAC’ foi movido para o capô do motor.
A vista lateral também agrada, pois incorpora novo desenho das rodas, apliques plásticos nas portas e soleiras, e dois vincos laterais dão sentido de movimento. As caixas de roda com corte reto na parte superior do arco realçam a esportividade do modelo.
A lanterna traseira tem desenho arrojado que combina com o dianteiro, formando o “V” invertido. Unindo as duas lanternas há uma moldura reflexiva que amplia visualmente o tamanho do veículo. O recorte do novo para-choque traseiro é alto e facilita o processo construtivo e futuros reparos do veículo.
Mecanicamente não há mudanças significativas, o motor segue sendo o 4-cilindros, 1,5-l iVVT turbocarregado que entrega 168 cv a 5.500 rpm. O torque máximo de 21,4 m·kgf aparece a 2.000 rpm e se estende até 4.500 rpm, proporcionando ótima elasticidade e conforto ao dirigir. O fabricante chinês declara 9,6 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 195 km/h.
O interior incorpora nova central multimídia de 10,25” com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay, novo quadro de instrumentos digital e comandos do ar-condicionado digital e automático na versão touch (tátil), assim como acontece com o comando para abertura do teto solar. Seis bolsas de ar infláveis são equipamento de série
O JAC T60 Plus tem preço público sugerido de R$ 118.990 para a versão Pack2, que traz de série os seguintes destaques: painel digital, multimídia de 10,25”, chave presencial, acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular, regularem elétrica de altura do facho dos faróis, luz de curva, controle de velocidade de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, volante multifuncional, e freio de estacionamento eletromecânico, entre outros itens.
Com a adição do pacote de opcionais câmera de ré e bancos com revestimento em tecido sintético que imita couro, o preço sobe para R$ 121.990.
Considerações finais
Como esta apresentação foi apenas em sessão on-line, não tive oportunidade de dirigir os carros e verificar se os itens que não agradaram nas versões anteriores já foram corrigidos. As principais melhorias que a JAC precisaria implementar seria uma melhor calibração do batente de distensão dos amortecedores para evitar o ruído de queda de roda, e centragem mais positiva da direção eletroassistida que equipa os três modelos.
Visualmente os três modelos ficaram muito mais bonitos e a JAC aproveita a apresentação desta linha 2021 para divulgar seu novo lema: “Novos tempos, nova JAC”. Vale acompanhar a efetividade no pós-venda para atender, com peças e serviços, seus consumidores durante os seis anos de garantia dos veículos. A conferir!
GB