Em comunicado oficial nesta segunda-feira (11/1), a Ford Motor Company informa estar encerrando a produção de veículos no Brasil. Com a decisão, as suas unidades de produção em Camaçari, BA, Taubaté, SP e da Troller em Horizonte, CE, cessarão atividades. A fabricante justifica a medida em vista do aumento persistente da ociosidade e queda nas vendas acentuadas com a pandemia do covid-19.
Permanecerão no país a sede administrativa da América do Sul, o Centro de Desenvolvimento do Produto e o Campo de Provas em Tatuí.
Em termos de América do Sul, continua a produção de suves, picapes e veículos comerciais provenientes da Argentina, Uruguai e outros mercados.
Diz ainda a nota que a região será atendida com seu portfólio global de produtos conhecidos como a nova picape Ranger produzida na Argentina, o novo Transit montado no Uruguai, o novo Bronco vindo do México e o novo Mustang Mach 1 importado dos Estados Unidos.
Deixam de ser produzidos no Brasil o Ka, o EcoSport e o Troller.
Disse Lyle Watters,presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais: “Nosso dedicado time da América do Sul fez progressos significativos na transformação das nossas operações, incluindo a descontinuidade de produtos não lucrativos e a saída do segmento de caminhões. Além de reduzir custos em todos os aspectos do negócio, lançamos, na região, a Ranger Storm, o Territory e o Escape, e introduzimos serviços inovadores para nossos clientes. Esses esforços melhoraram os resultados nos últimos quatro trimestres, entretanto a continuidade do ambiente econômico desfavorável e a pressão adicional causada pela pandemia deixaram claro que era necessário muito mais para criar um futuro sustentável e lucrativo.”
E continuou: ““Trabalharemos intensamente com os sindicatos, nossos funcionários e outros parceiros para desenvolver medidas que ajudem a enfrentar o difícil impacto desse anúncio. Quero enfatizar que estamos comprometidos com a região para o longo prazo e continuaremos a oferecer aos nossos clientes ampla assistência e cobertura de vendas, serviços e garantia. Isso se tornará evidente ao trazermos para o mercado uma linha empolgante e robusta de suves, picapes e veículos comerciais conectados e eletrificados, de dentro e fora da região.”
Watters acrescentou que, além da confirmação da produção da nova geração da Ranger, da chegada do Bronco, do Mustang Mach 1 e do Transit, a Ford também planeja anunciar outros modelos totalmente novos, incluindo um veículo híbrido plug-in. “Isso se alia à expansão de serviços conectados e de novas tecnologias autônomas e de eletrificação nos mercados da América do Sul.”
A produção será encerrada imediatamente em Camaçari e Taubaté, mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda. A fábrica da Troller em Horizonte continuará operando até o quarto trimestre de 2021. Como resultado, a Ford encerrará as vendas do EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques. As operações de manufatura na Argentina e no Uruguai e as organizações de vendas em outros mercados da América do Sul não serão impactadas, diz a nota, que acrescenta que a Ford continuará facilitando alternativas possíveis e razoáveis para partes interessadas adquirirem as instalações produtivas disponíveis.
Termina a nota informando que em decorrência desse anúncio, a Ford prevê um impacto de aproximadamente US$ 4,1 bilhões em despesas não recorrentes, incluindo cerca de US$ 2,5 bilhões em 2020 e US$ 1,6 bilhão em 2021. Aproximadamente US$ 1,6 bilhão será relacionado ao impacto contábil atribuído à baixa de créditos fiscais, depreciação acelerada e amortização de ativos fixos. Os valores remanescentes de aproximadamente US$ 2,5 bilhões impactarão diretamente o caixa e estão, em sua maioria, relacionados a compensações, rescisões, acordos e outros pagamentos.
AE