A Porsche acabou de divulgar que está equipando seu configurador com uma nova função consultiva baseada na inteligência artificial. Graças ao chamado “mecanismo de recomendação”, os usuários recebem sugestões para opções individualizadas de veículos durante o processo de configuração. A IA determina as opções adequadas a partir de bilhões de combinações possíveis em uma fração de segundos. Cada recomendação é única e adaptada ao respectivo cliente. É o suporte inteligente em tempo real.
O “mecanismo de recomendação” é baseado em vários milhões de pontos de dados do configurador de veículos. Para implementá-lo, mais de 270 modelos de aprendizado automático foram treinados para mercados específicos e derivados – as chamadas redes neurais. Essas redes usam algoritmos para encontrar padrões específicos nos dados, possibilitando prever opções para oferecer o maior benefício possível para cada cliente, individualmente, com base em suas próprias escolhas. Como resultado, as recomendações são mais de 90% precisas — o que significa que há uma probabilidade média de 90% de que um recurso sugerido corresponda ao interesse do cliente. E como o “mecanismo de recomendação” é auto-otimizável com base em novos dados, essa taxa realmente melhora com o tempo.
“Ao usar inteligência artificial no configurador de veículos da Porsche, estamos tornando o processo de configuração mais fácil para nossos clientes”, diz Axel Berger, Gerente de Projetos no departamento de Análise Avançada e Dados Inteligentes da Porsche. “Estamos usando essa tecnologia para criar uma experiência online verdadeiramente personalizada, na qual exibimos opções de equipamentos relevantes — dois usuários não recebem as mesmas recomendações”. A Porsche teve um cuidado especial para garantir a proteção de dados e o anonimato, de forma que a privacidade dos usuários permaneça sempre protegida.
Atualmente, clientes em seis países podem usufruir desta oferta: Alemanha, China, EUA, Grã-Bretanha, Suíça e Taiwan; em breve disponibilizaremos para outros países. Eles podem acessar a consulta virtual por meio do “mecanismo de recomendação” clicando no ícone de uma lâmpada na parte inferior da página. Como parte da estratégia de digitalização, a Porsche está usando IA de uma maneira claramente voltada para o benefício do cliente, buscando inspirar os clientes, estendendo seu produto exclusivo e experiência de marca para a esfera on-line.
AE