O Kia K8, que substitui o Cadenza (K7 na Coreia do Sul lançado em 2010) passou por um processo de rejuvenescimento, conforme a fabricante anuncia. A empresa disponibiliza quatro opções de motorização, conforme o mercado para o qual o K8 será exportado. O motor V-6 de 3,5 litros na versão GDI (injeção direta de gasolina) produz 300 cv; na versão LPI (injeção de propano líquido) gera 240 cv. O motor de 4 cilindros e 2,5 litros GDI produz 198 cv. O menor motor da gama é o 1,6 litro T-GDI, com turbocompressor e 4 cilindros, que deverá ser apresentado nos próximos meses.
O câmbio automático é de 8 marchas, para as versões com motores 3,5 e 2,5 litros. A opção de tração integral está disponível apenas na versão com motor 3,5 GDI. Nos demais modelos a tração é dianteira.
Para diminuir ruídos vindos do exterior a fábrica realizou um refinado trabalho na área de ruído, vibração e aspereza (a conhecida sigla NVH em inglês) com amplo emprego de materiais fonoabsorventes e novas tecnologias nos elementos de vedação.
O banco do motorista tem sete bolsas de ar para ajustar a melhor posição de dirigir. Além disso tem ajustes automáticos das bolsas quando a função de “direção esportiva” é acionada ou quando o veículo ultrapassa 130 km/h. O ar-condicionado é ajustável em três regiões de temperatura. As duas telas curvas de 12 polegadas cada uma são para o painel de instrumentos e para a área de infotenimento. O equipamento de áudio com software para distribuição em 3D é da inglesa Meridian Audio, com 14 alto-falantes.
O sistema avançado de assistência ao motorista (Adas, a sigla em inglês) evita colisões frontais contra outros veículos, ciclistas e pedestres, primeiro emitindo um alerta e, se o acidente for iminente, freia automaticamente o K8. Para riscos de colisões laterais o sistema atua na direção do veículo.
O estilo do carro incorpora a nova filosofia apresentada no Kia EV6, já apresentado no AE, com traços suaves e linhas marcadas, num contraste agradável.
AB