Um furgão de passageiros Sprinter Mercedes-Benz está sendo adaptado para a função de base móvel, denominada “droneport”, ou droneporto, para as operações da Speedbird Aero, nova empresa (startup) pioneira em desenvolver e operar sistemas aéreos não tripulados para realizar o transporte e entrega de produtos.
Um Furgão Street 314 Teto Alto está recebendo a infraestrutura completa para funcionar como centro operacional, desde o controle dos voos e as respectivas entregas.
Para Jefferson Ferrarez, presidente e executivo-chefe da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, “a inovação é um dos valores da marca Mercedes-Benz, e a parceria com a Speedbird Aero só destaca este nosso posicionamento de estar sempre à frente das futuras necessidades dos nossos clientes, proporcionando mais uma modalidade de entrega de forma totalmente tecnológica”, destaca. A parceria, com duração de três anos, permitirá a integração do modal aéreo não tripulado com o terrestre.
A Mercedes-Benz Vans oferece todo o suporte, começando pela consultoria técnica na transformação do furgão em droneporto e inclui o empréstimo de um Sprinter Passageiro para a logística dos colaboradores da startup. Em breve serão iniciados os testes de entregas com laboratórios e empresas de entrega de alimentos.
“Vimos projetos semelhantes de sucesso no exterior com a marca Mercedes-Benz e não tivemos dúvidas em tê-la como parceira de negócio no Brasil. O Sprinter é o veículo que se destaca em sua categoria e tem todas as características que necessitamos para a conexão entre os dois modais, o terrestre e o aéreo. Hoje, temos drones com capacidade para até 8 quilogramas de carga útil e autonomia que vai de 2,5 quilômetros a até mais de 100 quilômetros”, ressalta Manoel Coelho, da Speedbird Aero.
A empresa foi fundada por dois brasileiros, Manoel Coelho e Samuel Salomão, que trabalhavam em uma empresa de telemedicina no Arizona, Estados Unidos. Apesar da facilidade das consultas por meio digital, a compra dos remédios implicava na ida dos pacientes até uma farmácia.
A Speedbird Aero, com sede em Franca, no interior de São Paulo, é reconhecida como a primeira empresa do país a possuir o drone de carga com rotas aprovadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A operação do voo é pelo sistema 4G, com vídeo e parâmetros transmitidos em tempo real.
AB