A Rolls-Royce, em plena pandemia e crise na aviação, anunciou o inicio da construção do protótipo do seu motor Rolls-Royce Ultrafan, uma nova família de motores a reação de avançada geração, com ambiciosas metas de redução de consumo de combustível, nível de ruído e emissão de ruídos.
O protótipo que está sendo construído é o maior motor a reação já feito, com 3,55 m de diâmetro (superando o GE9x em alguns centímetros) e a ideia da empresa é desenvolver uma família de motores apta a equipar aeronaves de fuselagem estreita e larga, uma vez que a intenção é oferecer uma família de motores que vá das 25 mil lbf até 100 mil lbf.
Uma das características dos motores Ultrafan da Rolls-Royce será a altíssima razão de derivação (parte do ar que passa fora do núcleo do motor em relação ao que efetivamente entra nele), fan acionado com caixa de engrenagens redutoras (visando melhorar e otimizar a velocidade do fan e dos compressores/turbinas), três eixos carretéis de trabalho, fan dotado de ligas de material compósito e titânio além de uma alta pressão de trabalho, superior ao dos motores atuais.
Algumas fontes falam que as pás dos fans poderão ter controle de passo, mas ainda nenhuma fonte oficial confiável confirmou tal informação.
Os testes dos motores serão feitos exclusivamente com combustíveis renováveis e a empresa espera estar com o motor no mercado após 2027, enquanto a fabricante britânica espera que as turbinas a gás continuem a base dos motores aeronáuticos ainda por longos anos.
DA