Os novos Toyota GR86 e Subaru BRZ (foto de abertura) foram desenvolvidos em conjunto. Embora compartilhem a mesma arquitetura, as duas marcas adicionaram a seus respectivos modelos a personalidade própria de cada uma delas.
Em setembro de 2019, a Toyota e a Subaru firmaram uma aliança de negócios e de capital, com a qual as duas fabricantes se comprometeram a se engajar conjuntamente na fabricação de carros “cada vez melhores”, segundo o comunicado oficial.
A TGR – Toyota Gazoo Racing estreia mundialmente o novo GR86. Após os GR Supra e GR Yaris, o GR86 é o terceiro modelo global de carros esportivos da marca. O novo G 86, que continua um cupê 2+2, está programado para ser lançado no Japão no terceiro trimestre deste ano, outono no hemisfério norte.
A marca desenvolveu o modelo 86 original com o objetivo de trazer de volta seus carros esportivos, desde o raríssimo 2000GT original, do final dos anos 1960, que teve apenas 351 unidades produzidas.
O GT86 foi lançado em 2012. Concebido como um veículo com motor dianteiro e tração traseira, desde então tem sido utilizado numa variedade de eventos esportivos, incluindo ralis, campeonatos monomarca e outras modalidades do automobilismo. Até o momento mais de 200 mil unidades do GT86 foram vendidas no mundo.
O GR86 distingue-se logo pela dianteira, com a grade Matrix, característica da Gazoo Racing. O motor 2,4-litros (94 x 86 mm, 2,387 cm³; antes 86 x 86 mm, 1.998 cm³ ) de 4 cilindros horizontais e opostos, mesma configuração do GT86 anterior, deixa o centro de gravidade o mais baixo possível; a tração é traseira. A potência é de 235 cv a 7.000 rpm, com corte a 7.400 rpm, e o torque, 25,5 m·kgf a 3.700 rpm. A injeção é direta e no duto. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,3 segundos, segundo a fábrica (antes 7,6 segundos).
A velocidade máxima do anterior GT86, de 200 cv, era 226 km/h A do GR86 não foi informada, mas com o aumento de potência deve ter subido para 238 km/h, segundo cálculo do AE.
Para reduzir peso, teto e para-lamas dianteiros são de alumínio. A fábrica anuncia que a rigidez torcional do veículo foi aumentada em aproximadamente 50% em relação ao modelo anterior.
No interior, o painel tem uma tela de 7 polegadas que mostra, na sequência de abertura, animação inspirada nos movimentos dos pistões do motor boxer. A versão automática do GR86 (há versão manual também, ambas de 6 marchas) usa tecnologia de assistência ao motorista Subaru EyeSight. Este sistema de segurança fornece suporte durante a condução diária, incluindo tecnologias de segurança que ajudam a evitar uma colisão, ou a reduzir seu impacto.
O Toyota GT86 foi alvo de teste no AE em julho de 2014 e recebeu os maiores elogios de Bob Sharp, Arnaldo Keller, Paulo Keller e Marco Antônio Oliveira, o MAO. Vale a pena ler ou reler.
AB